Cientistas do Quintal: Dos Resíduos à Nutrição do Solo

Desenvolvida por: João M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sustentabilidade e Meio Ambiente

Nesta atividade prática, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de compostagem como uma alternativa sustentável para a redução de resíduos e melhoria do meio ambiente. Em pequenos grupos, os estudantes terão a oportunidade de iniciar um projeto de compostagem no pátio escolar, selecionando restos de alimentos e outros materiais biodegradáveis. Eles receberão informações preliminares sobre os princípios da compostagem, sua importância ecológica e o processo de decomposição dos materiais. A atividade propícia a observação direta de como diferentes materiais se degradam e contribuem para a saúde do solo, além de promover uma reflexão sobre a diminuição de resíduos. Estimulando a curiosidade científica e a responsabilidade ambiental, os alunos acompanharão o desenvolvimento do composto, analisando e discutindo os impactos dessa prática.

Objetivos de Aprendizagem

Por meio desta atividade, os alunos desenvolverão a capacidade de associar conceitos teóricos às aplicações práticas no ambiente que os cercam, relacionando-os com a disciplina de Ciências. Será enfatizada a importância da compostagem para a reciclagem de matéria orgânica, e os alunos poderão ver, na prática, como a decomposição da matéria contribui para um solo nutrido, fomentando assim uma conexão profunda com temas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Eles também desenvolverão habilidades para trabalhar em equipe, tomar decisões em conjunto e serem críticos acerca do impacto de suas ações no mundo.

  • Compreender o processo de compostagem e sua importância para o meio ambiente
  • Observar e registrar a decomposição de diferentes materiais biodegradáveis
  • Debater sobre a importância da redução de resíduos e reciclagem orgânica para a sustentabilidade do planeta
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e tomada de decisão coletiva

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI02: Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
  • EF06CI04: Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá os princípios básicos da compostagem, os tipos de materiais que podem ser compostados e o papel dessa prática na gestão sustentável de resíduos. Os estudantes explorarão os impactos ambientais relacionados à geração de resíduos e como a compostagem oferece uma solução prática e ecológica. Serão abordados também conceitos de biodegradabilidade, decomposição e reciclagem orgânica, proporcionando um entendimento aprofundado sobre o ciclo de vida dos materiais e sua reutilização produtiva.

  • Definição e importância da compostagem
  • Processo de decomposição e reciclagem orgânica
  • Tipos de resíduos compostáveis
  • Benefícios ambientais da compostagem

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade estimulará os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado. Eles participarão ativamente desde a coleta de materiais até a montagem e monitoramento da composteira. A abordagem prática favorece a aprendizagem experiencial, onde a teoria e prática se encontram de forma significativa. Com a orientação dos professores, os grupos farão observações periódicas do composto, registrando mudanças, o que estimula a capacidade investigativa e crítica.

  • Breve explanação teórica sobre a compostagem
  • Coleta e seleção de materiais compostáveis
  • Montagem da composteira em pequenos grupos
  • Observação e documentação do processo de compostagem
  • Discussões em grupo sobre as observações e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, haverá uma introdução teórica seguida da seleção e coleta de materiais. A segunda sessão será dedicada ao acompanhamento e análise do processo de compostagem, com espaço para discussão e reflexões finais.

  • Aula 1: Introdução teórica e início da prática de compostagem
  • Aula 2: Observação, análise e discussão sobre o processo de compostagem

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando o envolvimento dos alunos ao longo da atividade. Será valorizado o trabalho em equipe, a participação nas discussões, a capacidade de observação e registro das etapas do processo de compostagem e a reflexão sobre a importidade da compostagem para o meio ambiente. Exemplos práticos de avaliação incluem: diários de bordo com registros das observações, apresentações dos resultados finais em forma de relatórios ou apresentações orais, e participação nas discussões em classe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluirão materiais para a composteira (como caixas ou recipientes), restos de alimentos da cantina escolar e outros materiais biodegradáveis. Também serão utilizados papel, canetas, e materiais de apoio para a documentação do processo. Orientações impressas e digitais sobre a compostagem servirão como material de apoio educacional.

  • Restos de alimentos e materiais biodegradáveis
  • Caixas ou recipientes para compostagem
  • Papel e canetas para registros
  • Material de apoio sobre compostagem

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