Missão Sensorial: Descobrindo o Sistema Nervoso

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sistema Nervoso e os Cinco Sentidos

Esta atividade pedagógica busca engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração do sistema nervoso e seu papel fundamental na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano, por meio de uma abordagem prática e interativa. Divididos em grupos, os alunos terão a missão de investigar um dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) e como estes interagem com o sistema nervoso para processar estímulos ambientais. Utilizando materiais como massinha de modelar, fios e placas de papelão, cada grupo construirá modelos básicos que representem o aspecto do sistema nervoso relacionado ao sentido investigado. Esta atividade não apenas estimula a criatividade e o trabalho em equipe, mas também proporciona uma compreensão mais profunda das funções vitais do sistema nervoso e dos processos sensoriais, consolidando o aprendizado por meio de pesquisas e apresentações elaboradas pelos próprios alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade abrangem o desenvolvimento de competências críticas nos alunos do 6º ano relacionadas à compreensão das estruturas e funções do sistema nervoso, a importância dos sentidos para a interação com o meio e as consequências do uso de substâncias psicoativas no funcionamento do sistema nervoso. Busca-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais, explicar como os sentidos trabalham em conjunto com o sistema nervoso para processar estímulos e identificar modos pelos quais substâncias psicoativas podem alterar esse processamento.

  • Compreender as funções do sistema nervoso e sua importância na coordenação das ações motoras e sensoriais.
  • Investigar e apresentar o papel específico de um dos cinco sentidos na interação do sistema nervoso com o ambiente.
  • Construir modelos que representem o funcionamento do sistema nervoso e dos sentidos.
  • Analisar como o uso de substâncias psicoativas afeta o sistema nervoso.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI07: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
  • EF06CI08: Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
  • EF06CI10: Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará o sistema nervoso humano, detalhando suas estruturas fundamentais e as funções associadas a cada parte, aprofundando no estudo dos cinco sentidos e como eles se conectam ao sistema nervoso para permitir a percepção do mundo exterior. Também será discutido o impacto de substâncias psicoativas no funcionamento normal do sistema nervoso, proporcionando uma visão integrada dos conceitos biológicos e de saúde relevantes. A prática de construir modelos representativos e realizar atividades interativas permitirá a consolidação do conhecimento teórico em uma experiência de aprendizagem significativa.

  • Estruturas e funções do sistema nervoso
  • Os cinco sentidos e sua relação com o sistema nervoso
  • Processamento de estímulos ambientais pelo sistema nervoso
  • Impacto das substâncias psicoativas no funcionamento do sistema nervoso

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu aprendizado por meio da construção de modelos do sistema nervoso e experimentação. Esta abordagem prática facilita a compreensão dos conteúdos teóricos ao possibilitar que os alunos visualizem e manipulem representações físicas dos conceitos estudados. Trabalhando em grupos, serão instigados a colaborar, pesquisar e compartilhar conhecimento, culminando na apresentação de suas descobertas, o que promove o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação além da compreensão científica.

  • Divisão da turma em grupos para investigação de cada sentido
  • Construção de modelos do sistema nervoso utilizando materiais diversos
  • Pesquisa guiada sobre o funcionamento do sistema nervoso e dos sentidos
  • Preparação e execução de apresentações em grupo discussão dos projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas de trabalho. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e aos objetivos, divididos em grupos e começarão a pesquisa e a construção dos modelos. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus modelos e prepararão as apresentações, que serão realizadas no final da aula. Este cronograma permite tempo adequado para exploração, construção e síntese do conhecimento adquirido.

  • Aula 1: Introdução, divisão em grupos, início da pesquisa e construção dos modelos.
  • Aula 2: Finalização dos modelos, preparação e execução das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, na qualidade e criatividade dos modelos construídos, na profundidade da pesquisa realizada e na clareza das apresentações feitas. Serão avaliadas a compreensão dos conceitos do sistema nervoso e dos sentidos, a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de comunicação e a aplicação prática dos conhecimentos. A avaliação formativa ocorrerá por meio de observações diretas e feedback construtivo após as apresentações, visando ao crescimento contínuo do aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem massinha de modelar de diversas cores, fios de diferentes espessuras, placas de papelão, tesouras, cola e tintas. Além dos materiais físicos, será necessário acesso a fontes de pesquisa confiáveis, seja por livros didáticos ou por recursos online aprovados pelo professor. A provisionamento desses materiais e recursos informativos permitirá que os alunos explorem sua criatividade e aprofundem seu entendimento sobre o sistema nervoso de maneira interativa e engajadora.

  • Massinha de modelar
  • Fios de diferentes espessuras
  • Placas de papelão
  • Tesouras e cola
  • Tintas
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Livros didáticos e material de leitura sobre o sistema nervoso e os sentidos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo