A atividade 'Biodiversidade Brasileira: O Jogo' consiste na criação e execução de um jogo de tabuleiro por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar a riqueza dos ecossistemas brasileiros. Divididos em equipes, os alunos serão encarregados de desenvolver o jogo, que incluirá perguntas sobre as características específicas dos ecossistemas, tais como paisagem, quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar, temperatura, além da flora e fauna características. Esta atividade não só promove o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, mas também estimula habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, e pensamento crítico. A metodologia ativa, incluindo 'Mão-na-massa', Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, será utilizada para engajar os alunos na aprendizagem ativa, encorajando-os a explorar e discutir os conceitos de forma dinâmica e participativa.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na exploração ativa dos ecossistemas brasileiros, promovendo um entendimento profundo das suas características, flora e fauna, e da importância da biodiversidade. Por meio da criação de um jogo de tabuleiro e do trabalho em equipe, os estudantes desenvolverão habilidades como pesquisa, síntese de informação, colaboração e pensamento crítico. Além disso, participando de rodas de debate e utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em jogos, os estudantes serão estimulados a refletir sobre as interações entre os diferentes componentes dos ecossistemas e a importância da conservação ambiental.
A biodiversidade dos ecossistemas brasileiros é um tema riquíssimo e vital para o entendimento dos alunos sobre meio ambiente e conservação. Explorando ecossistemas como a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, entre outros, os alunos aprenderão sobre as diversas características que definem cada um, além de se aprofundar no conhecimento da diversidade de vida que cada ecossistema suporta. Este conteúdo não apenas abrange aspectos biológicos, mas também incentiva uma reflexão crítica sobre os desafios ambientais da atualidade.
Para esta atividade, serão utilizadas metodologias ativas que permitam a participação ativa dos alunos. Inicialmente, será proposta uma 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos terão a oportunidade de pesquisar e organizar as informações necessárias para o desenvolvimento do jogo, promovendo a aprendizagem autônoma e colaborativa. Em seguida, nas 'Rodas de Debate', os alunos compartilharão suas descobertas e discutirão as questões ambientais relacionadas, incentivando o diálogo e o pensamento crítico. Por fim, a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será o momento de aplicar o conhecimento adquirido na criação e jogabilidade do tabuleiro, fazendo com que o aprendizado seja significativo e divertido.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão as pesquisas e o desenvolvimento do jogo. A segunda aula será dedicada à finalização dos jogos, às Rodas de Debate sobre as descobertas e à jogabilidade, onde os alunos poderão testar os jogos criados por seus colegas.
A avaliação será realizada por meio de observação contínua durante todo o processo, considerando o engajamento dos alunos, a participação nas atividades propostas e a qualidade do jogo desenvolvido. Serão avaliados a criatividade, a precisão das informações utilizadas, a colaboração entre os membros da equipe e a capacidade de argumentação durante as Rodas de Debate. Além disso, a funcionalidade e atratividade do jogo, como um recurso educacional, serão critérios importantes. A finalidade é entender como os alunos aplicam o conhecimento sobre biodiversidade dos ecossistemas brasileiros de maneira criativa e eficaz.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a recursos tais como: internet para pesquisa, materiais para a confecção dos jogos de tabuleiro (papelão, papeis coloridos, marcadores, tesouras, etc.), e espaços adequados para as Rodas de Debate. Será encorajado o uso de recursos digitais, como tablets ou computadores, para a pesquisa de informações adicionais sobre os ecossistemas. Livros didáticos e artigos científicos também serão recomendados para aprofundar o conhecimento dos alunos.
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