Esta atividade pedagógica tem como foco a investigação do caso de Mary Tifóide, uma portadora assintomática de febre tifoide que espalhou a doença entre várias pessoas no início do século XX, sem ter conhecimento de sua condição. Os alunos serão estimulados a explorar como a doença foi transmitida e qual a sua relação com o sistema digestivo. Através de uma roda de debate, discutirão sobre as descobertas científicas da época, o impacto dessas descobertas na ciência e como isso reformulou nossa compreensão sobre patógenos e o sistema digestivo. O objetivo é conectar a história da ciência ao conteúdo biológico estudado, utilizando a narrativa de Mary Tifóide para abordar os conceitos de transmissão de doenças e a importância da higiene alimentar e pessoal. Além disso, a atividade promoverá a reflexão crítica sobre a importância da saúde pública e as medidas de prevenção de doenças.
Os principais objetivos desta atividade são fornecer aos alunos uma compreensão profunda sobre como as doenças são transmitidas e a importância do sistema digestivo na disseminação e contração de infecções. Além disso, pretende-se promover a habilidade de pensamento crítico e análise científica ao investigar os eventos históricos relacionados a Mary Tifóide e as descobertas científicas resultantes. Os estudantes serão incentivados a refletir sobre o impacto desses eventos na ciência e na saúde pública, assim como entender a relevância da higiene alimentar e pessoal na prevenção de doenças.
O conteúdo programático incluirá uma introdução ao sistema digestivo, abordando sua estrutura e função, e como ele pode se tornar um vetor para a transmissão de doenças. A história de Mary Tifóide será utilizada como estudo de caso para ilustrar a transmissão de doenças infecciosas e a importância da investigação científica na identificação de causas e na implementação de medidas de prevenção. Além disso, será discutido o papel da higiene alimentar e pessoal na manutenção da saúde e na prevenção de doenças.
A metodologia ativa a ser empregada é a Roda de Debate. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para investigarem diferentes aspectos da história de Mary Tifóide e suas implicações. Após a fase de pesquisa, todos participarão de uma roda de debate, moderada pelo professor, para compartilhar suas descobertas e discutir as questões levantadas. Esta abordagem incentiva a participação ativa, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos.
A atividade será realizada em uma sessão de 1 hora, dividida em duas partes: 20 minutos dedicados à pesquisa em grupo sobre o tema proposto e 30 minutos destinados à roda de debate, com 10 minutos finais para conclusões do professor e feedback dos alunos.
A avaliação será baseada na participação ativa durante a pesquisa em grupo e na roda de debate, considerando a capacidade dos alunos de argumentar, fazer perguntas pertinentes e contribuir para o entendimento coletivo do tema. Será dado destaque à qualidade das informações trazidas nos debates e à capacidade de relacioná-las com os conceitos aprendidos em sala de aula. Além disso, será avaliada a habilidade de trabalhar em equipe e de respeitar as opiniões dos colegas durante a discussão.
Os materiais necessários para a atividade incluirão artigos e vídeos sobre o caso de Mary Tifóide, assim como recursos didáticos sobre o sistema digestivo e transmissão de doenças. Será recomendado o uso de dispositivos com acesso à internet para pesquisa durante a atividade, além de quadro branco e marcadores para anotações durante a roda de debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula