Nesta atividade pedagógica prática, destinada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, os estudantes terão a oportunidade de participar de uma roda de debate enriquecedora sobre os diferentes microrganismos - vírus, bactérias e protozoários -, suas formas de transmissão e doenças associadas. Através de uma abordagem dinâmica e interativa, essa atividade busca não somente promover a troca de informações e conhecimentos sobre o mundo microscópico, mas também conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças através de hábitos saudáveis de higiene e saúde. Com o auxílio de imagens, vídeos e materiais didáticos, os alunos serão levados a explorar esse universo, reconhecendo a relevância dos microrganismos em nossas vidas e aprendendo sobre as medidas preventivas que podem tomar para proteger a si mesmos e à comunidade ao seu redor.
O objetivo desta atividade é proporcionar um ambiente de aprendizagem que estimule a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo dos microrganismos, além de desenvolver a conscientização sobre a importância de práticas de prevenção para manter a saúde e o bem-estar. Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido na identificação de diferentes tipos de microrganismos, compreender suas formas de transmissão e as doenças a eles associadas, além de propor medidas preventivas eficazes.
O conteúdo programático abrange uma introdução aos microrganismos, detalhando características, meios de transmissão e o impacto que têm na saúde humana. Discutiremos também as principais doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários, enfatizando a importância de práticas preventivas e saudáveis de higiene para evitar tais doenças.
A atividade será desenvolvida por meio de metodologias ativas, começando com uma roda de debate para promover o compartilhamento de conhecimento e a reflexão crítica. Em seguida, utilizaremos uma abordagem 'mão-na-massa', permitindo que os alunos criem modelos de microrganismos com materiais recicláveis. A aprendizagem baseada em jogos será empregada por meio de quizzes interativos, incentivando a participação ativa e a consolidação do conhecimento.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a roda de debate e introdução teórica. Na segunda aula, daremos continuidade com a atividade prática 'mão-na-massa' e encerraremos com um quiz interativo para revisão do conteúdo.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades, observando sua capacidade de argumentação na roda de debates, criatividade e entendimento na atividade 'mão-na-massa' e desempenho nos quizzes interativos. Será dado feedback individual para incentivar a reflexão sobre os aprendizados e o desenvolvimento de habilidades de comunicação, pensamento crítico e cooperação.
Os recursos incluirão imagens, vídeos e materiais didáticos para suportar a introdução ao mundo microscópico, materiais recicláveis para a atividade 'mão-na-massa', acesso a computadores ou tablets para o quiz interativo, além de livros e artigos selecionados para aprofundamento do conhecimento.
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