Biomas Brasileiros: Uma Aventura Sensorial

Desenvolvida por: Eric G… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecossistemas Brasileiros

A atividade propõe uma imersão nos diversos biomas brasileiros, onde os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos, com cada um explorando características específicas de um bioma (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa). Eles deverão investigar e apresentar informações sobre o tipo de solo, quantidade de água, disponibilidade de luz solar, fauna e flora típicas do bioma escolhido. Para tornar a experiência mais rica e sensorial, os grupos são incentivados a incluir amostras que representem cada aspecto estudado, como solo (real ou artificial), sons de animais típicos, imagens ou fotos da vegetação, e dados sobre a temperatura média. O objetivo é criar uma exposição interativa que permita aos visitantes, através de elementos visuais, táteis e auditivos, experienciar as características únicas de cada bioma. Esta abordagem busca não somente ensinar sobre os biomas de maneira teórica, mas também promover a aprendizagem através de uma vivência memorável e imersiva.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelos biomas brasileiros, promovendo um aprendizado interdisciplinar que engloba aspectos ecológicos, geográficos e biológicos. Visa fomentar o trabalho em equipe, a pesquisa e a capacidade de síntese e apresentação em público dos alunos. Além disso, busca desenvolver a conscientização acerca da importância da biodiversidade e da conservação ambiental. Através da experiência sensorial e interativa, espera-se que os alunos possam compreender mais profundamente as características, singularidades e a relevância ecológica dos diferentes biomas presentes no Brasil.

  • Conhecer as principais características dos biomas brasileiros.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação.
  • Promover a consciência sobre a importância da conservação ambiental.
  • Estimular o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizagem sensorial e interativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI07: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • EF07CI08: Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração e compreensão dos principais biomas brasileiros, focando em aspectos como biodiversidade, características físicas (solo, água, luz solar, temperatura) e impactos ambientais. A abordagem sensorial e prática visa facilitar o entendimento dos alunos sobre a complexidade e a importância dos ecossistemas estudados, bem como promover reflexões sobre sustentabilidade e proteção ambiental. Os alunos aprenderão não apenas sobre aspectos naturais mas também sobre como a ação humana afeta cada bioma.

  • Características dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa.
  • Biodiversidade: flora e fauna típicas de cada bioma.
  • Impactos ambientais e a importância da conservação dos biomas.
  • Trabalho em equipe e habilidades de pesquisa e apresentação.

Metodologia

A metodologia da atividade envolve pesquisa ativa, trabalho em equipe e criação de uma exposição sensorial dos biomas brasileiros. Cada grupo será responsável por um bioma e deverá utilizar diferentes fontes de informação para compilar dados sobre suas características. A preparação da exposição incentivará a criatividade e o uso de materiais variados para representar sensorialmente cada bioma. As apresentações serão feitas na própria sala de aula, transformada em um espaço de exposição interativo, onde os alunos poderão experimentar e compartilhar conhecimentos de maneira dinâmica.

  • Pesquisa guiada sobre cada bioma brasileiro.
  • Preparação de amostras e materiais sensoriais para a exposição.
  • Criação de apresentações orais e visuais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução sobre os biomas brasileiros, seguida pela divisão dos alunos em grupos e distribuição dos biomas para pesquisa. Em seguida, haverá um período para a preparação dos materiais e montagem da exposição. A aula concluirá com as apresentações dos grupos e uma visita guiada pela exposição interativa.

  • Aula 1: Introdução, divisão dos grupos, pesquisa, preparação e apresentação da exposição dos biomas brasileiros.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e representatividade dos materiais sensoriais preparados, na clareza e organização da apresentação, e na capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados o esforço e o engajamento dos alunos no desenvolvimento da atividade. Além disso, será avaliada a participação individual durante a visita à exposição, observando-se a capacidade de interação e o interesse demonstrado pelos biomas apresentados. Exemplos de critérios específicos incluem: precisão das informações coletadas, inovação na representação dos biomas, fluência e segurança na apresentação, e contribuição para o aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para pesquisa (livros, computadores com acesso à internet), materiais para a criação das representações sensoriais (terra, plantas artificiais, imagens impressas, gravações de sons de animais, etc.), e recursos para a apresentação (papéis, canetas, quadro branco). Também será preciso adaptar um espaço da sala de aula para acomodar a exposição interativa.

  • Computadores com acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais diversos para representações sensoriais (amostras de solo, plantas artificiais, imagens, sons).
  • Materiais para a produção de cartazes e apresentações (papéis, canetas, tesouras, cola).
  • Espaço adaptado da sala de aula para a exposição.

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