Nesta atividade prática interdisciplinar, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão EcoDetetives, com a missão de investigar as principais causas da poluição em um rio fictício. Através da construção e exploração de uma grande maquete, feita com materiais recicláveis, representarão diversas fontes de poluição como fábricas, áreas de agricultura e regiões residenciais. Cada grupo de alunos, munido de lupas de detetive e fichas de investigação, terá o desafio de identificar e catalogar diferentes tipos de poluentes e suas possíveis origens. Após a fase de investigação, os estudantes participarão de rodas de debate, onde discutirão o impacto dessas fontes de poluição no ecossistema do rio e em nossa qualidade de vida. Utilizarão pesquisas e estudos de caso reais para fundamentar suas argumentações e, finalmente, propor soluções sustentáveis e inovadoras, que possam ser implementadas na comunidade para minimizar ou eliminar a poluição do rio fictício, incentivando assim uma postura ativa e consciente em relação à conservação ambiental.
O propósito desta atividade é fomentar nos alunos a consciência sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, desenvolvendo habilidades de investigação, análise crítica e colaboração. Além disso, visa estimular o pensamento criativo na busca por soluções sustentáveis para problemas reais relacionados à poluição ambiental, promovendo a aplicação dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental em sua vida cotidiana.
A atividade aborda conceitos fundamentais sobre ecossistemas, poluição ambiental, sustentabilidade e reciclagem. Os alunos aprenderão, na prática, como as atividades humanas podem afetar negativamente os corpos hídricos, e como a ciência e a tecnologia podem ser utilizadas para mitigar esses efeitos e promover a conservação ambiental.
Utilizando a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa, os alunos construirão maquetes utilizando materiais recicláveis. Em seguida, na Roda de Debate, compartilharão suas descobertas e discutirão possíveis soluções. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os alunos apliquem o conhecimento adquirido para solucionar um problema concreto, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo.
A atividade terá duração total de 4 horas, dividida em 4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão a introdução do projeto e iniciarão a construção das maquetes. Na segunda, concluirão as maquetes e começarão as investigações. A terceira aula será dedicada às rodas de debate. E, na quarta aula, os alunos finalizarão seus projetos de soluções sustentáveis, apresentando-os para a classe.
A avaliação será contínua e levará em consideração a participação ativa dos alunos, a qualidade e criatividade das investigações realizadas, a contribuição nas rodas de debate, e a viabilidade e originalidade dos projetos de soluções sustentáveis propostos. Será dada ênfase ao desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e conscientização ambiental.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais recicláveis (papelão, plásticos, metais, tecidos, etc.) para a construção das maquetes, lupas de detetive, fichas de investigação para anotações, acesso à internet para pesquisa, materiais para desenho e escrita, e espaço adequado para as rodas de debate e apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula