Viagem pelo Sistema Digestório

Desenvolvida por: Glayne… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sistemas do Corpo Humano

Esta atividade educacional tem como objetivo proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre o sistema digestório. Através da construção de um modelo tridimensional utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso como garrafas pet, cartolinas e massinha de modelar, os alunos poderão visualizar e entender a estrutura e as funções das diferentes partes do sistema digestório. Durante o processo de construção, será incentivada a pesquisa e o estudo sobre cada componente do sistema, facilitando a aprendizagem sobre a importância de cada órgão na nutrição do organismo. Para enriquecer o conhecimento adquirido, os alunos apresentarão seus modelos em grupos, explicando o funcionamento do sistema digestório e como este interage com o sistema respiratório para nutrir o corpo. Esta atividade não só fomentará o conhecimento científico mas também o trabalho em equipe, habilidades de pesquisa, e a consciência sobre a reciclagem e sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O exercício tem como objetivo central promover uma compreensão abrangente sobre o sistema digestório e sua crucial função no processo de nutrição. Além disso, almeja desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação e consciência ambiental nos alunos. Esse entendimento aprofundado é crucial para que possam compreender os processos biológicos que suportam a vida humana, promovendo assim uma consciência maior sobre a importância da alimentação saudável e do cuidado com o próprio corpo.

  • Identificar as principais partes do sistema digestório e suas funções.
  • Compreender a interação entre os sistemas digestório e respiratório no processo de nutrição.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Promover a consciência sobre reciclagem e sustentabilidade através do uso de materiais recicláveis.
  • Melhorar habilidades de comunicação através das apresentações dos projetos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá o estudo detalhado do sistema digestório humano, incluindo a função e a importância dos órgãos que o compõem, como boca, esôfago, estômago, intestinos, entre outros. Adicionalmente, será discutida a integração do sistema digestório com o sistema respiratório, enfatizando a importância desta relação no processo de nutrição e na manutenção da saúde.

  • Estrutura e função das partes do sistema digestório
  • Processo de digestão
  • Relação entre sistema digestório e respiratório
  • Importância da nutrição para o organismo
  • Práticas sustentáveis e reciclagem

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade será a 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de construir os modelos tridimensionais, aliada à 'Roda de Debate' para troca de informações durante o processo e a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' para enriquecer o conhecimento através de dinâmicas divertidas. Esta abordagem prática e interativa visa aprofundar o aprendizado e promover a participação ativa dos alunos.

  • Atividade Mão-na-massa para construção dos modelos
  • Roda de Debate para discussão e troca de ideias
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para revisão do conteúdo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 3 horas, distribuídas em 4.5 aulas de 40 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução ao sistema digestório e divisão de grupos.
  • Aula 2 e 3: Construção dos modelos tridimensionais.
  • Aula 4: Preparação e ensaio para as apresentações.
  • Aula 4.5: Apresentações dos grupos e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade e criatividade dos modelos tridimensionais e nas apresentações explicativas de cada grupo. Será levado em consideração o entendimento demonstrado sobre a função de cada parte do sistema digestório e a relação entre os sistemas digestório e respiratório. A capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da pesquisa realizada e a habilidade de comunicar suas descobertas também serão critérios de avaliação importantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais recicláveis (garrafas pet, cartolina, etc.), massinha de modelar, colas, tesouras, computadores ou tablets para pesquisa e projetor para apresentações. Esses materiais permitirão a construção dos modelos e a pesquisa necessária, além de facilitar as apresentações finais.

  • Materiais recicláveis (garrafas pet, cartolina, etc.)
  • Massinha de modelar
  • Cola, tesoura e outros materiais de artesanato
  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Projetor para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo