Meteorologistas Júnior

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Clima e Fenômenos Meteorológicos

Neste plano de aula, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se transformarão em pequenos meteorologistas, em uma aventura educativa sobre o clima e os fenômenos meteorológicos. A atividade inicia com a exibição de vídeos educativos selecionados, que introduzirão conceitos fundamentais sobre meteorologia. Após esta introdução teórica, os alunos serão encorajados a colocar a mão na massa, por meio de experimentos simples que demonstram a formação da chuva, dos ventos e o ciclo da água, elementos essenciais para compreender os fundamentos do clima. Para dar aplicação prática ao conhecimento adquirido, os estudantes, empregando metodologia ativa, criarão seus próprios boletins meteorológicos. Nesses boletins, apresentarão previsões do tempo para os próximos dias, utilizando os conceitos aprendidos durante as atividades. Este projeto tem como objetivo não só o aprendizado de conceitos científicos mas também o desenvolvimento de habilidades de observação, análise e comunicação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão clara e envolvente sobre os fenômenos meteorológicos, incentivando o pensamento crítico e a curiosidade científica. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar os principais aspectos que influenciam o clima e o tempo, entender o processo de formação de chuva, ventos e o ciclo da água, e aplicar esses conhecimentos na criação de um boletim meteorológico. Além disso, a atividade visa fomentar habilidades como trabalho em equipe, criatividade na resolução de problemas e capacidade de comunicação e apresentação.

  • Compreender os principais fenômenos meteorológicos e seus impactos no clima
  • Entender o processo de formação da chuva, ventos e o ciclo da água
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica
  • Aplicar conhecimento teórico na criação de um boletim meteorológico
  • Melhorar a capacidade de comunicação e trabalho em equipe

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI07 - Identificar e selecionar diferentes fontes de informações (impressas, digitais, entre outras) para responder questões sobre a Terra, o sistema solar e o universo.
  • EF05CI08 - Argumentar com base em evidências sobre questões que envolvam fenômenos naturais, tecnológicos ou sociais do mundo contemporâneo.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica abordará, de maneira interativa e prática, o estudo dos conceitos fundamentais sobre o clima e os fenômenos meteorológicos. Através da visualização de vídeos, realização de experimentos e criação de boletins meteorológicos pelos próprios alunos, será possível explorar de forma dinâmica o ciclo da água, a formação de chuvas e ventos, e a importância destes para a compreensão do clima na Terra.

  • Conceitos básicos sobre meteorologia
  • Formação da chuva e ventos
  • Ciclo da água
  • Interpretação e criação de boletins meteorológicos

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa, buscando engajar os alunos de forma prática e interativa. Através da visualização de vídeos, os alunos serão encorajados a desenvolver perguntas e curiosidades, que serão exploradas nos experimentos práticos. A criação dos boletins meteorológicos servirá como uma atividade de síntese, onde aplicarão o conhecimento adquirido. A colaboração e o diálogo serão incentivados, valorizando a aprendizagem significativa.

  • Visualização de vídeos educativos
  • Experimentos práticos sobre chuva, ventos e ciclo da água
  • Criação de boletins meteorológicos em grupos
  • Apresentações dos boletins e feedback da turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida em uma única aula de 120 minutos, dividida em etapas para introdução teórica, realização de experimentos, criação e apresentação dos boletins meteorológicos.

  • Aula 1: Introdução ao tema, visualização de vídeos, realização de experimentos práticos, criação de boletins meteorológicos e apresentação.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, focando no envolvimento e participação dos alunos, na criatividade e aplicabilidade dos conceitos nos boletins meteorológicos criados, e na qualidade das apresentações. Serão considerados critérios como colaboração, aplicação do conhecimento, clareza na comunicação das previsões, e o uso eficaz de evidências científicas para justificar suas previsões. Exemplos de feedback e orientações para melhorias serão fornecidos para potencializar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como vídeos educativos selecionados sobre meteorologia, materiais básicos para os experimentos práticos (garrafas plásticas, água, corante, papel, tesouras, etc.), computadores ou tablets para a pesquisa e elaboração dos boletins meteorológicos, e um espaço adequado para as apresentações.

  • Vídeos educativos sobre clima e fenômenos meteorológicos
  • Materiais para experimentos (garrafas, água, corante, etc.)
  • Computadores ou tablets
  • Espaço para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo