Detetives da Nutrição: Em busca dos nutrientes perdidos

Desenvolvida por: Alexsa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sistemas do Corpo Humano e Nutrição

A atividade 'Detetives da Nutrição: Em busca dos nutrientes perdidos' é desenhada para engajar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na exploração dos sistemas digestório e respiratório através de uma investigação prática sobre os alimentos e seus benefícios nutricionais. Utilizando kits de alimentos fictícios ou reais, os estudantes, divididos em grupos, analisarão as informações nutricionais fornecidas para identificar como diferentes alimentos podem beneficiar ou afetar o sistema digestório e respiratório. Esta atividade promove não só o aprendizado sobre a nutrição e a função dos sistemas do corpo humano mas também incentiva o trabalho em equipe, habilidades de apresentação e pensamento crítico. Após a investigação, cada grupo será responsável por apresentar suas descobertas, argumentando a favor de sua escolha de alimentos com base em suas funções nutricionais e seus efeitos nos sistemas digestório e respiratório. Este exercício prático visa aprofundar o entendimento da corresponsabilidade destes sistemas no processo de nutrição, de maneira interativa e investigativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são engajar os alunos na compreensão prática e teórica dos sistemas digestório e respiratório e seu papel crucial na nutrição do organismo. Visamos promover a habilidade de análise crítica ao investigar as informações nutricionais dos alimentos e aplicar esse conhecimento para determinar seus benefícios ou malefícios para esses sistemas. Esta atividade também procura desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, habilidades de comunicação e apresentação, enquanto os alunos assumem a responsabilidade de argumentar e justificar suas escolhas alimentares com base no entendimento científico.

  • Explorar e compreender as funções do sistema digestório e respiratório na nutrição do organismo.
  • Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica através da avaliação das informações nutricionais dos alimentos.
  • Estimular o trabalho em equipe e as habilidades de comunicação ao apresentar as descobertas.
  • Fundamentar as escolhas alimentares com base no entendimento das necessidades nutricionais do corpo humano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
  • EF05CI07: Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

Conteúdo Programático

Neste plano, os alunos se debruçarão sobre o sistema digestório e respiratório, entendendo como cada um contribui para a nutrição e saúde geral do organismo. Através da análise de informações nutricionais de variedades de alimentos, os estudantes aplicarão o conhecimento teórico em uma atividade prática e investigativa, relacionando o conteúdo aprendido com escolhas alimentares e seus impactos nos sistemas estudados.

  • Funções e importância do sistema digestório e respiratório
  • Análise de informações nutricionais de alimentos
  • Relação entre nutrição adequada e saúde dos sistemas digestório e respiratório
  • Prática investigativa em grupo sobre o impacto dos alimentos nos sistemas corporais

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será adotada nesta atividade, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem interativa. Divididos em grupos, os alunos receberão kits de alimentos para investigar, com o desafio de identificar quais são mais benéficos para os sistemas digestório e respiratório. Essa abordagem prática permite a aplicação de conhecimentos teóricos em contexto realista, fomentando o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, análise de dados, trabalho em equipe e argumentação científica.

  • Divisão da turma em grupos de trabalho
  • Distribuição dos kits de alimentos com informações nutricionais
  • Investigação grupal dos benefícios dos alimentos para os sistemas digestório e respiratório
  • Preparação e apresentação das descobertas por cada grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos fundamentais sobre os sistemas digestório e respiratório e a importância da nutrição saudável serão revisados, seguidos pela distribuição dos kits de alimentos e início das investigações em grupo. A segunda aula será dedicada à finalização das investigações, preparação e realização das apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Revisão conceitual e início da investigação
  • Aula 2: Finalização da investigação e apresentações dos grupos

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, a profundidade da investigação realizada, a qualidade da argumentação apresentada para justificar as escolhas alimentares e a clareza e criatividade das apresentações dos grupos. Será levado em consideração também o trabalho em equipe, a capacidade de integrar o conhecimento teórico com a prática investigativa e a habilidade de comunicação das descobertas. Exemplos de critérios podem incluir precisão no uso das informações nutricionais, entendimento claro dos sistemas digestório e respiratório, e eficácia na comunicação das conclusões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem kits de alimentos com informações nutricionais (fictícios ou reais), acesso a materiais de referência sobre os sistemas digestório e respiratório e nutrição, quadro branco ou cartolina para apresentações, marcadores e demais materiais de escrita. Além disso, o uso de tecnologias digitais, como apresentações em slides, pode enriquecer as apresentações finais dos grupos.

  • Kits de alimentos com informações nutricionais (reais ou fictícios)
  • Materiais de referência sobre nutrição e sistemas do corpo humano
  • Quadro branco ou cartolinas e marcadores
  • Tecnologias digitais para suporte às apresentações (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo