Esta atividade pedagógica busca engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração do sistema nervoso e seu papel fundamental na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo humano, por meio de uma abordagem prática e interativa. Divididos em grupos, os alunos terão a missão de investigar um dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) e como estes interagem com o sistema nervoso para processar estímulos ambientais. Utilizando materiais como massinha de modelar, fios e placas de papelão, cada grupo construirá modelos básicos que representem o aspecto do sistema nervoso relacionado ao sentido investigado. Esta atividade não apenas estimula a criatividade e o trabalho em equipe, mas também proporciona uma compreensão mais profunda das funções vitais do sistema nervoso e dos processos sensoriais, consolidando o aprendizado por meio de pesquisas e apresentações elaboradas pelos próprios alunos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade abrangem o desenvolvimento de competências críticas nos alunos do 6º ano relacionadas à compreensão das estruturas e funções do sistema nervoso, a importância dos sentidos para a interação com o meio e as consequências do uso de substâncias psicoativas no funcionamento do sistema nervoso. Busca-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais, explicar como os sentidos trabalham em conjunto com o sistema nervoso para processar estímulos e identificar modos pelos quais substâncias psicoativas podem alterar esse processamento.
O conteúdo programático abordará o sistema nervoso humano, detalhando suas estruturas fundamentais e as funções associadas a cada parte, aprofundando no estudo dos cinco sentidos e como eles se conectam ao sistema nervoso para permitir a percepção do mundo exterior. Também será discutido o impacto de substâncias psicoativas no funcionamento normal do sistema nervoso, proporcionando uma visão integrada dos conceitos biológicos e de saúde relevantes. A prática de construir modelos representativos e realizar atividades interativas permitirá a consolidação do conhecimento teórico em uma experiência de aprendizagem significativa.
A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo em seu aprendizado por meio da construção de modelos do sistema nervoso e experimentação. Esta abordagem prática facilita a compreensão dos conteúdos teóricos ao possibilitar que os alunos visualizem e manipulem representações físicas dos conceitos estudados. Trabalhando em grupos, serão instigados a colaborar, pesquisar e compartilhar conhecimento, culminando na apresentação de suas descobertas, o que promove o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação além da compreensão científica.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas de trabalho. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e aos objetivos, divididos em grupos e começarão a pesquisa e a construção dos modelos. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus modelos e prepararão as apresentações, que serão realizadas no final da aula. Este cronograma permite tempo adequado para exploração, construção e síntese do conhecimento adquirido.
A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, na qualidade e criatividade dos modelos construídos, na profundidade da pesquisa realizada e na clareza das apresentações feitas. Serão avaliadas a compreensão dos conceitos do sistema nervoso e dos sentidos, a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de comunicação e a aplicação prática dos conhecimentos. A avaliação formativa ocorrerá por meio de observações diretas e feedback construtivo após as apresentações, visando ao crescimento contínuo do aluno.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem massinha de modelar de diversas cores, fios de diferentes espessuras, placas de papelão, tesouras, cola e tintas. Além dos materiais físicos, será necessário acesso a fontes de pesquisa confiáveis, seja por livros didáticos ou por recursos online aprovados pelo professor. A provisionamento desses materiais e recursos informativos permitirá que os alunos explorem sua criatividade e aprofundem seu entendimento sobre o sistema nervoso de maneira interativa e engajadora.
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