Corrida da Evolução

Desenvolvida por: Fabio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Evolução e adaptações das espécies

A atividade 'Corrida da Evolução' visa proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma compreensão lúdica e prática sobre as adaptações evolutivas e a importância destas para a sobrevivência das espécies. Divididos em grupos, os alunos representarão diferentes espécies animais e percorrerão estações que simbolizam períodos geológicos variados, cada um apresentando seus próprios desafios ambientais - desde mudanças climáticas até erupções vulcânicas. Em cada estação, os grupos deverão decidir quais adaptações sua 'espécie' precisará para superar os obstáculos apresentados e prosseguir na corrida evolutiva. Esta atividade utiliza uma abordagem ativa e mão-na-massa para engajar os alunos em uma aprendizagem significativa sobre processos evolutivos, realçando o papel das adaptações para a sobrevivência e sucesso reprodutivo das espécies ao longo da história da Terra.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão concreta do conceito de adaptação evolutiva e sua importância para a sobrevivência das espécies. Os alunos poderão visualizar e experimentar, de forma prática, como diferentes eventos geológicos e mudanças ambientais podem influenciar a seleção natural, levando espécies a desenvolverem novas características adaptativas. Além disso, a atividade estimula o trabalho em equipe, a tomada de decisão coletiva e o pensamento crítico, ao desafiá-los a ponderar sobre quais adaptações seriam mais eficazes em diferentes cenários evolutivos.

  • Compreender o conceito e a importância das adaptações evolutivas para a sobrevivência das espécies.
  • Visualizar como eventos geológicos e mudanças ambientais influenciam a seleção natural e evolução das espécies.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e tomada de decisão em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico através da análise de diferentes cenários evolutivos e decisões sobre adaptações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI02 - Discutir a importância das evidências fósseis na compreensão da história da vida na Terra e no registro das transformações dos seres vivos ao longo do tempo.
  • EF06CI03 - Relacionar características adaptativas de seres vivos a seu modo de vida ou a seu ambiente.
  • EF06CI04 - Analisar, com base em evidências e/ou argumentações, algumas ações humanas e seus impactos ambientais positivos e negativos em escala local, regional ou global.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda as adaptações evolutivas, um conceito-chave para o entendimento da evolução das espécies e sua sobrevivência frente a diversas mudanças ambientais. Através de uma abordagem prática, estimula-se o raciocínio crítico e a cooperação entre os alunos, fomentando a compreensão de como as características adaptativas são fundamentais na história evolutiva dos seres vivos.

  • Conceitos de evolução e adaptação evolutiva
  • Importância das adaptações para a sobrevivência das espécies
  • Principais períodos geológicos e eventos marcantes para a vida na Terra
  • Relação entre mudanças ambientais e seleção natural

Metodologia

A metodologia mão-na-massa aplicada nesta atividade permite que os alunos se envolvam diretamente com o conceito em estudo, por meio da interação com cenários que simulam diferentes períodos geológicos e desafios adaptativos. Este método promove uma aprendizagem ativa, onde os participantes não são meros receptores de conteúdo, mas agentes ativos no processo de aprendizado, tornando o mesmo mais significativo e duradouro.

  • Divisão da classe em grupos que representarão diferentes espécies animais.
  • Percursos com estações que representam diferentes períodos geológicos.
  • Discussões em grupo para decisão das adaptações necessárias.
  • Representação e explanação das adaptações escolhidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira sessão, será realizada a introdução à atividade e os conceitos serão apresentados. Na sessão seguinte, ocorrerá a execução da corrida da evolução com os alunos participando ativamente nas estações de desafios.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de evolução e adaptação e organização dos grupos.
  • Aula 1.5: Execução da 'Corrida da Evolução', análise das adaptações e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, na capacidade de argumentação dos grupos sobre as adaptações escolhidas e na reflexão sobre a importância das adaptações evolutivas para a sobrevivência das espécies. Serão considerados também o trabalho em equipe e a criatividade nas soluções apresentadas para superar os desafios. A compreensão dos conceitos será avaliada por meio de uma discussão guiada ao final da atividade, onde os alunos poderão expressar o que aprenderam e como relacionam a atividade às aulas teóricas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como cartões ou placas com descrições dos períodos geológicos e desafios, materiais para representação das adaptações (papel, canetas coloridas, tesouras, etc.), espaços que possam simular os diferentes 'checkpoints' da corrida evolutiva e materiais de referência sobre evolução e adaptações para suporte das discussões.

  • Cartões ou placas com descrições de eventos geológicos e desafios
  • Materiais para representação das adaptações (papel, canetas, tesouras, etc.)
  • Espaço adequado para a atividade
  • Material de referência sobre evolução e adaptações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo