Caça ao Tesouro Ecológico

Desenvolvida por: Lara G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

A atividade 'Caça ao Tesouro Ecológico' tem como cenário a área externa da escola ou um parque próximo, transformando-a numa aventura empolgante de aprendizado ao ar livre. Antes da realização, o professor elabora cuidadosamente pistas que englobam conhecimentos sobre meio ambiente, biodiversidade, relações ecológicas, ciclos da natureza, e conceitos sobre Terra e Universo. Essas pistas são estrategicamente escondidas em diversos locais, conduzindo os alunos a explorarem o ambiente de forma interativa. Divididos em grupos, os alunos recebem a primeira pista e, através de raciocínio lógico e trabalho em equipe, partem em busca das demais, culminando na descoberta do 'tesouro': uma caixa contendo sementes de plantas nativas. Esta caixa simboliza não apenas o fim da jornada mas, principalmente, o início de um projeto de plantio dessas sementes na escola ou no parque, enfatizando a importância da flora local para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas planetários. Esta experiência visa não só a assimilação de conhecimentos científicos referentes à ecologia e ao universo, mas também a conscientização acerca da preservação ambiental e do papel ativo que cada indivíduo pode desempenhar nesse processo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da Caça ao Tesouro Ecológico é promover um entendimento integrado sobre meio ambiente, ecologia, e a nossa relação intrínseca com a Terra e o Universo. Busca-se, por meio desta atividade prática, sensibilizar os alunos para a importância da conservação ambiental, do conhecimento das plantas nativas e da biodiversidade local. Além disso, visa-se estimular habilidades essenciais como trabalho em equipe, interpretação de pistas, pensamento crítico e resolução de problemas. Com this atividade, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda sobre como os seres vivos, incluindo os humanos, são interdependentes e como nossas ações afetam diretamente o meio ambiente em que vivemos.

  • Entender a importância da flora para os ecossistemas.
  • Reconhecer a diversidade da vida e suas relações ecológicas.
  • Promover a conservação ambiental através da prática.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela ciência e pelo meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Explicar as interações entre os seres vivos e entre eles e o ambiente, em sistemas particulares, para compreender a dependência entre eles.
  • EF06CI02: Classificar as plantas conforme as características dos grupos relacionados à presença de sementes, tipos de folhas, flores e frutos.
  • EF06CI03: Identificar a importância da biodiversidade e a necessidade de sua preservação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade interdisciplinar engloba conceitos fundamentais de ecologia, biodiversidade, relações ecológicas e ciclos da natureza, com ênfase nas plantas nativas e sua importância para os ecossistemas locais e globais. Ao integrar teoria e prática através de uma abordagem lúdica e investigativa, propomos uma reflexão crítica sobre a relação entre seres humanos e ambiente, estimulando os alunos a reconhecerem-se como parte integrante e atuante no mundo natural. Através dessa jornada de descoberta e aprendizado, pretende-se cultivar uma base sólida para futuras explorações científicas e uma postura responsável perante o meio ambiente.

  • Conceitos de Ecologia e Biodiversidade
  • Relações Ecológicas entre os seres vivos
  • Importância das Plantas Nativas
  • Ciclos da Natureza e Sustentabilidade
  • Ação Humana e Conservação Ambiental

Metodologia

A metodologia da 'Caça ao Tesouro Ecológico' se apoia na aprendizagem baseada em jogos e na educação ambiental experiencial. A atividade será desenvolvida em meio a uma trama de descoberta, onde os alunos, organizados em grupos, empregarão habilidades de colaboração, interpretação de pistas e resolução coletiva de desafios práticos. A interação direta com o ambiente natural servirá como pano de fundo para uma imersão significativa nos conteúdos abordados, potencializando a absorção do conhecimento de forma divertida e impactante. Este enfoque didático pretende não só facilitar o aprendizado de conceitos científicos complexos, mas também fomentar uma conscientização ambiental ativa entre os alunos.

  • Preparação de pistas relacionadas ao meio ambiente
  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Uso do ambiente escolar ou parques como espaço de aprendizagem
  • Finalização com plantio de sementes de plantas nativas

Aulas e Sequências Didáticas

A Caça ao Tesouro Ecológico será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas consecutivas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, explicação das regras, divisão de grupos e início da caçada. Na segunda aula, os alunos continuarão a busca pelas pistas restantes, culminando na descoberta do tesouro e na atividade de plantio das sementes, seguido de uma reflexão coletiva sobre as aprendizagens do dia.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos e início da atividade.
  • Aula 2: Continuação da atividade, descoberta do tesouro e plantio.

Avaliação

A avaliação da Caça ao Tesouro Ecológico será formativa, focalizando tanto o processo de aprendizagem quanto os resultados. Será levado em conta o envolvimento e participação ativa dos alunos durante a atividade, sua capacidade de trabalhar em equipe, as habilidades de resolução de problemas demonstradas, bem como a reflexão sobre a importância do tema trabalhado. Além disso, a atividade de plantio servirá como avaliação prática dos conhecimentos adquiridos. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Caça ao Tesouro Ecológico, serão necessários materiais simples, porém essenciais para o sucesso da atividade. Isso inclui envelopes ou pequenas caixas para abrigar as pistas, sementes de plantas nativas, ferramentas básicas de jardinagem para o plantio e possivelmente luvas. Também será útil o uso de mapas do local da atividade, caso se opte por um parque ou área ampla, para auxiliar na orientação dos grupos. A preparação prévia das pistas e a organização do espaço são cruciais para uma experiência de aprendizagem fluida e envolvente.

  • Envelopes ou caixas para pistas
  • Sementes de plantas nativas
  • Ferramentas de jardinagem
  • Luvas para plantio
  • Mapas da área de atuação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo