Viagem pelo Espaço: Descobrindo Rotação e Translação

Desenvolvida por: Evails… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Astronomia

Esta atividade prática permite aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental explorar e compreender os movimentos da Terra: rotação e translação. Utilizando bolas de isopor como modelo para a Terra e uma lanterna representando o Sol, os estudantes irão simular como esses movimentos influenciam a ocorrência de dia e noite, assim como as variações nas estações do ano. Além disso, ao desenhar a órbita da Terra em cartolinas, marcar os solstícios e equinócios e explicar esses fenômenos, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda sobre a relação da Terra com o Sol. Esta atividade é uma oportunidade para os alunos aplicarem seus conhecimentos teóricos em um contexto prático, fomentando tanto o aprendizado individual quanto o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é propiciar aos alunos a compreensão dos movimentos fundamentais da Terra e seu impacto nas condições climáticas e na alternância entre dia e noite. Por meio de uma abordagem prática, busca-se estimular a curiosidade científica dos estudantes, incentivando a observação, o questionamento e o raciocínio lógico. Além disso, mira-se desenvolver habilidades de cooperação, expressão oral e capacidade de associar teoria à prática por meio do trabalho em equipe.

  • Compreender os conceitos de rotação e translação da Terra.
  • Explicar como os movimentos da Terra afetam a ocorrência de dias e noites, bem como as estações do ano.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Aplicar conhecimentos teóricos em contextos práticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI07 - Identificar e explicar as diferenças entre os movimentos de rotação e de translacao da Terra, relacionando-os à ocorrência de dia e noite e às mudanças de estacoes do ano, respectivamente.

Conteúdo Programático

A atividade irá abordar os aspectos fundamentais dos movimentos da Terra. Ao experienciar a representação dos movimentos de rotação e translação, os alunos terão uma compreensão mais aprofundada sobre como esses movimentos são responsáveis pelas mudanças observadas no ambiente, como a sucessão entre dia e noite e as diferenças climáticas decorrentes das estações do ano.

  • Movimento de rotação da Terra e o dia e a noite
  • Movimento de translação da Terra e as estações do ano
  • Solstícios e equinócios
  • Representação da órbita da Terra

Metodologia

A metodologia ativa será empregada, promovendo a aprendizagem através da experimentação prática e do trabalho em equipe. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá materiais para simular os movimentos da Terra, incentivando a colaboração e a aprendizagem ativa. A atividade proporcionará aos alunos a chance de construir conhecimento de forma autônoma, ao mesmo tempo em que são orientados pelo professor.

  • Divisão da turma em grupos.
  • Simulação dos movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Desenho da órbita terrestre e marcação dos solstícios e equinócios.
  • Apresentações dos grupos e discussão em classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução dos conceitos e organização dos grupos. Na segunda aula, os alunos realizarão as simulações e as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução e preparação dos materiais pelos grupos.
  • Aula 2: Simulação, apresentação dos grupos e discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na correta execução das simulações dos movimentos da Terra, e na habilidade de explicar os conceitos de rotação e translação e sua influência nas estações do ano e na alternância entre dia e noite. Além disso, será considerada a capacidade de trabalho em equipe e de comunicação durante as apresentações. Exemplos práticos e a clareza na explicação dos fenômenos observados serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários bolas de isopor para representar a Terra, lanternas para simular o Sol, cartolinas para desenhar a órbita da Terra, e marcadores para indicar os solstícios e equinócios. Esses materiais permitirão aos alunos uma aprendizagem mais tangível e interativa.

  • Bolas de isopor
  • Lanternas
  • Cartolinas
  • Marcadores

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