EcoDetetives: Investigando a Poluição dos Rios

Desenvolvida por: Sarah … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Consciência Ambiental e Sustentabilidade

Nesta atividade prática interdisciplinar, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão EcoDetetives, com a missão de investigar as principais causas da poluição em um rio fictício. Através da construção e exploração de uma grande maquete, feita com materiais recicláveis, representarão diversas fontes de poluição como fábricas, áreas de agricultura e regiões residenciais. Cada grupo de alunos, munido de lupas de detetive e fichas de investigação, terá o desafio de identificar e catalogar diferentes tipos de poluentes e suas possíveis origens. Após a fase de investigação, os estudantes participarão de rodas de debate, onde discutirão o impacto dessas fontes de poluição no ecossistema do rio e em nossa qualidade de vida. Utilizarão pesquisas e estudos de caso reais para fundamentar suas argumentações e, finalmente, propor soluções sustentáveis e inovadoras, que possam ser implementadas na comunidade para minimizar ou eliminar a poluição do rio fictício, incentivando assim uma postura ativa e consciente em relação à conservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é fomentar nos alunos a consciência sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, desenvolvendo habilidades de investigação, análise crítica e colaboração. Além disso, visa estimular o pensamento criativo na busca por soluções sustentáveis para problemas reais relacionados à poluição ambiental, promovendo a aplicação dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental em sua vida cotidiana.

  • Identificar as principais fontes de poluição de um rio e seus impactos no ecossistema e na saúde humana
  • Desenvolver habilidades de investigação e análise crítica sobre questões ambientais
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação eficaz durante as rodas de debate
  • Estimular a criatividade na proposição de soluções sustentáveis para a redução da poluição
  • Promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e o papel de cada indivíduo nesse processo

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF05CI05
  • description": Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Conteúdo Programático

A atividade aborda conceitos fundamentais sobre ecossistemas, poluição ambiental, sustentabilidade e reciclagem. Os alunos aprenderão, na prática, como as atividades humanas podem afetar negativamente os corpos hídricos, e como a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas para mitigar esses efeitos e promover a conservação ambiental.

  • Ecossistemas e biodiversidade
  • Tipos e fontes de poluição
  • Impactos da poluição nos seres vivos e no ambiente
  • Sustentabilidade e práticas sustentáveis
  • Reciclagem e gestão de resíduos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa, os alunos construirão maquetes utilizando materiais recicláveis. Em seguida, na Roda de Debate, compartilharão suas descobertas e discutirão possíveis soluções. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os alunos apliquem o conhecimento adquirido para solucionar um problema concreto, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo.

  • Construção de maquetes com materiais recicláveis
  • Investigação das fontes de poluição através da exploração das maquetes
  • Participação em rodas de debate para discussão dos achados
  • Pesquisa sobre soluções sustentáveis existentes
  • Proposição de projetos sustentáveis para a comunidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 4 horas, dividida em 4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão a introdução do projeto e iniciarão a construção das maquetes. Na segunda, concluirão as maquetes e começarão as investigações. A terceira aula será dedicada às rodas de debate. E, na quarta aula, os alunos finalizarão seus projetos de soluções sustentáveis, apresentando-os para a classe.

  • Aula 1: Introdução e início da construção das maquetes
  • Aula 2: Conclusão das maquetes e início das investigações
  • Aula 3: Rodas de debate
  • Aula 4: Elaboração e apresentação dos projetos de soluções sustentáveis

Avaliação

A avaliação será contínua e levará em consideração a participação ativa dos alunos, a qualidade e criatividade das investigações realizadas, a contribuição nas rodas de debate, e a viabilidade e originalidade dos projetos de soluções sustentáveis propostos. Será dada ênfase ao desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e conscientização ambiental.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais recicláveis (papelão, plásticos, metais, tecidos, etc.) para a construção das maquetes, lupas de detetive, fichas de investigação para anotações, acesso à internet para pesquisa, materiais para desenho e escrita, e espaço adequado para as rodas de debate e apresentações.

  • Materiais recicláveis para a construção das maquetes
  • Lupas de detetive
  • Fichas de investigação
  • Acesso à internet
  • Materiais de desenho e escrita
  • Espaço para debates e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo