Detetives da Temperatura

Desenvolvida por: Michae… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Clima e Aquecimento Global

Nesta atividade prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives climáticos. Utilizando termômetros digitais e aplicativos de previsão do tempo, eles investigarão como o aquecimento global influencia as temperaturas locais. Em grupos, os estudantes farão comparações entre os dados de temperatura atuais e históricos acessíveis online. A partir desses dados, eles desenvolverão gráficos simples utilizando ferramentas digitais. Como culminância da atividade, ocorrerá uma discussão em classe sobre as descobertas, relacionando-as com as causas e efeitos do aquecimento global tanto em escala global quanto local. Este projeto visa desenvolver um entendimento crítico sobre as mudanças climáticas, bem como habilidades em pesquisa e análise de dados.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade objetiva promover a conscientização dos alunos sobre os impactos do aquecimento global e as mudanças climáticas, possibilitando-os compreender de forma prática como essas mudanças afetam o ambiente local e global. Além disso, busca desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa ao coletar e comparar dados de temperaturas atuais e históricas. Através da criação de gráficos e da discussão em grupo, os alunos serão capazes de visualizar tendências climáticas e desenvolver um raciocínio crítico sobre a importância de ações sustentáveis para o meio ambiente.

  • Compreender a influência do aquecimento global nas temperaturas locais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Utilizar ferramentas digitais para a criação de gráficos.
  • Estimular o pensamento crítico sobre causas e efeitos das mudanças climáticas.
  • Promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
  • EF05CI02: Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
  • EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Conteúdo Programático

Nessa jornada de aprendizado, os alunos investigarão os efeitos do aquecimento global na temperatura local, aplicando conceitos de ciências naturais e matemática. Eles aprenderão a coletar dados meteorológicos, comparar com registros históricos e interpretar padrões usando ferramentas digitais. Além disso, discutirão o ciclo da água, responsabilidade ambiental e sustentabilidade, tornando-os conscientes de sua relação com o meio ambiente e a importância de práticas sustentáveis.

  • Efeitos do aquecimento global nas temperaturas locais
  • Coleta e análise de dados meteorológicos
  • Criação e interpretação de gráficos simples
  • Ciclo da água
  • Discussão sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Metodologia

Aplicando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', essa atividade inclui trabalho em grupo para investigação e análise de dados. Os alunos serão motivados a explorar ativamente conceitos através da pesquisa, colaboração e uso de tecnologia. A metodologia promove uma aprendizagem participativa, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu processo de aprendizado, através da experimentação prática, discussão em grupo e reflexão crítica.

  • Trabalho em grupo para coleta e análise de dados
  • Uso de tecnologia para pesquisa e desenvolvimento de gráficos
  • Discussões em grupo para interpretação de dados
  • Reflexão crítica sobre as implicações das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será dividida em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema e formação dos grupos. Na segunda, os alunos realizarão a coleta de dados e começarão suas análises. A terceira aula será dedicada à criação dos gráficos, discussão das descobertas e reflexão sobre as ações sustentáveis.

  • Aula 1: Introdução ao aquecimento global e formação de grupos.
  • Aula 2: Coleta e análise preliminar dos dados.
  • Aula 3: Criação de gráficos, discussão das descobertas e reflexão.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na sua participação, colaboração em grupo, qualidade e profundidade da análise dos dados coletados, assim como na clareza e relevância das conclusões apresentadas nas discussões. A capacidade de criar e interpretar gráficos também será considerada. Feedback construtivo será fornecido para incentivar a reflexão sobre seu aprendizado e compreensão dos impactos do aquecimento global.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários termômetros digitais, computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa e uso de aplicativos de previsão do tempo e softwares de criação de gráficos. Material de apoio para a compreensão dos conceitos de mudança climática e aquecimento global também será providenciado.

  • Termômetros digitais
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Apps de previsão do tempo
  • Software para criação de gráficos
  • Material de apoio sobre mudança climática e sustentabilidade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo