Nesta atividade prática, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de compostagem como uma alternativa sustentável para a redução de resíduos e melhoria do meio ambiente. Em pequenos grupos, os estudantes terão a oportunidade de iniciar um projeto de compostagem no pátio escolar, selecionando restos de alimentos e outros materiais biodegradáveis. Eles receberão informações preliminares sobre os princípios da compostagem, sua importância ecológica e o processo de decomposição dos materiais. A atividade propícia a observação direta de como diferentes materiais se degradam e contribuem para a saúde do solo, além de promover uma reflexão sobre a diminuição de resíduos. Estimulando a curiosidade científica e a responsabilidade ambiental, os alunos acompanharão o desenvolvimento do composto, analisando e discutindo os impactos dessa prática.
Por meio desta atividade, os alunos desenvolverão a capacidade de associar conceitos teóricos às aplicações práticas no ambiente que os cercam, relacionando-os com a disciplina de Ciências. Será enfatizada a importância da compostagem para a reciclagem de matéria orgânica, e os alunos poderão ver, na prática, como a decomposição da matéria contribui para um solo nutrido, fomentando assim uma conexão profunda com temas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Eles também desenvolverão habilidades para trabalhar em equipe, tomar decisões em conjunto e serem críticos acerca do impacto de suas ações no mundo.
O conteúdo programático incluirá os princípios básicos da compostagem, os tipos de materiais que podem ser compostados e o papel dessa prática na gestão sustentável de resíduos. Os estudantes explorarão os impactos ambientais relacionados à geração de resíduos e como a compostagem oferece uma solução prática e ecológica. Serão abordados também conceitos de biodegradabilidade, decomposição e reciclagem orgânica, proporcionando um entendimento aprofundado sobre o ciclo de vida dos materiais e sua reutilização produtiva.
Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade estimulará os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado. Eles participarão ativamente desde a coleta de materiais até a montagem e monitoramento da composteira. A abordagem prática favorece a aprendizagem experiencial, onde a teoria e prática se encontram de forma significativa. Com a orientação dos professores, os grupos farão observações periódicas do composto, registrando mudanças, o que estimula a capacidade investigativa e crítica.
A carga horária total será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, haverá uma introdução teórica seguida da seleção e coleta de materiais. A segunda sessão será dedicada ao acompanhamento e análise do processo de compostagem, com espaço para discussão e reflexões finais.
A avaliação será contínua e processual, observando o envolvimento dos alunos ao longo da atividade. Será valorizado o trabalho em equipe, a participação nas discussões, a capacidade de observação e registro das etapas do processo de compostagem e a reflexão sobre a importidade da compostagem para o meio ambiente. Exemplos práticos de avaliação incluem: diários de bordo com registros das observações, apresentações dos resultados finais em forma de relatórios ou apresentações orais, e participação nas discussões em classe.
Os recursos para a atividade incluirão materiais para a composteira (como caixas ou recipientes), restos de alimentos da cantina escolar e outros materiais biodegradáveis. Também serão utilizados papel, canetas, e materiais de apoio para a documentação do processo. Orientações impressas e digitais sobre a compostagem servirão como material de apoio educacional.
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