Esta atividade, intitulada 'O Grande Debate dos Alimentos', tem como objetivo principal a integração dos conhecimentos sobre nutrição e saúde entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Através de uma roda de debate, os estudantes serão incentivados a discutir a importância de um cardápio equilibrado e como isso afeta a saúde do corpo. Será utilizada a metodologia ativa, promovendo uma Saída de Campo e Roda de Debate. Os alunos serão divididos em dois grupos, cada um representando um ponto de vista diferente sobre dietas específicas, como vegetariana versus onívora. Este método permitirá que os alunos usem os conhecimentos prévios sobre grupos alimentares, necessidades individuais e o impacto dessas dietas na saúde, para embasar seus argumentos durante a discussão. A atividade busca desenvolver o pensamento crítico, a expressão oral e a habilidade de pesquisa dos alunos, enquanto eles aprendem a organizar um cardápio saudável e reconhecer seu impacto no bem-estar e na saúde.
O conteúdo programático abordará os princípios da nutrição saudável, incluindo a compreensão detalhada dos grupos alimentares e seu papel no organismo. Discussões sobre as necessidades nutricionais individuais, baseando-se em critérios como atividade física, idade e saúde geral, também farão parte do currículo. A partir disso, os alunos serão conduzidos a explorar, comparar e avaliar as vantagens e desafios das dietas vegetariana e onívora.
Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, a atividade será conduzida em duas etapas principais: uma Saída de Campo e uma Roda de Debate. Na Saída de Campo, os alunos terão a oportunidade de visitar locais como mercados, onde poderão observar a variedade de alimentos disponíveis, coletar dados e entender melhor as opções alimentares dentro de cada dieta discutida. Após a saída, ocorrerá a Roda de Debate em sala de aula, onde os alunos, já divididos em grupos, utilizarão as informações coletadas para defender seus pontos de vista sobre as dietas vegetariana e onívora, sendo estimulados a usar evidências concretas nas suas argumentações.
A atividade está programada para ocorrer em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a Saída de Campo, seguida de uma sessão de pesquisa e preparação para o debate. A segunda aula será dedicada exclusivamente à Roda de Debate, permitindo que todos os alunos participem e exponham seus argumentos.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa de cada aluno e na qualidade dos argumentos apresentados durante a Roda de Debate. Considerar-se-á a habilidade dos alunos em usar informações coletadas de forma eficaz em seus argumentos, a solidez de suas pesquisas e a clareza na expressão de suas ideias. Será também valorizado o respeito mostrado pelas diferentes opiniões. Para maior objetividade na avaliação, será utilizado um rubrica de avaliação, que pontuará cada um desses critérios, com exemplos claros do que é esperado em cada nível de desempenho.
Para a realização dessa atividade, será essencial o uso de materiais de pesquisa como livros, artigos e acesso à internet para a coleta de informações sobre nutrição e saúde. Durante a Saída de Campo, os alunos deverão ter blocos de anotação. Para a Roda de Debate, poderão ser utilizados recursos visuais, como cartazes e slides, para suportar os argumentos de cada grupo.
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