A atividade 'Engenhocas do Futuro' é projetada para envolver os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na exploração das máquinas simples e como estas têm evoluído ao longo da história para influenciar a engenharia e a tecnologia modernas. Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos inicialmente realizam uma pesquisa em casa sobre os diferentes tipos de máquinas simples (alavanca, plano inclinado, roda e eixo, entre outras) e suas aplicações ao longo dos tempos. Posteriormente, na sala de aula, eles são desafiados a aplicar esses conhecimentos de forma prática, trabalhando em grupo para criar protótipos de invenções que solucionem problemas cotidianos usando materiais recicláveis. Esta atividade incentiva não apenas o aprendizado teórico, mas também habilidades importantes como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Ao final, cada grupo tem a oportunidade de apresentar sua inovação para a turma, discutindo o princípio científico que a fundamenta e como ela poderia ser aplicada na vida diária.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão prática e teórica das máquinas simples e sua importância histórica na solução de problemas cotidianos através da inovação. Ao realizar a pesquisa em casa e, posteriormente, aplicar esse conhecimento na criação de protótipos, os estudantes terão a oportunidade de explorar a função e o impacto das máquinas simples na tecnologia e na engenharia. Além disso, o trabalho em equipe e a criatividade serão estimulados, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades interpessoais e de solução de problemas enquanto aplicam a teoria à prática.
O conteúdo programático abrange o estudo das máquinas simples, enfatizando sua relevância histórica e contemporânea. Será explorada a evolução dessas máquinas ao longo do tempo e como elas serviram de base para o desenvolvimento de tecnologias avançadas. Através da atividade prática de criação de protótipos, os estudantes poderão aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas reais, estimulando a compreensão sobre a importância da inovação e da sustentabilidade na tecnologia.
A atividade será guiada utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão a pesquisa sobre máquinas simples como tarefa de casa, incentivando o aprendizado autônomo. Em sala, a Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada para motivar a construção dos protótipos, transformando conhecimento teórico em prático de maneira lúdica e interativa. Essas metodologias ativas visam a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades além do conteúdo programático.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão suas pesquisas e começarão a trabalhar nos protótipos. A segunda aula será dedicada à finalização dos protótipos e à apresentação e discussão dos projetos.
A avaliação será baseada na pesquisa realizada, na criatividade e na funcionalidade do protótipo criado, bem como na apresentação do projeto. Pontuação adicional será atribuída pelo trabalho em equipe, mostrando como os alunos colaboraram e se comunicaram durante o processo. Serão considerados também a aplicabilidade do protótipo na vida cotidiana e a clareza na explicação dos princípios científicos envolvidos. A capacidade de reflexão sobre sustentabilidade e reciclagem na criação de novas tecnologias será um critério adicional de avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos (plástico, papelão, metais, etc.), ferramentas básicas de montagem (cola, tesoura, fita adesiva), bem como acesso à internet para a pesquisa inicial. Além disso, uma sala de aula que permita trabalho em grupo e discussões em equipe é essencial para a dinâmica da atividade.
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