Exploradores do Sistema Nervoso

Desenvolvida por: Fabríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sistema Nervoso

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se tornarão exploradores do sistema nervoso. Divididos em grupos pequenos, terão a missão de investigar e apresentar uma parte específica deste complexo sistema biológico: cérebro, medula espinhal ou nervos. Inicialmente, os estudantes serão orientados a realizar pesquisas para compreender melhor a estrutura e a função da parte do sistema nervoso que lhes foi atribuída. Com o auxílio de materiais recicláveis e massinhas de modelar, cada grupo construirá um modelo físico que represente a parte estudada. Por fim, esses jovens cientistas compartilharão seus achados e modelos com os colegas, explicando detalhadamente o papel de cada componente na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano. Esta abordagem prática, através da construção e explanação de modelos, permite não apenas a aprendizagem significativa, mas também estimula o trabalho em equipe, a criatividade e a habilidade de comunicação dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a compreensão de como o sistema nervoso desempenha um papel fundamental na coordenação das funções motoras e sensoriais do corpo humano. Os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, de trabalho em equipe, de expressão criativa através da construção de modelos, e de comunicação ao apresentar suas descobertas. Essa metodologia ativa visa também despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes pelo tema, encorajando a exploração e a aprendizagem auto dirigida sobre as maravilhas do corpo humano e sua complexa rede de nervos.

  • Compreender a estrutura e função das principais partes do sistema nervoso.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Demonstrar criatividade na construção de modelos físicos com materiais recicláveis e massinhas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração no trabalho em equipe.
  • Estimular a curiosidade científica e promover a aprendizagem significativa sobre o corpo humano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI07: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

Conteúdo Programático

A temática do sistema nervoso é fundamental para o entendimento do funcionamento do corpo humano. Através desta atividade, os alunos investigarão as partes essenciais deste sistema, compreendendo como o cérebro, a medula espinhal e os nervos interagem para processar informações sensoriais, coordenar movimentos e regular atividades involuntárias. Essa exploração prática abordará também o impacto de diferentes estímulos no nosso corpo, reforçando a importância da neurorregulação para a saúde e bem-estar.

  • Anatomia básica do sistema nervoso: cérebro, medula espinhal e nervos.
  • Funções do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais.
  • Processo de transmissão de estímulos e respostas no corpo humano.
  • Importância da saúde do sistema nervoso e impacto de lesões ou doenças.

Metodologia

Empregaremos a metodologia ativa de aprendizagem 'Atividade Mão-na-massa' para engajar os alunos na construção de conhecimento de forma prática e significativa. Isso envolverá pesquisa, criação de modelos com materiais recicláveis e massinhas, e apresentações em grupos. Esta abordagem promove a interação entre os estudantes, estimulando a discussão, o debate e o compartilhamento de ideias. A prática de ensinar e aprender através da criação desses modelos permitirá aos alunos visualizar e entender melhor os conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.

  • Pesquisa em grupo sobre a parte designada do sistema nervoso.
  • Construção de modelos das partes do sistema nervoso com materiais recicláveis e massinhas.
  • Apresentação dos modelos e suas funções para a classe.
  • Debate e discussão sobre o papel do sistema nervoso.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas e começarão a construção dos modelos. Na segunda aula, finalizarão os modelos e realizarão as apresentações.

  • Aula 1: Pesquisa e início da construção dos modelos.
  • Aula 2: Finalização dos modelos e apresentações.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação do envolvimento no projeto, qualidade da pesquisa e apresentação, criatividade e precisão dos modelos construídos. Serão avaliados o entendimento do tema, a habilidade de trabalhar em grupo, a apresentação oral e a capacidade de correlacionar a função e estrutura da parte do sistema nervoso estudada. Serão consideradas, adicionalmente, a criatividade na utilização dos materiais recicláveis e a capacidade de engajar a audiência durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais diversificados, facilmente encontráveis e de baixo custo, potencializando assim o caráter inclusivo e sustentável da proposta pedagógica.

  • Massinhas de modelar de diferentes cores.
  • Materiais recicláveis como rolos de papel higiênico, garrafas PET, papelão entre outros.
  • Tesouras sem ponta, cola, fita adesiva e outros materiais de artesanato.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Livros e materiais didáticos sobre o sistema nervoso.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo