Nesta atividade prática intitulada 'Cientistas Fotográficos!', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a compreender os princípios básicos da fotografia e as propriedades físicas da luz por meio da construção de uma câmera pinhole (câmara escura) utilizando materiais recicláveis. A atividade engloba a montagem desta câmera com caixas de sapato, papel alumínio, filme fotográfico ou papel sensível à luz e fita adesiva. Após a construção, os alunos participarão de uma expedição fotográfica pelo pátio da escola, aplicando os conhecimentos adquiridos para capturar imagens. As fotografias produzidas serão a base para uma exposição, culminando em uma roda de debate sobre o processo de construção, os desafios encontrados, e a reflexão sobre a importância da fotografia como registro científico e histórico. Essa experiência prática visa fomentar a curiosidade científica dos alunos, promover o trabalho em equipe e desenvolver habilidades manuais e criativas.
Esta atividade tem como objetivo promover o entendimento dos alunos sobre a natureza da luz e dos princípios que fundamentam a fotografia. Visando desenvolver habilidades manuais e criativas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe, os alunos serão incentivados a explorar conceitos científicos através de uma metodologia ativa de aprendizado. Através da construção e uso da câmera pinhole, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender como a luz pode ser capturada e fixada em um meio físico, dando origem à imagem fotográfica. Essa experiência prática visa, ainda, fomentar a apreciação pela fotografia como uma ferramenta tanto artisticamente expressiva quanto cientificamente significativa, capaz de registrar momentos históricos e fenômenos naturais.
A atividade está estruturada de forma a explorar o conteúdo programático relativo às propriedades da luz e aos fundamentos da fotografia, apresentando conceitos como a formação de imagens por meio da câmara escura, e a importância da fotografia para o registro científico e histórico. Será uma oportunidade para os alunos vivenciarem na prática os processos de investigação científica e de criação artística, entendendo como diferentes áreas do conhecimento podem se conectar e se complementar.
A metodologia adotada é a Atividade Mão-na-massa, combinada com Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos teóricos por meio de uma explicação breve e dinâmica. Em seguida, passarão para a parte prática, onde construirão suas câmeras pinhole em pequenos grupos, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Após a captura das imagens, realizarão uma exposição e uma roda de debate, facilitando a reflexão sobre o processo e a importância do conteúdo estudado.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão abordados os conceitos teóricos e iniciada a construção das câmeras pinhole. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas câmeras, realizarão a expedição fotográfica e prepararão as fotos para exposição e debate.
A avaliação será contínua e formativa, levando em consideração a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. Será avaliada a capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos na construção da câmera pinhole e na captura das imagens, bem como a participação na roda de debate. Espera-se que os alunos demonstrem compreensão dos conceitos de luz e fotografia, habilidade no trabalho em equipe e capacidade de reflexão crítica sobre o processo e os resultados obtidos. Exemplos de bom raciocínio na resolução de problemas encontrados na construção das câmeras ou na captura de imagens serão especialmente valorizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis e de fácil acesso, como caixas de sapato, papel alumínio, filme fotográfico ou papel sensível à luz e fita adesiva. Também será importante dispor de um espaço adequado para a exposição das fotografias e a realização da roda de debate. Os materiais e o ambiente de trabalho devem encorajar a criatividade e a experimentação, reforçando o caráter prático e exploratório da atividade.
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