Neurônios em Ação: Uma Corrida Eletrizante

Desenvolvida por: Letíci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Sistema Nervoso

Neste plano de aula, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo do sistema nervoso, explorando como este coordena as ações motoras e sensoriais do corpo humano. Utilizando uma abordagem prática e interativa, os alunos construirão modelos simplificados de neurônios usando bolas de isopor e lã colorida para representar sinapses. A parte central da atividade será uma 'corrida de neurônios' gamificada, na qual os alunos, organizados em grupos, passarão mensagens simbólicas de 'neurônio' a 'neurônio' para demonstrar o processo de transmissão de impulsos nervosos. Esta atividade não só incentiva o aprendizado ativo e o trabalho em equipe mas também oferece aos alunos uma compreensão concreta da rapidez e eficiência do sistema nervoso humano.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em um aprendizado significativo sobre o funcionamento do sistema nervoso, destacando sua capacidade de coordenar ações motoras e sensoriais. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos possam identificar e explicar os componentes básicos do sistema nervoso, incluindo neurônios e sinapses, e como os impulsos nervosos são transmitidos entre eles. Também é um objetivo fomentar habilidades de trabalho em equipe e comunicação, à medida que os alunos participam da 'corrida de neurônios'.

  • Identificar os componentes principais do sistema nervoso.
  • Explicar o processo de transmissão de impulsos nervosos.
  • Demonstrar, por meio de uma simulação prática, a rapidez e eficiência do sistema nervoso na coordenação de ações motoras e sensoriais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante a atividade.
  • Refletir sobre a importância do sistema nervoso para o funcionamento do corpo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI06: Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • EF06CI07: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.
  • EF06CI08: Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Conteúdo Programático

Esta atividade se alinha com os componentes curriculares do 6º ano do Ensino Fundamental em Ciências, focando especificamente na estrutura e função do sistema nervoso. Os alunos irão explorar os conceitos fundamentais de como os neurônios operam e cooperam para processar e transmitir informações, um aspecto crucial para entender como o corpo humano percebe e interage com seu ambiente. Através desta abordagem prática, a atividade visa consolidar o conhecimento dos alunos sobre diferentes sistemas do corpo humano e sua interconexão.

  • Componentes do sistema nervoso: neurônios e sinapses.
  • Processo de transmissão de impulsos nervosos.
  • Coordenação de ações motoras e sensoriais pelo sistema nervoso.
  • Análise prática e trabalho em equipe como métodos de aprendizagem.

Metodologia

A metodologia desta atividade combina abordagens de 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', promovendo uma experiência educacional ativa e participativa. Iniciaremos com uma breve introdução teórica seguida por uma atividade prática onde os alunos construirão modelos de neurônios. Em seguida, a 'corrida de neurônios' permitirá que eles apliquem e visualizem conceitos de transmissão de impulsos nervosos de maneira lúdica e colaborativa.

  • Introdução teórica ao sistema nervoso.
  • Construção de modelos simplificados de neurônios e sinapses.
  • Realização da 'corrida de neurônios' em grupos.
  • Discussão e reflexão guiada sobre os resultados da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total requerirá 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao sistema nervoso e a construção dos modelos de neurônios. Na segunda aula, os alunos participarão da 'corrida de neurônios', seguida de uma sessão de discussão e reflexão.

  • Aula 1: Introdução e construção de modelos de neurônios (60 minutos)
  • Aula 2: 'Corrida de neurônios' e reflexão (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada tanto na participação individual quanto no desempenho do grupo durante a 'corrida de neurônios'. Avaliaremos a compreensão dos conceitos-chave relacionados ao sistema nervoso, a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de aplicar o conhecimento teórico em uma situação prática. Além disso, a reflexão pós-atividade será considerada, onde os alunos deverão expressar o que aprenderam sobre o sistema nervoso e sua importância.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários bolas de isopor de diferentes tamanhos para representar neurônios, lã colorida para as sinapses, cola, tesouras e marcadores coloridos. Esses materiais permitirão que os alunos criem modelos físicos de neurônios e simulem a transmissão de impulsos nervosos.

  • Bolas de isopor de diferentes tamanhos
  • Lã colorida
  • Cola
  • Tesouras
  • Marcadores coloridos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo