Caça ao Tesouro Visual: Um Jogo sobre Adapção e Visão

Desenvolvida por: Luis H… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: O funcionamento da visão e os defeitos visuais

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o pátio da escola em uma emocionante caça ao tesouro. Essa busca ao ar livre envolve óculos especiais, que são, na verdade, diferentes tipos de lentes de plástico criadas para simular como os defeitos de visão afetam a percepção das imagens. Os objetos a serem encontrados estarão marcados com etiquetas que identificam qual tipo de defeito de visão a lente corrige, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Através desta experiência prática, os alunos aprenderão sobre a importância da visão na interação com o ambiente, assim como a forma como diferentes lentes ajudam a corrigir os defeitos visuais. A atividade é projetada para ser divertida, interativa e informativa, fornecendo aos estudantes uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados por pessoas com problemas de visão e a tecnologia existente para auxiliá-las.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade lúdica é fornecer aos alunos uma compreensão prática de como diferentes condições de visão afetam a percepção de nosso ambiente e como as lentes corretivas atuam para melhorar a visão. Busca-se também promover a empatia pelos desafios enfrentados por pessoas com deficiências visuais, ao mesmo tempo em que se destaca a importância da ciência e da tecnologia na inovação de soluções para melhorar a qualidade de vida. A atividade estimula o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a aplicação de conhecimento teórico em situações práticas do cotidiano.

  • Compreender o funcionamento da visão humana e a importância da luz e das imagens na interação com o ambiente.
  • Identificar diferentes defeitos visuais e como as lentes corretivas ajudam a melhorar a visão.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise ao identificar objetos com a ajuda de lentes que simulam condições visuais específicas.
  • Fomentar a empatia pelos desafios enfrentados por pessoas com deficiências visuais.
  • Promover a interação entre os alunos por meio de uma atividade de equipe ao ar livre.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI08: Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Conteúdo Programático

Neste contexto, o currículo se concentra no estudo da visão humana, abordando seu papel crucial na percepção do mundo ao nosso redor. Explora-se a anatomia do olho, o processo de formação de imagens na retina e a interpretação dessas imagens pelo cérebro. Além disso, examina-se a natureza dos defeitos de visão, suas causas e as tecnologias desenvolvidas para corrigi-los, como as lentes corretivas. Este tema é abordado de forma a instigar a curiosidadee e promover uma compreensão profunda do conteúdo, aprofundando-se no impacto real dessas condições na vida das pessoas.

  • Funcionamento da visão humana
  • Processo de formação de imagens e sua interpretação
  • Anatomia do olho humano
  • Diferentes defeitos de visão e suas correções
  • Tecnologias assistivas para a visão

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para esta atividade, promovendo um aprendizado ativo através da exploração prática. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e orientados a usar óculos especiais (lentes de plástico que simulam defeitos de visão) para encontrar os objetos escondidos no pátio. Cada objeto encontrado trará informações sobre o defeito de visão correspondente, permitindo a aplicação prática do conhecimento teórico. Essa abordagem interdisciplinar não só incentiva a aplicabilidade do conhecimento científico no cotidiano, mas também promove habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para incentivar o trabalho em equipe.
  • Utilização de óculos especiais para simular a experiência de diferentes defeitos visuais.
  • Caça ao tesouro no pátio da escola para aplicação prática do conteúdo teórico.
  • Discussão em grupo sobre as experiências vivenciadas durante a atividade e compartilhamento das percepções.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida igualmente em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá uma breve introdução teórica seguida pela preparação e início da caça ao tesouro. Na segunda aula, os alunos continuarão a busca pelos objetos escondidos, concluindo com uma sessão de discussão e reflexão sobre as experiências vivenciadas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da caça ao tesouro (60 minutos)
  • Aula 2: Continuação da atividade e discussão (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na colaboração com os membros da equipe e na capacidade de encontrar e identificar os objetos utilizando os óculos especiais. Além disso, a reflexão coletiva no final da atividade será uma parte crucial da avaliação, onde os alunos discutirão o que aprenderam sobre os diferentes defeitos de visão e a importância de soluções tecnológicas como lentes corretivas. Exemplos específicos de aprendizagem e insights compartilhados durante esta discussão serão valorizados, avaliando assim a profundidade do entendimento dos alunos sobre o tema abordado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem óculos especiais feitos com diferentes tipos de lentes de plástico, cada um representando um tipo de defeito de visão específico. Além disso, objetos a serem escondidos no pátio da escola com etiquetas informativas sobre os defeitos de visão relacionados serão preparados. Recursos adicionais incluem material didático para a introdução teórica e fita adesiva ou cones para demarcar as áreas de busca no pátio.

  • Óculos especiais com diferentes tipos de lentes de plástico
  • Objetos para serem escondidos com etiquetas informativas
  • Material didático sobre visão humana e defeitos visuais
  • Fita adesiva ou cones para demarcação

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