Game Eco Aventura

Desenvolvida por: Tiago … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Consumo sustentável de água e materiais

A atividade pedagógica 'Game Eco Aventura' é uma proposta inovadora e divertida para o ensino sobre o consumo sustentável de água e outros materiais, destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio de um jogo de tabuleiro especialmente projetado, os estudantes serão levados a explorar diferentes estações que representam variados contextos de uso da água e desafios de sustentabilidade, como em casa, na escola e na indústria. Em equipes, os alunos serão desafiados a solucionar questões práticas relacionadas à economia de água e ao uso sustentável de recursos, promovendo um aprendizado significativo sobre a importância da utilização consciente dos recursos naturais. Cada estação do jogo apresentará informações e questionamentos que estimularão os estudantes a discutir, pensar criticamente e propor soluções sustentáveis para avançar no tabuleiro. A atividade visa não apenas a aprendizagem sobre práticas de sustentabilidade mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo do 'Game Eco Aventura' é sensibilizar os alunos sobre a importância do consumo sustentável de água e outros materiais, por meio de uma experiência lúdica e educativa. A atividade visa desenvolver nos estudantes a capacidade de analisar as implicações do ciclo hidrológico na agricultura, no clima, na produção de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, os alunos aprenderão sobre a relevância da cobertura vegetal na manutenção do ciclo da água, conservação dos solos, cursos d'água e qualidade do ar. Espera-se também que os participantes possam identificar os principais usos da água nas atividades cotidianas e discutir formas sustentáveis de utilizar esses recursos. Este jogo proporcionará uma oportunidade única para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, colaboração e comunicação.

  • Sensibilizar sobre a importância do consumo sustentável.
  • Analisar as implicações do ciclo hidrológico.
  • Compreender a importância da cobertura vegetal para o ciclo da água.
  • Identificar e discutir os principais usos da água.
  • Propor formas sustentáveis de utilização dos recursos.

Conteúdo Programático

No decorrer da atividade 'Game Eco Aventura', os estudantes explorarão conteúdos fundamentais relacionados ao consumo sustentável de água e materiais. Serão abordadas as mudanças de estado físico da água, o ciclo hidrológico e suas implicações em diversos aspectos do meio ambiente e da sociedade. A importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água e o papel fundamental que desempenha na conservação dos solos e na qualidade do ar serão discutidos. Adicionalmente, o jogo permitirá que os alunos reflitam sobre os diversos usos da água em suas atividades cotidianas e os encorajará a pensar em estratégias e soluções sustentáveis para essas práticas.

  • Ciclo hidrológico e suas implicações.
  • Importância da cobertura vegetal.
  • Principais usos da água no cotidiano.
  • Desafios e soluções para o consumo sustentável.

Metodologia

O 'Game Eco Aventura' integra diversas metodologias ativas como parte de sua implementação, promovendo uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos será o cerne da atividade, onde os alunos aprenderão jogando. Complementarmente, a Saída de Campo proporcionará experiências práticas relacionadas ao tema. A atividade Mãos-na-massa incentivará os alunos a criar soluções inovadoras para os desafios propostos pelo jogo. Rodas de Debate serão utilizadas para promover a reflexão e a troca de ideias entre os estudantes. Por fim, a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Sala de Aula Invertida serão metodologias suporte, enriquecendo o processo educativo.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

O 'Game Eco Aventura' será desenvolvido ao longo de 20 aulas de 60 minutos cada, distribuídas durante um semestre letivo. Esta extensão permite uma imersão profunda nos conteúdos e nas atividades propostas, assegurando que os estudantes tenham o tempo necessário para explorar, discutir e assimilar os conhecimentos relacionados ao consumo sustentável de água e materiais.

  • Aula 1-2: Apresentação do jogo e formação das equipes.
  • Aula 3-5: Exploração das primeiras estações do jogo.
  • Aula 6-8: Saída de Campo relacionada ao tema.
  • Aula 9-11: Rodas de Debate sobre os aprendizados.
  • Aula 12-14: Atividades Mão-na-massa para resolver desafios.
  • Aula 15-17: Continuação do jogo com estações avançadas.
  • Aula 18-19: Aplicação de metodologias Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida.
  • Aula 20: Conclusão do jogo e reflexão final.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Game Eco Aventura' ocorrerá de forma contínua e formativa, levando em consideração o envolvimento dos alunos nas diversas etapas do jogo, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas soluções propostas e a participação nas discussões e nas atividades práticas. Será dada especial atenção ao entendimento expresso pelos estudantes sobre a importância do consumo sustentável e aos conhecimentos adquiridos sobre o tema. Exemplos práticos de avaliação incluirão a análise de propostas de ação sustentável criadas pelos alunos, a participação ativa nas saídas de campo e a contribuição para as rodas de debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Game Eco Aventura', serão necessários recursos como o jogo de tabuleiro customizado para a temática da atividade, materiais para registro das ideias durante as saídas de campo e os debates, acessórios e materiais recicláveis para as atividades Mão-na-massa, além de suporte digital para as metodologias de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos. Estes recursos visam garantir uma experiência completa e imersiva para os alunos, permitindo que eles explorem e aprendam sobre o tema de forma prática e significativa.

  • Jogo de tabuleiro 'Game Eco Aventura'.
  • Materiais para saídas de campo.
  • Materiais recicláveis para atividades práticas.
  • Suporte digital para metodologias inovadoras.

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