Exploradores da Natureza

Desenvolvida por: Cris E… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biodiversidade e Sustentabilidade

A atividade Exploradores da Natureza é uma saída de campo planejada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de proporcionar um contato direto com a natureza, através da visita a um parque ou reserva natural próxima. Durante essa vivência, os estudantes serão encorajados a observar e identificar diferentes tipos de vegetação, compreendendo sua crucial importância para o ciclo da água, conservação do solo, cursos d'água, e qualidade do ar. Trabalhando em grupos, receberão fichas para registrar suas observações acerca das espécies encontradas, características do ambiente, e possíveis impactos humanos na área. Após a exploração, será realizada uma roda de debate para que compartilhem suas descobertas e reflexões, destacando a necessidade de preservar tais ambientes. Este momento será também uma oportunidade para discutir sobre as ações humanas que impactam negativamente a biodiversidade, vislumbrando juntos, soluções e práticas sustentáveis aplicáveis no dia-a-dia.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, objetiva-se que os alunos desenvolvam a capacidade de observar e compreender a natureza ao seu redor, valorizando sua biodiversidade e reconhecendo a interdependência entre os seres vivos e o meio ambiente. Espera-se que reconheçam a importância da vegetação na manutenção do equilíbrio ecológico, incluindo o ciclo da água, a conservação dos solos e cursos de água, além de contribuir para a qualidade do ar. Além disso, visa-se promover uma consciência ecológica, estimulando o pensamento crítico sobre as consequências das ações humanas no meio ambiente e incentivando a adoção de práticas sustentáveis.

  • Observar e identificar diversos tipos de vegetação e sua importância ecológica.
  • Compreender o papel da vegetação no ciclo da água, conservação do solo e qualidade do ar.
  • Desenvolver consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  • Estimular a curiosidade para com a biodiversidade local.
  • Promover a discussão e reflexão sobre práticas sustentáveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI03: Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • EF05CI04: Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
  • EF05CI05: Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Conteúdo Programático

Esta atividade se insere nos conteúdos de biodiversidade, ciclos biogeoquímicos, impactos ambientais e sustentabilidade. Focando na vegetação local, os alunos aprenderão como ela é fundamental para a manutenção de diversos processos ecológicos e para a qualidade de vida humana. A experiência no campo e a subsequente roda de debate almejam conectar teoria e prática, desenvolvendo um entendimento integrado e contextualizado sobre a preservação da biodiversidade e promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas à sustentabilidade.

  • Biodiversidade local e sua importância ecológica
  • Ciclo da água e conservação dos solos
  • Impactos ambientais e ações humanas no meio ambiente
  • Práticas sustentáveis e conservação ambiental

Metodologia

Para a realização da atividade Exploradores da Natureza, serão adotadas metodologias ativas como Saída de Campo, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Projetos. A saída de campo permitirá que os alunos observem diretamente a vegetação e o ecossistema local, coletando dados para análise posterior. Na roda de debate, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas, discutir suas impressões e refletir coletivamente sobre a importância da preservação ambiental. Esta abordagem propicia uma aprendizagem mais engajada e significativa, estimulando a participação ativa dos alunos no processo educativo.

  • Saída de campo para observação direta e coleta de dados
  • Preenchimento de fichas de observação por grupos de alunos
  • Realização de uma roda de debate para compartilhamento e reflexão
  • Elaboração de propostas para práticas sustentáveis a partir das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 4 horas, dividida em 4.8 aulas de 50 minutos. A saída de campo ocupará três aulas, incluindo o deslocamento. A roda de debate e a proposição de soluções sustentáveis serão realizadas nas 1.8 aulas restantes, permitindo um aprofundamento nas discussões e no desenvolvimento das ideias.

  • Aula 1-2: Introdução teórica sobre biodiversidade e preparação para a saída de campo
  • Aula 3-5: Saída de campo para observação e coleta de dados
  • Aula 6: Realização da roda de debate e discussão das observações
  • Aula 7-8: Elaboração de propostas para práticas sustentáveis e conclusão

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, a qualidade das observações registradas nas fichas, a participação na roda de debate, e a criatividade e aplicabilidade das propostas de práticas sustentáveis elaboradas. Será valorizado o engajamento, a colaboração entre os estudantes, e a capacidade de aplicar o conhecimento teórico à prática. Exemplos concretos serão o preenchimento adequado e detalhado das fichas de observação e a contribuição significativa para as discussões em grupo e para a construção de soluções sustentáveis.

Materiais e ferramentas:

Os principais materiais para a atividade incluem fichas de observação para os alunos, lápis e pranchetas, câmeras ou celulares para documentação fotográfica (se permitido), materiais para proteção individual como chapéus, protetor solar e repelente, além de acessórios para a saída de campo, como água e lanches. Em sala, será necessário material para a realização da roda de debate, como um quadro branco ou flip chart, e materiais para a elaboração das propostas sustentáveis.

  • Fichas de observação para os alunos
  • Lápis e pranchetas
  • Câmeras ou celulares para fotos (se permitido)
  • Proteção individual (chapéus, protetor solar, repelente)
  • Materiais para roda de debate (quadro branco/flip chart)
  • Material para elaboração das propostas sustentáveis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo