A atividade 'Exploradores Neurais' propõe uma abordagem prática e interativa para o estudo do sistema nervoso humano e o impacto das substâncias psicoativas na sua funcionalidade. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos, divididos em grupos, serão desafiados a construir maquetes que representem o sistema nervoso humano e demonstrar, através delas, como diferentes substâncias psicoativas afetam suas operações. Utilizando materiais recicláveis, massinha de modelar, tintas, entre outros, os estudantes deverão apresentar as sinapses, neurotransmissores e reações neurológicas afetadas pelas substâncias escolhidas. Esta abordagem prática visa fomentar uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos estudados, além de promover habilidades como trabalho em equipe, pesquisa e apresentação.
O projeto 'Exploradores Neurais' busca engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na compreensão do sistema nervoso humano e o efeito das substâncias psicoativas sobre ele, por meio de uma metodologia ativa e hands-on. Temos como objetivo primário que os estudantes identifiquem e expliquem os componentes do sistema nervoso, suas funções e como diversas substâncias podem modificar sua operação, fomentando habilidades críticas de pesquisa, análise e síntese. Espera-se que os alunos desenvolvam competências em trabalhar colaborativamente, utilizar criativamente materiais recicláveis para representar conceitos científicos complexos e comunicar suas descobertas de forma clara e concisa.
O conteúdo programático aborda o estudo do sistema nervoso humano, detalhando suas partes, como cérebro, medula espinhal, neurônios e neurotransmissores. Será feita uma introdução às substâncias psicoativas, explorando como essas substâncias interagem com o sistema nervoso para alterar percepções, emoções e comportamentos. A proposta inclui o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese de informações e comunicação efetiva.
A metodologia adotada neste projeto se concentra na Aprendizagem Baseada em Projetos, complementada por atividades mão-na-massa e rodas de debate. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar sobre substâncias psicoativas específicas e sua influência sobre o sistema nervoso. Construirão maquetes com materiais diversas para simular visualmente esses efeitos, promovendo aprendizagem ativa. O projeto culminará numa roda de debate, onde compartilharão suas descobertas, enriquecendo a aprendizagem com múltiplas perspectivas.
A atividade será desenvolvida em duas sessões de 30 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos chave e a distribuição dos materiais. Na segunda, os alunos apresentarão suas maquetes e participarão da roda de debates.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de construção das maquetes e na apresentação final. Será avaliada a criatividade, precisão científica, habilidade de trabalhar em grupo e a capacidade de comunicar seus achados. O critério de avaliação incluirá a qualidade da pesquisa, o uso criativo dos materiais disponíveis e a clareza na explicação de como as substâncias psicoativas afetam o sistema nervoso. Serão fornecidos feedbacks construtivos para encorajar o aprofundamento do conhecimento e a melhoria das habilidades de apresentação.
Para a realização deste projeto, serão fornecidos aos alunos materiais recicláveis, massinhas de modelar, tintas, cola, tesouras, além de acesso a bibliotecas e recursos online para pesquisa. Tais materiais são pensados para estimular a criatividade e o aprendizado prático, permitindo que os conceitos teóricos sejam solidificados por meio da construção visual e tátil.
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