Desvendando Mistérios: O Jogo do Sistema Nervoso

Desenvolvida por: Reinalda (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sistema Nervoso e Substâncias Psicoativas

A atividade 'Desvendando Mistérios: O Jogo do Sistema Nervoso' utiliza a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração do sistema nervoso humano e os impactos das substâncias psicoativas. Através de um tabuleiro que simula o corpo humano, os estudantes, divididos em pequenos grupos, serão desafiados com cartas de perguntas relacionadas ao funcionamento, estrutura e importância do sistema nervoso, além de questões sobre como diversas substâncias psicoativas afetam esse sistema. À medida que respondem corretamente, os grupos avançam pelo trajeto no 'corpo', mas um erro implica em discutir e explicar os efeitos de uma substância psicoativa escolhida aleatoriamente. Este dynamic proporciona uma revisão interativa do conteúdo estudado em sala, além de conscientizar sobre os cuidados com a saúde e o corpo. A atividade fomenta a colaboração, o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento científico em situações do cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Este jogo visa à consolidação dos conhecimentos dos alunos sobre o sistema nervoso, suas funções e a influência das substâncias psicoativas. Através da interatividade e competitividade saudável, espera-se que os estudantes desenvolvam uma compreensão abrangente sobre como o sistema nervoso coordena as ações motoras e sensoriais do corpo, e como este pode ser afetado negativamente por diferentes substâncias. Além disso, o jogo propõe promover uma reflexão crítica sobre as escolhas pessoais e seu impacto no funcionamento corporal e na saúde como um todo, estimulando decisões mais conscientes e cuidados com a própria saúde.

  • Entender o papel crucial do sistema nervoso na coordenação das funções corporais.
  • Identificar as principais partes do sistema nervoso e suas funções.
  • Reconhecer como substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso.
  • Desenvolver capacidade de trabalho em equipe e tomar decisões baseadas em conhecimento científico.
  • Promover conscientização sobre os cuidados com a saúde e as consequências do uso de substâncias psicoativas.

Conteúdo Programático

A abordagem deste tema, centrada na interação direta dos alunos com o conteúdo, visa desmistificar e detalhar a complexa estrutura e funcionamento do sistema nervoso. Através do jogo, os estudantes terão a oportunidade de conectar conhecimentos teóricos com aplicação prática, explorando as várias partes do sistema nervoso, como cérebro, medula espinhal e nervos, e entendendo suas funções essenciais na regulação de ações e respostas do corpo. A discussão sobre substâncias psicoativas e seus efeitos fornece uma importante perspectiva de saúde e prevenção.

  • Estruturas básicas e funções do sistema nervoso
  • Coordenação das ações motoras e sensoriais pelo sistema nervoso
  • Impacto de substâncias psicoativas no sistema nervoso
  • Prevenção ao uso de substâncias prejudiciais à saúde

Metodologia

A metodologia escolhida para esta atividade combina Aprendizagem Baseada em Jogos com uma dinâmica de trabalho em grupo, fomentando a interação, cooperação e competição saudável entre os alunos. O uso do tabuleiro, adicionando um aspecto lúdico, permite uma imersão no conteúdo que facilita a aprendizagem. As questões das cartas foram cuidadosamente elaboradas para abranger os conteúdos programáticos de forma equilibrada, garantindo que todos os participantes possam contribuir com seus conhecimentos e aprender com os desafios apresentados. A discussão gerada pelas respostas incorretas proporciona um momento de reflexão e ensino adicional, mesmo fora do contexto de acerto, promovendo a consolidação do conhecimento.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Trabalho em grupo
  • Discussão reflexiva sobre substâncias psicoativas
  • Competição saudável

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada, durante as quais os alunos participarão do jogo de tabuleiro, passando pelas diferentes estações que simbolizam partes do corpo humano e responderão às perguntas relacionadas ao sistema nervoso e às substâncias psicoativas.

  • Aula 1: Introdução ao jogo, divisão dos grupos e início da atividade.
  • Aula 2: Continuação e conclusão do jogo, com discussão final sobre as aprendizagens.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando-se a participação, o envolvimento e a capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos sobre o sistema nervoso e compreender os efeitos das substâncias psicoativas. Serão valorizadas a cooperação entre os membros dos grupos, a qualidade das discussões geradas pelas questões e a reflexão sobre o aprendizado. Feedbacks construtivos serão fornecidos após cada resposta, promovendo uma orientação positiva para o aprofundamento dos conhecimentos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários: um tabuleiro grande simbolizando o corpo humano, cartas de perguntas sobre o sistema nervoso e substâncias psicoativas, peças para movimentação dos grupos pelo tabuleiro e materiais para registro de respostas e impressões dos alunos. A combinação desses recursos visuais e táteis visa facilitar o aprendizado e tornar a experiência mais envolvente para os alunos.

  • Tabuleiro do jogo simbolizando o corpo humano
  • Cartas com perguntas sobre o sistema nervoso e substâncias psicoativas
  • Peças de grupos para o tabuleiro
  • Material para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo