Cozinha Experimental: Transformações Químicas no Dia-a-Dia

Desenvolvida por: David … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Transformações Químicas e Físicas

Este projeto inovador convida os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorar a ciência através do universo culinário. Transformando a cozinha em um laboratório de ciências, os participantes serão incentivados a trabalhar em pequenos grupos para realizar experimentos culinários. Eles investigarão receitas comuns como bolo, pão de queijo e a reação de vinagre com bicarbonato de sódio, todas escolhidas por envolverem transformações químicas fascinantes. Por meio da metodologia da sala de aula invertida, os alunos realizarão pesquisas prévias sobre os processos químicos em jogo, e, ao prepararem essas receitas na escola ou em casa, observarão sinais claros de mudanças químicas como a liberação de gases e mudanças de coloração e textura. Esta abordagem prática, seguida de uma roda de debate, permitirá aos alunos compartilhar suas descobertas, promovendo uma rica discussão sobre como a ciência permeia nosso cotidiano através do preparo de alimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste projeto é despertar nos alunos a curiosidade científica e o pensamento crítico por meio da observação de transformações químicas durante o preparo de alimentos. Visa-se promover o entendimento de que a ciência está presente em atividades cotidianas, como cozinhar, e mostrar como fenômenos químicos são essenciais para a criação de diversos pratos. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, investigação e comunicação enquanto realizam experimentos culinários e participam de rodas de debate para discutir suas observações e aprendizados.

  • Despertar a curiosidade científica e o pensamento crítico.
  • Observar e identificar transformações químicas em receitas culinárias.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Promover a compreensão de processos científicos em atividades do dia a dia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
  • EF06CI02: Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).
  • EF06CI03: Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa introduzir os alunos aos conceitos fundamentais de misturas homogêneas e heterogêneas, bem como às evidências de transformações químicas durante o preparo de alimentos. Além disso, aborda a aplicabilidade dos métodos de separação de misturas em contextos cotidianos e industriais. Este tema é relevante para a compreensão de conceitos químicos básicos e sua aplicação no mundo real, servindo de ponte para o entendimento da ciência de forma ampla e integrada.

  • Misturas homogêneas e heterogêneas
  • Evidências de transformações químicas
  • Métodos de separação de misturas
  • Aplicação dos conceitos químicos no dia a dia

Metodologia

A metodologia adotada combina a sala de aula invertida, onde os alunos iniciam a pesquisa sobre os fenômenos químicos envolvidos nas receitas antes da aula prática, com a aprendizagem baseada em jogos e rodas de debate. Esta abordagem prática visa incentivar os alunos a se tornarem protagonistas de seu aprendizado, explorando a ciência de forma ativa e colaborativa. O uso de experimentos culinários como meio de observação de transformações químicas torna o aprendizado tangível e relevante para os estudantes.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Experimentação Culinária
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4.8 aulas de 50 minutos cada, com a primeira aula dedicada à introdução dos conceitos e organização das pesquisas. As aulas subsequentes envolverão a realização dos experimentos culinários e observação das transformações químicas. Na última aula, os alunos participarão da roda de debate para compartilhar suas descobertas e reflexões.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e metodologias.
  • Aula 2: Pesquisa sobre as receitas e organização dos grupos.
  • Aula 3: Realização dos experimentos culinários.
  • Aula 4: Observação e registro das transformações químicas.
  • Aula 5: Roda de debate sobre as experiências e aprendizados.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de pesquisa, realização dos experimentos e contribuição para as rodas de debate. Será dada especial atenção à capacidade de observação e explicação dos fenômenos químicos observados, bem como à habilidade de trabalhar em equipe. Um diário de bordo ou portfólio pode ser utilizado para registrar os procedimentos, observações e conclusões de cada grupo, oferecendo uma forma de avaliação formativa e reflexiva do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como ingredientes para as receitas experimentais (farinha, ovos, leite, vinagre, bicarbonato de sódio, etc.), utensílios de cozinha (tigelas, colheres, formas para assar, fogão ou forno), além de materiais para registro das observações (caderno, câmera ou smartphones para fotos). Também será essencial o acesso à internet e a computadores ou tablets para a pesquisa prévia e a preparação das apresentações para a roda de debate.

  • Ingredientes para as receitas
  • Utensílios de cozinha
  • Materiais para registro
  • Acesso à internet e dispositivos eletrônicos
  • Espaço adequado para a realização dos experimentos

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