Esta atividade prática visa levar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorar o ambiente externo da escola, como jardins ou quintais, para coletarem diferentes tipos de fungos. Antes da expedição, serão introduzidas informações básicas sobre fungos, incluindo suas características e importância para o ecossistema. Os alunos, equipados com luvas, lentes de aumento e saquinhos para coleta, serão orientados a observar e recolher amostras de fungos encontrados. Esta coleta será conduzida de maneira cuidadosa para garantir a segurança e preservar o ambiente. Após a coleta, os alunos retornarão à sala de aula para examinar as amostras com microscópios, onde identificarão padrões e diferenças entre os fungos observados. Esta atividade não só incita a observação direta e a investigação científica mas também incentiva os alunos a compreenderem a complexidade e a diversidade das formas de vida e seus níveis organizacionais.
Os principais objetivos desta atividade são fomentar nos alunos a capacidade de observação direta do ambiente natural, despertar o interesse pela investigação científica e pelo estudo dos seres vivos, especialmente os fungos. Além disso, busca-se promover o entendimento sobre a importância dos fungos para o ecossistema, incentivando a valorização da biodiversidade e a conscientização sobre a conservação ambiental. Também é objetivo desta aula desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de pesquisa, fundamentais para o processo de aprendizagem científica.
O Conteúdo Programático desta atividade engloba o estudo dos fungos, abordando características como morfologia, reprodução, ecossistemas favoráveis ao seu desenvolvimento e sua importância no balanceamento dos ecossistemas naturais. Também estimula nos alunos a percepção dos seres vivos como partes de sistemas complexos e interconectados, uma visão fundamental para o entendimento da biodiversidade e da conservação ambiental.
A metodologia ativa adotada nesta atividade implica na participação ativa dos alunos em seu próprio aprendizado. Por meio da observação direta e da coleta de amostras de fungos, os estudantes serão levados a explorar e a fazer descobertas de forma autônoma, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. A análise das amostras em sala, com o auxílio de microscópios, permite a aplicação prática dos conceitos teóricos discutidos inicialmente, reforçando o vínculo entre teoria e prática.
A atividade será realizada em duas etapas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, com duração de 60 minutos, haverá introdução teórica e a preparação para a expedição de coleta. Na segunda aula, também de 60 minutos, os alunos retornarão para análise das amostras, discussão e consolidação dos aprendizados.
A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante a coleta e análise das amostras, na capacidade de trabalhar em equipe, na aplicação dos conceitos teóricos na prática e na reflexão e discussão em grupo sobre as observações realizadas. Será valorizado o desenvolvimento do pensamento crítico e científico, bem como a habilidade de comunicar as descobertas. Exemplos de critérios avaliativos incluiriam a qualidade da coleta das amostras, a acurácia nas observações microscópicas e a contribuição individual e coletiva nas discussões.
Para a realização desta atividade serão necessários diversos recursos, incluindo uma área externa para a coleta de amostras, luvas e saquinhos para a coleta segura, lentes de aumento para a observação inicial dos fungos, microscópios para análise detalhada das amostras em sala de aula, além de material de apoio didático para introdução teórica sobre os fungos.
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