Expedição Estelar no Quintal

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia e Tecnologia

A atividade 'Expedição Estelar no Quintal' é desenhada para permitir aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma experiência única de aprendizado sobre Astronomia, utilizando a metodologia ativa de atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Durante esta aventura noturna ao ar livre, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e munidos de guias de constelações e aplicativos digitais para explorar o céu noturno. Essa jornada pelos astros não só propicia a compreensão das constelações e seu movimento celeste, mas também enfatiza a importância do cuidado com o meio ambiente e promove habilidades de orientação espacial e uso consciente da tecnologia. Ao final da atividade, cada grupo contribuirá com descobertas para um mural coletivo das constelações identificadas, reforçando o aprendizado colaborativo e a apreciação pela vastidão do cosmos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo fundamental estimular nos alunos a curiosidade sobre o universo e as constelações, promovendo o uso integrado de tecnologias digitais e o trabalho em equipe. Além disso, esperamos desenvolver habilidades de orientação espacial, compreensão dos movimentos celestes e respeito pelo meio ambiente. Os alunos também aprenderão a reconhecer algumas constelações e entenderão o movimento aparente das estrelas e da Lua, relacionando-os ao movimento de rotação da Terra e às fases da Lua, respectivamente.

  • Identificar as principais constelações visíveis no céu noturno da época.
  • Utilizar aplicativos digitais e mapas celestes para ajudar na localização e identificação das constelações.
  • Compreender os conceitos básicos de movimento das estrelas e constelações, associados ao movimento de rotação da Terra.
  • Observar e registrar as diferenças na visibilidade das constelações ao longo do ano.
  • Desenvolver um mural coletivo como forma de socializar o conhecimento adquirido durante a atividade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI10: Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
  • EF05CI11: Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
  • EF05CI12: Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba o estudo de constelações, movimentos celestes e fases da Lua, fornecendo aos alunos ferramentas para a observação do céu noturno de forma crítica e informada. Vamos explorar como a tecnologia pode ser uma aliada na aprendizagem sobre os astros, valorizando também o aspecto colaborativo no desenvolvimento do mural das constelações, que solidifica os conhecimentos adquiridos.

  • Constelações visíveis na época
  • Uso de aplicativos digitais e mapas celestes para identificação de constelações
  • Movimento de rotação da Terra e seu impacto na observação do céu noturno
  • Observação das fases da Lua
  • Construção coletiva de murais sobre as constelações

Metodologia

A metodologia aplicada é a 'Atividade Mão-na-massa' combinada à 'Aprendizagem Baseada em Projetos', estimulando os alunos a explorar diretamente o meio a sua volta por meio de observações e atividades praticas em grupos. Em um ambiente de aprendizado ativo, os alunos utilizarão tecnologias e métodos de observação do céu para, posteriormente, compartilharem suas descobertas e elaborarem um projeto final em equipe.

  • Divisão da classe em pequenos grupos para a observação do céu noturno
  • Uso os aplicativos digitais e mapas celestes como ferramentas de apoio para identificação das constelações
  • Registro das observações e descobertas de cada grupo
  • Desenvolvimento de um mural coletivo, integrando as contribuições de todos os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos uma breve introdução teórica e a divisão dos grupos. A observação do céu acontecerá no mesmo dia, no início da noite. Na aula seguinte, os alunos trabalharão na compilação das informações e na criação do mural coletivo.

  • Aula 1: Introdução e divisão de grupos
  • Aula 1: Observação do céu noturno
  • Aula 2: Criação e apresentação do mural coletivo

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação e envolvimento dos alunos nas atividades práticas, a precisão na identificação das constelações, e a contribuição de cada grupo para a criação do mural. Será avaliado também o entendimento dos alunos sobre os movimentos celestes e as fases da Lua, por meio de um questionário e da própria apresentação dos murais, buscando valorizar o esforço coletivo e individual na aquisição do conhecimento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem mapas celestes impressos e/ou digitais para cada grupo de alunos, acesso a aplicativos digitais de observação do céu, materiais de pintura e papel grande para a montagem do mural coletivo. Também é essencial ter um espaço aberto seguro para a observação do céu noturno.

  • Mapas celestes (impressos e digitais)
  • Aplicativos de observação do céu
  • Materiais de arte para criação do mural
  • Local adequado e seguro para observação noturna

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo