Na atividade 'Exploradores da Biodiversidade', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a biodiversidade de um parque ou reserva natural próxima, através de uma saída de campo educativa. Antes da saída de campo, serão realizadas aulas teóricas para introduzir os alunos aos conceitos fundamentais de ecossistemas, cadeias alimentares e a importância da conservação da biodiversidade. Durante a saída, os alunos serão divididos em grupos e receberão listas de espécies (plantas, animais, fungos) para observar, registrar e coletar informações. Este exercício visa não apenas a identificação das espécies, mas também a compreensão de suas funções e interações dentro do ecossistema. Após a saída, uma sessão de compartilhamento de descobertas em sala de aula incentiva a discussão e reflexão sobre o papel de cada espécie na manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico. Esta atividade tem como objetivo promover a consciência ambiental nos alunos, além de habilidades de observação, pesquisa e trabalho em equipe.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão integrada dos ecossistemas e da importância da biodiversidade para a manutenção dos mesmos. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de observação direta, registro sistemático de informações e capacidade de trabalhar em grupo para discutir e analisar dados coletados em campo. Através desta experiência prática, os alunos poderão relacionar conceitos teóricos com a realidade observada, reforçando o aprendizado e estimulando a curiosidade e o respeito pelo meio ambiente.
O programa cobre conceitos fundamentais relacionados à ecologia, como ecossistemas, cadeias e teias alimentares, e a importância da biodiversidade. Adicionalmente, enfoca o desenvolvimento de habilidades práticas de observação da natureza e coleta de dados em campo, além de promover uma reflexão crítica sobre o impacto humano nos ambientes naturais e a importância de ações de conservação.
A metodologia incorpora uma combinação de ensino teórico em sala de aula e experiência prática em campo. Antes da saída, será utilizada a metodologia ativa para abordar os conceitos-chave, seguida pela saída de campo 'mão-na-massa' para observação direta e registro das espécies. Após o retorno, a roda de debate facilitará a discussão e análise das informações coletadas, e a aprendizagem baseada em jogos reforçará os conceitos de maneira dinâmica e interativa.
A atividade é dividida em duas aulas de 50 minutos cada, abrangendo tanto a preparação teórica quanto o compartilhamento pós-saÃda. A saída de campo terá duração de 2 horas, ocorrendo entre as sessões teóricas.
A avaliação será baseada na participação ativa durante todas as etapas da atividade, na qualidade dos registros feitos em campo e na contribuição individual para as discussões em grupo. Um relatório de grupo, incluindo observações, análises e reflexões sobre a experiência, será solicitado ao final. Este relatório deverá evidenciar o entendimento dos alunos sobre a importância da biodiversidade e dos ecossistemas, bem como sua capacidade de observação e análise crítica dos impactos humanos na natureza.
Serão utilizados diversos recursos para a realização desta atividade, incluindo material de apoio didático para as aulas teóricas, ferramentas de observação como binóculos e lupas durante a saída de campo, além de recursos digitais como aplicativos de identificação de espécies e plataformas online para a organização e discussão das informações coletadas.
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