Nesta atividade prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão detetives climáticos. Utilizando termômetros digitais e aplicativos de previsão do tempo, eles investigarão como o aquecimento global influencia as temperaturas locais. Em grupos, os estudantes farão comparações entre os dados de temperatura atuais e históricos acessíveis online. A partir desses dados, eles desenvolverão gráficos simples utilizando ferramentas digitais. Como culminância da atividade, ocorrerá uma discussão em classe sobre as descobertas, relacionando-as com as causas e efeitos do aquecimento global tanto em escala global quanto local. Este projeto visa desenvolver um entendimento crítico sobre as mudanças climáticas, bem como habilidades em pesquisa e análise de dados.
Esta atividade objetiva promover a conscientização dos alunos sobre os impactos do aquecimento global e as mudanças climáticas, possibilitando-os compreender de forma prática como essas mudanças afetam o ambiente local e global. Além disso, busca desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa ao coletar e comparar dados de temperaturas atuais e históricas. Através da criação de gráficos e da discussão em grupo, os alunos serão capazes de visualizar tendências climáticas e desenvolver um raciocínio crítico sobre a importância de ações sustentáveis para o meio ambiente.
Nessa jornada de aprendizado, os alunos investigarão os efeitos do aquecimento global na temperatura local, aplicando conceitos de ciências naturais e matemática. Eles aprenderão a coletar dados meteorológicos, comparar com registros históricos e interpretar padrões usando ferramentas digitais. Além disso, discutirão o ciclo da água, responsabilidade ambiental e sustentabilidade, tornando-os conscientes de sua relação com o meio ambiente e a importância de práticas sustentáveis.
Aplicando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', essa atividade inclui trabalho em grupo para investigação e análise de dados. Os alunos serão motivados a explorar ativamente conceitos através da pesquisa, colaboração e uso de tecnologia. A metodologia promove uma aprendizagem participativa, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu processo de aprendizado, através da experimentação prática, discussão em grupo e reflexão crítica.
Esta atividade será dividida em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema e formação dos grupos. Na segunda, os alunos realizarão a coleta de dados e começarão suas análises. A terceira aula será dedicada à criação dos gráficos, discussão das descobertas e reflexão sobre as ações sustentáveis.
Os alunos serão avaliados com base na sua participação, colaboração em grupo, qualidade e profundidade da análise dos dados coletados, assim como na clareza e relevância das conclusões apresentadas nas discussões. A capacidade de criar e interpretar gráficos também será considerada. Feedback construtivo será fornecido para incentivar a reflexão sobre seu aprendizado e compreensão dos impactos do aquecimento global.
Para a realização desta atividade, serão necessários termômetros digitais, computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa e uso de aplicativos de previsão do tempo e softwares de criação de gráficos. Material de apoio para a compreensão dos conceitos de mudança climática e aquecimento global também será providenciado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula