Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de compreender como o efeito estufa funciona e qual o seu impacto sobre as temperaturas globais. Usando materiais simples como garrafas PET, termômetros e lâmpadas, os alunos construirão dois 'modelos de terra'. Um desses modelos simulará o acúmulo de gases de efeito estufa ao ser coberto com uma camada de plástico, enquanto o outro representará a Terra sem esses gases, permanecendo descoberto. Ao colocar ambos os modelos sob a luz das lâmpadas, que funcionam como uma fonte de calor semelhante ao Sol, os estudantes poderão observar o aumento da temperatura dentro do modelo coberto comparativamente ao descoberto. Esta experiência visa ilustrar de maneira tangível como o acúmulo de gases na atmosfera pode levar ao aquecimento global, contribuindo para uma discussão crítica sobre as ações humanas que intensificam esse fenômeno e explorando formas de mitigar esses impactos.
O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão clara do funcionamento do efeito estufa e do seu papel crítico no aquecimento global. Espera-se que, mediante uma metodologia ativa, que colocará os estudantes como protagonistas na construção do seu conhecimento, eles possam desenvolver uma compreensão prática e crítica sobre este fenômeno ambiental. Além disso, a atividade almeja estimular o pensamento científico por meio da experimentação, encorajando os alunos a levantar hipóteses, observar resultados e comparar conclusões de uma maneira que engaje seu espírito investigativo.
O conteúdo desta atividade insere-se no estudo dos sistemas terrestres e suas interações. Enfatizando o papel dos gases de efeito estufa, a atividade promove a compreensão de conceitos fundamentais relacionados às mudanças climáticas, ao aquecimento global e à sustentabilidade. Além disso, tangencia o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas ao permitir que os alunos avaliem o impacto das atividades humanas sobre o ambiente.
A metodologia ativa será o carro-chefe desta atividade, convidando os alunos a participar ativamente da construção do conhecimento através de uma experimentação prática. A interação com os materiais, a observação dos fenômenos e a discussão em grupo são partes integrantes deste processo, que visa a criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.
A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida em fases de construção dos modelos, execução do experimento (incluindo o período sob a luz) e discussão dos resultados.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade, incluindo a construção e análise dos modelos experimentais, bem como na profundidade das observações e conclusões compartilhadas durante a discussão em grupo. Será valorizada a capacidade dos alunos de conectar os resultados experimentais com os conceitos teóricos de efeito estufa, bem como sua habilidade de sugerir e refletir sobre medidas práticas de mitigação desse fenômeno.
Para a realização deste experimento, serão necessários materiais simples e de fácil acesso, promovendo o aprendizado prático e sustentável. Essa abordagem não apenas facilita a realização da atividade em diferentes contextos educacionais, mas também reforça a importância da criatividade e da reutilização de materiais no processo de aprendizagem.
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