A atividade 'Expedição ao Reino dos Seres Vivos' destina-se aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e tem como proposta uma investigação ativa sobre a diversidade biológica presente nos diferentes reinos dos seres vivos (Monera, Protista, Fungi, Plantae, Animalia). Utilizando tablets ou smartphones com acesso à internet, os alunos serão divididos em grupos, com cada grupo focando em um dos cinco reinos. Eles deverão explorar o ambiente escolar ou, se possível, realizar uma saída de campo para fotografar ou buscar na internet imagens que exemplifiquem organismos de cada reino. Essa pesquisa deverá levar em conta as características distintivas que classificam os seres vivos em seus respectivos reinos. A culminância do projeto será a apresentação das descobertas de cada grupo, que pode ser feita através de um pôster digital ou uma apresentação oral, incentivando assim a expressão e compartilhamento do conhecimento adquirido. Este projeto busca promover a curiosidade científica, a colaboração entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise crítica sobre a complexidade e a organização da vida na Terra.
O principal objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a compreensão das diversas formas de vida na Terra e dos critérios utilizados para a classificação dos seres vivos nos diferentes reinos. Por meio da realização de pesquisas de campo ou investigações na escola, os alunos aprenderão a identificar as características que diferenciam os reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa, observação e uso de tecnologias digitais como meios de aprendizagem. Espera-se também fomentar o trabalho em equipe, a criatividade na apresentação dos resultados e o pensamento crítico ao analisar e comparar as informações coletadas.
O conteúdo programático desta atividade pedagógica engloba a compreensão dos conceitos e características dos cinco reinos dos seres vivos: Monera, Protista, Fungi, Plantae, Animalia. Os alunos explorarão as características físicas, estruturais e funcionais que diferenciam os seres vivos pertencentes a cada reino, utilizando para isso atividades práticas de pesquisa de campo ou no ambiente escolar. Essa exploração possibilitará também discussões sobre o conceito de biodiversidade e a importância da classificação biológica para a ciência.
A metodologia escolhida para esta atividade pedagógica envolve a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, enfatizando a pesquisa ativa e a solução de problemas reais. Os alunos serão incentivados a explorar, questionar e investigar a diversidade biológica ao seu redor ou por meio de recursos online, promovendo assim uma aprendizagem significativa. A utilização de tecnologias digitais como ferramentas de pesquisa e as apresentações em grupo reforçam a importância da colaboração e da comunicação eficaz.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução dos reinos dos seres vivos e a divisão dos grupos para pesquisa. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas descobertas para a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a pesquisa de campo ou escolar, na qualidade das informações coletadas e na criatividade e clareza das apresentações. Serão considerados critérios como o uso eficiente das tecnologias digitais para a pesquisa, a habilidade de trabalhar em equipe, a profundidade da pesquisa realizada sobre o reino atribuído e a habilidade de comunicar as descobertas de forma clara e criativa. Exemplos específicos de seres vivos e suas características devem ser destacados nas apresentações, demonstrando a capacidade dos alunos de aplicar os conceitos aprendidos.
Para a execução desta atividade, será necessário o acesso a tablets ou smartphones com conexão à internet, para que os alunos possam realizar as pesquisas e coletar dados e imagens. Além disso, será útil ter acesso a aplicativos de criação de pôsteres digitais e ferramentas de apresentação. Recursos adicionais incluem materiais para uma eventual pesquisa de campo, como lupas, cadernos de notas e câmeras fotográficas.
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