Cientistas Fotográficos!

Desenvolvida por: Monica… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Luz e Fotografia

Nesta atividade prática intitulada 'Cientistas Fotográficos!', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a compreender os princípios básicos da fotografia e as propriedades físicas da luz por meio da construção de uma câmera pinhole (câmara escura) utilizando materiais recicláveis. A atividade engloba a montagem desta câmera com caixas de sapato, papel alumínio, filme fotográfico ou papel sensível à luz e fita adesiva. Após a construção, os alunos participarão de uma expedição fotográfica pelo pátio da escola, aplicando os conhecimentos adquiridos para capturar imagens. As fotografias produzidas serão a base para uma exposição, culminando em uma roda de debate sobre o processo de construção, os desafios encontrados, e a reflexão sobre a importância da fotografia como registro científico e histórico. Essa experiência prática visa fomentar a curiosidade científica dos alunos, promover o trabalho em equipe e desenvolver habilidades manuais e criativas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover o entendimento dos alunos sobre a natureza da luz e dos princípios que fundamentam a fotografia. Visando desenvolver habilidades manuais e criativas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe, os alunos serão incentivados a explorar conceitos científicos através de uma metodologia ativa de aprendizado. Através da construção e uso da câmera pinhole, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender como a luz pode ser capturada e fixada em um meio físico, dando origem à imagem fotográfica. Essa experiência prática visa, ainda, fomentar a apreciação pela fotografia como uma ferramenta tanto artisticamente expressiva quanto cientificamente significativa, capaz de registrar momentos históricos e fenômenos naturais.

  • Compreender os princípios básicos da fotografia e as propriedades da luz.
  • Desenvolver habilidades manuais e criativas na construção de uma câmera pinhole com materiais recicláveis.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas em conjunto.
  • Promover a curiosidade científica e o interesse pela investigação e pelo registro científico e histórico.
  • Desenvolver a capacidade de realizar uma discussão crítica sobre o processo científico e arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF05CI13
  • description": Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos.

Conteúdo Programático

A atividade está estruturada de forma a explorar o conteúdo programático relativo às propriedades da luz e aos fundamentos da fotografia, apresentando conceitos como a formação de imagens por meio da câmara escura, e a importância da fotografia para o registro científico e histórico. Será uma oportunidade para os alunos vivenciarem na prática os processos de investigação científica e de criação artística, entendendo como diferentes áreas do conhecimento podem se conectar e se complementar.

  • Propriedades da luz
  • Princípios da fotografia
  • Construção de câmera pinhole
  • Registro de imagens
  • Debate sobre ciência e arte na fotografia

Metodologia

A metodologia adotada é a Atividade Mão-na-massa, combinada com Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos teóricos por meio de uma explicação breve e dinâmica. Em seguida, passarão para a parte prática, onde construirão suas câmeras pinhole em pequenos grupos, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Após a captura das imagens, realizarão uma exposição e uma roda de debate, facilitando a reflexão sobre o processo e a importância do conteúdo estudado.

  • Introdução teórica rápida aos conceitos de luz e fotografia
  • Construção de câmera pinhole em pequenos grupos
  • Expedição fotográfica pelo pátio da escola
  • Exposição das fotografias e roda de debate sobre o processo e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão abordados os conceitos teóricos e iniciada a construção das câmeras pinhole. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas câmeras, realizarão a expedição fotográfica e prepararão as fotos para exposição e debate.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da construção das câmeras pinhole.
  • Aula 2: Finalização da construção, expedição fotográfica, preparação e exposição das fotos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, levando em consideração a participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todo o processo de aprendizagem. Será avaliada a capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos na construção da câmera pinhole e na captura das imagens, bem como a participação na roda de debate. Espera-se que os alunos demonstrem compreensão dos conceitos de luz e fotografia, habilidade no trabalho em equipe e capacidade de reflexão crítica sobre o processo e os resultados obtidos. Exemplos de bom raciocínio na resolução de problemas encontrados na construção das câmeras ou na captura de imagens serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis e de fácil acesso, como caixas de sapato, papel alumínio, filme fotográfico ou papel sensível à luz e fita adesiva. Também será importante dispor de um espaço adequado para a exposição das fotografias e a realização da roda de debate. Os materiais e o ambiente de trabalho devem encorajar a criatividade e a experimentação, reforçando o caráter prático e exploratório da atividade.

  • Caixas de sapato
  • Papel alumínio
  • Filme fotográfico ou papel sensível à luz
  • Fita adesiva
  • Espaço para exposição das imagens

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo