Expedição Científica Urbana

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Consciência Ambiental e Urbanismo

Nesta atividade chamada 'Expedição Científica Urbana', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental vão vivenciar uma aprendizagem significativa sobre os conceitos e práticas relacionadas à conservação ambiental em meio urbano. Após estudarem os 5 R's - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar - em sala de aula, os estudantes realizarão uma saída de campo pelas proximidades da escola para mapear e documentar áreas que carecem de cuidados ambientais, utilizando para isso câmeras ou celulares. Esta expediente visa a identificação de problemas ambientais reais e busca sensibilizar os alunos quanto à responsabilidade individual e coletiva na gestão de resíduos. Concluindo a atividade prática, organizar-se-á uma roda de debate para que os estudantes possam compartilhar suas descobertas, experiências e propor soluções para os problemas identificados, fortalecendo a integração do conhecimento adquirido em sala de aula com suas observações práticas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a conscientização ambiental entre os alunos, capacitando-os a reconhecer e entender a importância da gestão adequada de resíduos e conservação de áreas urbanas. Pretende-se instigar a responsabilidade ambiental, estimulando a observação ativa sobre como o descarte inadequado de lixo afeta o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Espera-se que os alunos apliquem os conceitos dos 5 R's na identificação de áreas que necessitam de cuidados, reconhecendo sua capacidade de contribuir para a solução de problemas ambientais. Este exercício de reflexão e ação visa desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e representação gráfica, além de promover uma compreensão mais profunda dos conceitos de sustentabilidade.

  • Desenvolver a conscientização a cerca da importância da gestão adequada dos resíduos
  • Aplicar os conceitos dos 5 R's na identificação e solução de problemas ambientais urbanos
  • Fortalecer habilidades de observação, pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico
  • Promover a integração entre conhecimentos teóricos e práticos

Conteúdo Programático

A atividade 'Expedição Científica Urbana' integra conhecimentos sobre gestão de resíduos, impactos ambientais e sustentabilidade em contextos urbanos, envolvendo os alunos em uma experiência de aprendizado ativo. Através da saída de campo, estudantes irão aplicar ao mundo real os princípios estudados, como os 5 R's. A observação e documentação de áreas que necessitam cuidados ambientais são fundamentais para a compreensão do papel de cada indivíduo na conservação ambiental. O debate subsequente auxilia na assimilação de conceitos e na construção colaborativa de conhecimento, incentivando a proposta de soluções inovadoras e sustentáveis.

  • Conceitos dos 5 R's
  • Impactos do lixo no meio ambiente
  • Práticas de sustentabilidade em contexto urbano
  • Metodologia da pesquisa e observação
  • Comunicação e expressão de ideias em formato de debate

Metodologia

A metodologia da 'Expedição Científica Urbana' envolve uma abordagem ativa de aprendizagem, combinando Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, os alunos explorarão os conceitos dos 5 R's e a importância da gestão ambiental urbana em aulas expositivas interativas. A saída de campo fornecerá a chance de observar, documentar e analisar o ambiente urbano, promovendo a aplicação prática dos conceitos estudados. A fase de debate possibilita a troca de ideias e construção colaborativa de soluções, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades sociais e criticidade.

  • Saída de Campo para observação e documentação
  • Aplicação prática dos 5 R's durante a expedição
  • Roda de Debate para compartilhamento de experiências
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para desenvolvimento de propostas
  • Sala de Aula Invertida para revisão e aprofundamento dos temas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 13 horas, distribuídas em 15.6 aulas de 50 minutos. Inicia-se com aulas teóricas revisando os 5 R's, seguidas pela planejamento da saída de campo. A expedição acontece em seguida, com os estudantes documentando as áreas. Após a saída, os alunos irão preparar e realizar a roda de debate, seguido por atividades de revisão e aprofundamento dos conceitos. A apresentação de soluções propostas pelos alunos marca a conclusão do projeto.

  • Aula 1-2: Introdução aos 5 R's
  • Aula 3: Preparação para a saída de campo
  • Aula 4-6: Saída de campo
  • Aula 7-8: Organização das observações
  • Aula 9: Roda de debate
  • Aula 10-15: Desenvolvimento e apresentação de soluções
  • Aula 16: Revisão e aprofundamento
  • Aula 15.6: Encerramento e feedback

Avaliação

A avaliação da atividade 'Expedição Científica Urbana' será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas, desde as aulas teóricas, saída de campo, até a roda de debates. Será avaliada a capacidade de observação e documentação durante a saída de campo, bem como a contribuição individual e em grupo para o debate e proposição de soluções. Trabalhos escritos e apresentações dos projetos propostos pelos alunos também farão parte dos critérios de avaliação. Serão considerados a originalidade, fundamentação teórica, viabilidade e impacto ambiental das soluções. Esta avaliação cumulativa objetiva fornecer um panorama completo do entendimento e engajamento dos alunos com os conceitos e práticas abordados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Expedição Científica Urbana', serão utilizados recursos variados que estimulam o engajamento e a participação ativa dos alunos. Materiais para pesquisa em sala, equipamentos para a saída de campo e recursos digitais para documentação e apresentação das propostas são essenciais para um aprendizado integrado e dinâmico. A adequação e a variedade dos recursos utilizados são cruciais para atender às necessidades de aprendizado e garantir uma experiência educativa rica e significativa.

  • Câmeras ou celulares para documentação
  • Materiais sobre gestão de resíduos e sustentabilidade
  • Cartazes e materiais para a roda de debate
  • Acesso à internet para pesquisa e elaboração de projetos
  • Espaço apropriado para a realização da saída de campo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo