Esta atividade educacional tem como objetivo proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre o sistema digestório. Através da construção de um modelo tridimensional utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso como garrafas pet, cartolinas e massinha de modelar, os alunos poderão visualizar e entender a estrutura e as funções das diferentes partes do sistema digestório. Durante o processo de construção, será incentivada a pesquisa e o estudo sobre cada componente do sistema, facilitando a aprendizagem sobre a importância de cada órgão na nutrição do organismo. Para enriquecer o conhecimento adquirido, os alunos apresentarão seus modelos em grupos, explicando o funcionamento do sistema digestório e como este interage com o sistema respiratório para nutrir o corpo. Esta atividade não só fomentará o conhecimento científico mas também o trabalho em equipe, habilidades de pesquisa, e a consciência sobre a reciclagem e sustentabilidade.
O exercício tem como objetivo central promover uma compreensão abrangente sobre o sistema digestório e sua crucial função no processo de nutrição. Além disso, almeja desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação e consciência ambiental nos alunos. Esse entendimento aprofundado é crucial para que possam compreender os processos biológicos que suportam a vida humana, promovendo assim uma consciência maior sobre a importância da alimentação saudável e do cuidado com o próprio corpo.
O conteúdo programático envolverá o estudo detalhado do sistema digestório humano, incluindo a função e a importância dos órgãos que o compõem, como boca, esôfago, estômago, intestinos, entre outros. Adicionalmente, será discutida a integração do sistema digestório com o sistema respiratório, enfatizando a importância desta relação no processo de nutrição e na manutenção da saúde.
A metodologia adotada nesta atividade será a 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de construir os modelos tridimensionais, aliada à 'Roda de Debate' para troca de informações durante o processo e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para enriquecer o conhecimento através de dinâmicas divertidas. Esta abordagem prática e interativa visa aprofundar o aprendizado e promover a participação ativa dos alunos.
A atividade terá uma carga horária total de 3 horas, distribuídas em 4.5 aulas de 40 minutos cada.
A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade e criatividade dos modelos tridimensionais e nas apresentações explicativas de cada grupo. Será levado em consideração o entendimento demonstrado sobre a função de cada parte do sistema digestório e a relação entre os sistemas digestório e respiratório. A capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da pesquisa realizada e a habilidade de comunicar suas descobertas também serão critérios de avaliação importantes.
Os recursos necessários incluem materiais recicláveis (garrafas pet, cartolina, etc.), massinha de modelar, colas, tesouras, computadores ou tablets para pesquisa e projetor para apresentações. Esses materiais permitirão a construção dos modelos e a pesquisa necessária, além de facilitar as apresentações finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula