Células em Cena

Desenvolvida por: Agosti… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Biologia Celular

A atividade 'Células em Cena' é uma inovadora forma de aprender sobre a biologia celular, focando em sua organização básica e funcionalidades, especificamente para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão divididos em grupos os quais irão pesquisar sobre diferentes tipos de células - células animais, células vegetais, bactérias, entre outras - abordando especialmente sua estrutura e as respectivas funções de cada parte. Após a etapa de pesquisa, os grupos terão o desafio de preparar pequenas dramatizações que ilustrem o que aprenderam, fazendo uso de analogias criativas para tornar o aprendizado mais atraente e compreensível. Essa abordagem prática visa não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e expressão oral. Posteriormente, uma roda de debate será realizada para discutir as apresentações, permitindo que os alunos debatam as semelhanças e diferenças entre os tipos de células estudados e enfatizem a importância das células como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é facilitar o entendimento dos alunos sobre a complexidade e a diversidade celular de uma forma dinâmica e interativa. Busca-se incentivar o interesse pela biologia celular por meio da pesquisa, da colaboração entre pares e da expressão criativa, além de promover habilidades comunicativas. Ao final, espera-se que os estudantes sejam capazes de explicar a organização básica e as funcionalidades das células, reconhecendo-as como unidades essenciais para a vida. Além disso, é uma oportunidade para que obtenham prática em apresentações orais e desenvolvam a capacidade de argumentação e debate, essenciais para seu crescimento acadêmico e pessoal.

  • Compreender a organização e as funcionalidades básicas das células.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade ao criar representações dramáticas dos conteúdos estudados.
  • Praticar e aprimorar habilidades de apresentação e comunicação.
  • Promover a capacidade de argumentação e reflexão durante a roda de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI05: Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  • EF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • EF06CI09: Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade engloba a organização básica e as funcionalidades das diferentes células, a importância das células como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos e a interconexão entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso na estrutura, sustentação e movimentação dos animais. Apanhando uma visão abrangente da biologia celular, os alunos serão capazes de estabelecer comparações e conexões entre os organismos, apreciando as complexidades da vida em sua forma mais fundamental.

  • Estrutura e função das células animais e vegetais.
  • Diferenças entre células eucariotas e procariotas.
  • Importância das células na vida dos organismos.
  • Interconexão dos sistemas muscular, ósseo e nervoso.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa por meio de uma abordagem prática e lúdica, esta atividade contará com pesquisa em equipe seguida de criação e apresentação de dramatizações para explicar as características das células. A interação e debate entre os alunos serão fomentados durante a roda de debates que encerra a atividade. Essas estratégias pedagógicas visam a promoção de um aprendizado mais significativo e a participação ativa dos estudantes.

  • Divisão dos alunos em grupos responsáveis por temas específicos de pesquisa.
  • Preparação de apresentações dramatizadas sobre células.
  • Realização de rodas de debate para discussão das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a pesquisa em grupos e prepararão suas apresentações. A segunda aula será destinada às apresentações dramatizadas e à realização da roda de debate.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 2: Apresentações dramatizadas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita por meio da observação do engajamento dos alunos durante a pesquisa e a preparação das apresentações, a qualidade e criatividade das dramatizações, e a participação ativa na roda de debates. Critérios como trabalho em equipe, capacidade de síntese e expressão das ideias principais, e uso de analogias criativas serão considerados. Exemplos específicos de comportamentos e conceitos bem aplicados durante as apresentações e debates servirão como indicadores de sucesso na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais para a pesquisa (livros, acesso à internet, etc.), materiais para as dramatizações (figurinos, objetos cênicos, etc.) e um espaço adequado para as apresentações. A flexibilidade na escolha dos recursos permitirá que os alunos utilizem sua criatividade ao máximo, fazendo com que a aprendizagem seja tanto eficaz quanto divertida.

  • Computadores ou tablets com acesso à Internet para pesquisa.
  • Materiais variados para as dramatizações (tecidos, cartolinas, canetas coloridas).
  • Espaço adequado para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo