Esta atividade visa utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos, após assistirem a um documentário sobre a ascensão do cigarro eletrônico e seus efeitos na saúde e sociedade como tarefa de casa, se engajarão em uma reflexão e discussão em grupo. O objetivo é compreender as complexidades envolvidas na ascensão desse fenômeno, incluindo a influência da publicidade, a falta de regulamentação e os impactos na saúde. Cada grupo discutirá as principais mensagens do documentário, realizará pesquisas adicionais e preparará uma apresentação argumentativa destacando os riscos associados ao uso do cigarro eletrônico. Além disso, proporão medidas de prevenção e conscientização que possam ser adotadas pela comunidade escolar, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.
O objetivo dessa atividade é promover um entendimento crítico dos alunos do 6º ano sobre os efeitos prejudiciais do cigarro eletrônico na saúde individual e sua impacto na sociedade. Busca-se fomentar a capacidade analítica e argumentativa dos alunos, incentivando-os a estabelecer conexões entre a influência da mídia, a regulamentação governamental e a saúde pública. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de articular de maneira clara e fundamentada suas posições e proposições relativamente ao tema, contribuindo para sua formação cidadã e saúde consciente.
O conteúdo abordará a emergência do cigarro eletrônico e seus desdobramentos na sociedade contemporânea. Serão discutidos temas como a saúde pública, a regulamentação de produtos nocivos e o papel da publicidade, focando nos riscos associados ao vape e nas medidas preventivas. Dessa maneira, os alunos explorarão tanto o aspecto científico quanto o social, fornecendo uma visão holística e fundamentada sobre o assunto.
Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos trarão para a sala o conhecimento prévio adquirido no documentário. Formarão grupos para discutir e elaborar apresentações, incentivando a pesquisa, a crítica e a síntese das informações. Esta abordagem promove a participação ativa, desenvolvendo não só o conhecimento sobre o tema, mas também habilidades de colaboração, argumentação e apresentação.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dividirão em grupos, discutirão o documentário e iniciarão o desenvolvimento de suas apresentações. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão suas propostas, seguidas de um debate aberto sobre as medidas de prevenção sugeridas.
A avaliação será feita com base na participação individual nos debates, na contribuição para o trabalho em grupo e na qualidade das apresentações e dos argumentos utilizados. Será considerada a clareza, a fundamentação das posições adotadas, a originalidade das propostas de prevenção e a capacidade de engajar a audiência. Exemplos de desempenho esperado incluem a demonstração de um entendimento profundo do tema, habilidade de conectar diferentes áreas de conhecimento e a coerência e persuasividade na argumentação.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como documentário sobre o cigarro eletrônico, acesso à internet para pesquisas complementares, materiais para as apresentações (como softwares de apresentação, flipcharts, marcadores) e espaços adequados para a realização dos debates e apresentações.
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