Construindo uma Célula

Desenvolvida por: Fabric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Biologia Celular

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo terá a missão de construir um modelo tridimensional de uma célula, seja ela animal ou vegetal. Para isso, utilizarão materiais recicláveis e de baixo custo, tais como isopor, algodão, botões e palitos. Essa diversidade de materiais permitirá que os estudantes explorem a criatividade ao representar as diversas organelas celulares, como núcleo, mitocôndrias e cloroplastos (estes últimos presentes apenas em células vegetais). Os modelos construídos deverão refletir a organização e a complexidade estrutural e funcional das células, permitindo aos alunos uma compreensão concreta de conceitos abstratos. Além da construção, cada grupo será encarregado de apresentar seu modelo para a classe, explicando a função e a importância de cada organela representada, fortalecendo assim o entendimento do papel das células como unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão integrada da estrutura e função das células, consolidando seu papel como a unidade básica da vida. Através da construção de modelos celulares, os estudantes poderão visualizar e identificar as principais organelas celulares e suas funções, promovendo uma aprendizagem significativa sobre a complexidade e a diversidade celular. Além disso, a apresentação dos modelos estimulará habilidades de comunicação e síntese de conhecimento, permitindo aos alunos articular suas compreensões sobre a biologia celular de maneira clara e objetiva.

  • Entender a célula como unidade básica da vida
  • Identificar as principais organelas celulares e suas funções
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico
  • Praticar habilidades de apresentação e comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF06CI05
  • description": "Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos." }, { "code": EF06CI06
  • description": Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Conteúdo Programático

Abordar a biologia celular no Ensino Fundamental é fundamental para a construção do conhecimento científico dos alunos. Esta atividade engloba desde a noção da célula como unidade básica da vida até a complexidade da organização celular, passando pela identificação e função de organelas celulares. Através de uma abordagem prática, buscamos transcender a memorização, estimulando a compreensão dos conceitos e sua aplicação no mundo real.

  • Unidade básica da vida: A Célula
  • Organelas celulares e suas funções
  • Diferenças entre células animais e vegetais
  • Importância da colaboração e do trabalho em equipe na ciência

Metodologia

Esta atividade utiliza metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos de maneira prática e reflexiva. Inicialmente, os alunos receberão uma breve explicação sobre a tarefa e serão divididos em grupos. A construção dos modelos celulares permitirá uma imersão profunda no tema, enquanto a apresentação e os debates em classe promoverão a articulação do conhecimento e a capacidade de argumentação.

  • Atividade Mão-na-massa: Construção dos modelos de células
  • Roda de Debate: Discussão sobre as funções das organelas
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: Atividades lúdicas para fixação do conteúdo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, serão 10 minutos para a introdução e divisão dos grupos. Em seguida, os alunos terão 35 minutos para a construção dos modelos. Os 15 minutos finais serão dedicados à apresentação dos modelos e ao debate em classe.

  • Aula 1 da atividade: Introdução e explicação da atividade (10 minutos), Construção dos modelos (35 minutos), Apresentação dos modelos e debate (15 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na criatividade, precisão e esforço demonstrado na construção dos modelos celulares, bem como na qualidade das apresentações. Cada grupo será avaliado quanto à correção e à completude dos modelos, assim como à clareza e profundidade das explicações sobre a função das organelas. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe e a participação ativa durante os debates também serão critérios importantes. Exemplos claros de demonstração de entendimento e colaboração serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis e de baixo custo como isopor, algodão, botões e palitos, além de cola, tesoura e tintas. Recursos adicionais incluem imagens e diagramas de células para orientação, além de acesso à internet para pesquisa. Essa seleção de materiais é pensada para tornar a atividade acessível, estimulando a criatividade e a improvisação dos alunos.

  • Materiais recicláveis (isopor, algodão, botões, palitos)
  • Ferramentas (cola, tesoura, tintas)
  • Recursos visuais (imagens e diagramas de células)
  • Acesso à internet para pesquisa

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