Exploradores Sensoriais: Uma Jornada pelo Paladar e Olfato

Desenvolvida por: Angéli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sistemas do Corpo Humano

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar seus sentidos de forma prática e interativa, por meio de estações sensoriais. Divididos em grupos, eles irão experimentar uma variedade de sabores e aromas, utilizando apenas seu paladar e olfato, enquanto a visão será temporariamente obstruída. A ideia central é que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda dos seus sentidos de paladar e olfato, reconhecendo sua importância para a alimentação e detecção de perigos, além de como estes dois sentidos trabalham de maneira conjunta. Após a experiência sensorial, uma roda de debate será organizada para que compartilhem suas experiências, discutam suas descobertas e reflitam sobre como o paladar e o olfato afetam sua interação diária com o mundo ao redor. Este plano não apenas visa despertar a curiosidade e o engajamento dos estudantes, mas também proporcionar uma aplicação prática dos conceitos relacionados ao funcionamento do corpo humano e suas interações com o ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e aplicada dos sentidos de olfato e paladar, e como esses sentidos contribuem significativamente para nossa interação diária com o ambiente, principalmente em relação à alimentação e à segurança. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar alimentos e especiarias utilizando apenas o olfato e o paladar, discutir a importância desses sentidos na vida cotidiana, refletir sobre a interconexão dos sentidos e reconhecer a importância da observação e experimentação direta no aprendizado das ciências. Este aprendizado ativo e experiencial é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico, preparando os alunos para a compreensão complexa dos sistemas biológicos e suas funções.

  • Identificar uma variedade de alimentos e especiarias utilizando apenas o olfato e o paladar.
  • Discutir a importância dos sentidos de olfato e paladar na alimentação e na detecção de perigos.
  • Reconhecer como o olfato e paladar estão interligados e como afetam nossa percepção do mundo.
  • Desenvolver habilidades de observação e descrição através de experimentação direta.
  • Refletir sobre a experiência sensorial e compartilhar descobertas em um ambiente colaborativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI08: Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Conteúdo Programático

Compreender os sistemas do corpo humano é fundamental para o desenvolvimento de conhecimentos básicos em ciências. Nesta atividade, através da exploração do paladar e olfato, os alunos irão abordar conceitos práticos relacionados à fisiologia e à percepção sensorial. Esta experiência imersiva contribuirá para o entendimento de como interpretamos o ambiente ao nosso redor, e servirá como base para o estudo mais aprofundado de outros sistemas corporais e suas funções.

  • Introdução ao sistema sensorial: olfato e paladar.
  • Importância dos sentidos na alimentação e na detecção de perigos.
  • Interação e interdependência entre os sentidos.
  • Métodos de observação e experimentação em ciências.

Metodologia

Esta atividade adota uma abordagem prática e discussiva, seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Através das estações sensoriais, os alunos terão a oportunidade de explorar diretamente os conceitos discutidos em aula, promovendo uma aprendizagem significativa por meio da experimentação direta. A roda de debate servirá como um espaço para reflexão conjunta, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências, dúvidas e descobertas, fomentando a construção colaborativa do conhecimento.

  • Atividade prática em estações sensoriais.
  • Uso de venda nos olhos para focar no olfato e paladar.
  • Identificação de alimentos e especiarias sem utilizar a visão.
  • Roda de debate para compartilhamento de experiências.
  • Reflexão coletiva sobre as descobertas e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 17 horas, dividida em 17 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, haverá uma introdução aos temas e objetivos. Após isso, os alunos participarão das estações sensoriais em aulas consecutivas. A fase final envolverá a roda de debates e a reflexão coletiva sobre as experiências vividas e conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Introdução aos sistemas sensoriais e objetivos da atividade.
  • Aulas 2-15: Experimentação prática em estações sensoriais.
  • Aulas 16-17: Roda de debate e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, focando na participação ativa dos alunos durante as estações sensoriais e na roda de debate. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de descrever suas experiências, identificar sabores e aromas, e refletir sobre a importância dos sentidos de olfato e paladar. A participação na discussão e a capacidade de compartilhar reflexões e descobertas serão também critérios importantes. A avaliação final será baseada na demonstração de compreensão dos conceitos abordados, observação, capacidade de expressão oral e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo alimentos e especiarias variadas para as estações sensoriais, vendas para os olhos para a experiência de imersão sensorial, materiais para anotação e registro de experiências, e espaço apropriado para a condução das estações sensoriais e para a realização da roda de debate. É importante garantir uma seleção diversificada de alimentos e especiarias para abranger uma ampla gama de experiências sensoriais.

  • Seleção diversificada de alimentos e especiarias.
  • Vendas para os olhos.
  • Cadernos ou folhas para anotações.
  • Canetas ou lápis para registros.
  • Espaço adequado para as estações sensoriais e roda de debate.

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