Exploradores da Biodiversidade

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biodiversidade e Sustentabilidade

Na atividade 'Exploradores da Biodiversidade', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a biodiversidade de um parque ou reserva natural próxima, através de uma saída de campo educativa. Antes da saída de campo, serão realizadas aulas teóricas para introduzir os alunos aos conceitos fundamentais de ecossistemas, cadeias alimentares e a importância da conservação da biodiversidade. Durante a saída, os alunos serão divididos em grupos e receberão listas de espécies (plantas, animais, fungos) para observar, registrar e coletar informações. Este exercício visa não apenas a identificação das espécies, mas também a compreensão de suas funções e interações dentro do ecossistema. Após a saída, uma sessão de compartilhamento de descobertas em sala de aula incentiva a discussão e reflexão sobre o papel de cada espécie na manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ecológico. Esta atividade tem como objetivo promover a consciência ambiental nos alunos, além de habilidades de observação, pesquisa e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão integrada dos ecossistemas e da importância da biodiversidade para a manutenção dos mesmos. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de observação direta, registro sistemático de informações e capacidade de trabalhar em grupo para discutir e analisar dados coletados em campo. Através desta experiência prática, os alunos poderão relacionar conceitos teóricos com a realidade observada, reforçando o aprendizado e estimulando a curiosidade e o respeito pelo meio ambiente.

  • Compreender a estrutura e funcionamento de ecossistemas.
  • Reconhecer a importância da biodiversidade.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro de dados em campo.
  • Promover a capacidade de trabalho em equipe e discussão colaborativa.
  • Estimular a consciência ecológica e o respeito pelo meio ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI08 - Comparar as cadeias alimentares com as teias alimentares, identificando a maior complexidade destas últimas e sua importância para a manutenção dos ecossistemas.
  • EF07CI09 - Argumentar, com base em evidências, sobre os impactos da ação humana nos ambientes, considerando medidas de conservação, preservação e recuperação.

Conteúdo Programático

O programa cobre conceitos fundamentais relacionados à ecologia, como ecossistemas, cadeias e teias alimentares, e a importância da biodiversidade. Adicionalmente, enfoca o desenvolvimento de habilidades práticas de observação da natureza e coleta de dados em campo, além de promover uma reflexão crítica sobre o impacto humano nos ambientes naturais e a importância de ações de conservação.

  • Conceitos de ecossistemas e biodiversidade.
  • Estrutura e dinâmica das cadeias e teias alimentares.
  • Observação e registro de espécies em seus habitats naturais.
  • Discussão sobre impactos humanos e conservação da biodiversidade.

Metodologia

A metodologia incorpora uma combinação de ensino teórico em sala de aula e experiência prática em campo. Antes da saída, será utilizada a metodologia ativa para abordar os conceitos-chave, seguida pela saída de campo 'mão-na-massa' para observação direta e registro das espécies. Após o retorno, a roda de debate facilitará a discussão e análise das informações coletadas, e a aprendizagem baseada em jogos reforçará os conceitos de maneira dinâmica e interativa.

  • Aula teórica com metodologia ativa.
  • Saída de campo para observação e registro.
  • Roda de debate para compartilhamento das descobertas.
  • Aprendizagem baseada em jogos para consolidação dos conceitos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é dividida em duas aulas de 50 minutos cada, abrangendo tanto a preparação teórica quanto o compartilhamento pós-saída. A saída de campo terá duração de 2 horas, ocorrendo entre as sessões teóricas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de ecossistemas e biodiversidade.
  • Saída de campo: Observação e registro de espécies na reserva natural.
  • Aula 2: Compartilhamento das descobertas e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante todas as etapas da atividade, na qualidade dos registros feitos em campo e na contribuição individual para as discussões em grupo. Um relatório de grupo, incluindo observações, análises e reflexões sobre a experiência, será solicitado ao final. Este relatório deverá evidenciar o entendimento dos alunos sobre a importância da biodiversidade e dos ecossistemas, bem como sua capacidade de observação e análise crítica dos impactos humanos na natureza.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados diversos recursos para a realização desta atividade, incluindo material de apoio didático para as aulas teóricas, ferramentas de observação como binóculos e lupas durante a saída de campo, além de recursos digitais como aplicativos de identificação de espécies e plataformas online para a organização e discussão das informações coletadas.

  • Material didático sobre ecossistemas e biodiversidade.
  • Binóculos e lupas para observação em campo.
  • Aplicativos de identificação de espécies.
  • Plataformas online para compartilhamento e discussão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo