Detetives de Embalagens

Desenvolvida por: Naiara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Alimentação Saudável e Análise de Embalagens

Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental assumem o papel de detetives de nutrientes, com a missão de investigar e analisar diferentes embalagens de alimentos. O principal objetivo é identificar informações nutricionais relacionadas a carboidratos, proteínas e vitaminas nas embalagens, compreendendo a importância desses nutrientes para a saúde. Os alunos serão organizados em grupos e receberão diversas embalagens, além de uma lupa para auxiliar na investigação dos rótulos. Por meio dessa análise, eles trabalharão para identificar os nutrientes presentes e entender as informações nutricionais de cada produto. A atividade culminará na criação de um painel expositivo onde as embalagens serão categorizadas por tipo de nutriente predominante. Este painel ajudará a promover entre os alunos a conscientização sobre as escolhas alimentares saudáveis e o papel fundamental das embalagens na transmissão de informações aos consumidores. O projeto estimula a curiosidade científica, o trabalho em equipe e habilidades de análise crítica relacionadas à alimentação e saúde.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem fomentar nos alunos a habilidade de ler e interpretar informações nutricionais presentes nas embalagens de alimentos, desenvolver um entendimento sobre a importância dos carboidratos, proteínas e vitaminas para a saúde, além de incentivar a consciência sobre alimentação saudável. Outro aspecto importante é promover o desenvolvimento de habilidades de investigação e análise crítica, essenciais para a vida cotidiana. O projeto também visa estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a discussão sobre o papel da informação nutricional na promoção de escolhas alimentares informadas.

  • Interpretar informações nutricionais em embalagens de alimentos.
  • Identificar e classificar nutrientes como carboidratos, proteínas e vitaminas.
  • Compreender a importância dos nutrientes para a saúde.
  • Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica.
  • Promover consciência sobre escolhas alimentares saudáveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI01: Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade é estruturado para abordar o tema da alimentação saudável, enfatizando a leitura e interpretação de rótulos nutricionais. Será introduzida a importância de nutrientes específicos, como carboidratos, proteínas e vitaminas, e sua função no organismo. Também será discutido o papel das embalagens de alimentos na comunicação dessas informações ao consumidor. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada para engajar os alunos na construção de conhecimentos de forma colaborativa e prática.

  • Leitura e interpretação de embalagens alimentares
  • Funções dos carboidratos, proteínas e vitaminas
  • Importância de uma alimentação equilibrada
  • Análise crítica de informações nutricionais
  • Conscientização sobre o consumo alimentar

Metodologia

A metodologia aplicada, Aprendizagem Baseada em Projetos, permite que os alunos se envolvam ativamente na investigação de problemas reais e relevantes. Durante a atividade, eles trabalharão em grupos, explorando embalagens de alimentos para identificar e compreender os nutrientes presentes. A discussão em grupos pequenos e a construção coletiva do painel expositivo estimulam o pensamento crítico e a colaboração, elementos fundamentais desta abordagem pedagógica. O uso de lupas para examinar os rótulos adiciona um elemento prático, transformando a sala de aula em um laboratório de investigação científica.

  • Trabalho em grupo para análise de rótulos
  • Uso de lupas como ferramentas investigativas
  • Construção de painel expositivo
  • Discussões em grupo para promover o pensamento crítico
  • Apresentação dos resultados para toda a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução ao tema e à tarefa dos alunos. Após a divisão em grupos, eles receberão o material necessário e iniciarão a investigação das embalagens. A etapa de construção do painel será a última atividade prática, seguida de uma discussão final sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução, investigação das embalagens, construção do painel expositivo, discussão final.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa e na capacidade de colaboração dentro dos grupos. A qualidade da análise das informações nutricionais, a correta identificação dos nutrientes nas embalagens e a contribuição para a criação do painel expositivo serão os principais critérios. Além disso, será avaliada a capacidade de expressar oralmente as descobertas, durante a discussão final. Será incentivada a reflexão pessoal sobre as aprendizagens relacionadas à importância de uma alimentação saudável e ao papel crítico do consumidor ao interpretar rótulos alimentares.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais. Embalagens de alimentos variadas permitirão a análise. Lupas serão utilizadas para examinar detalhadamente os rótulos. Materiais para a criação do painel expositivo, como cartolina, canetas coloridas e cola, serão essenciais. Estes recursos facilitarão uma abordagem prática e interativa, tornando o aprendizado mais atraente e eficaz para os alunos.

  • Embalagens de alimentos variadas
  • Lupas
  • Cartolina para o painel expositivo
  • Canetas coloridas e cola
  • Material para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo