Exploradores dos Ecossistemas

Desenvolvida por: Tati M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Ecossistemas Brasileiros

Nesta atividade prática, denominada 'Exploradores dos Ecossistemas', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no estudo dos diversos ecossistemas brasileiros, como a Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. Eles serão divididos em grupos e a cada um será atribuído um ecossistema específico para pesquisa. O foco estará em investigar as principais características de seu ecossistema designado - paisagem, quantidade de água, tipo de solo, disponibilidade de luz solar e temperatura - e como esses fatores se correlacionam com a flora e fauna específicas da região. Após extensiva pesquisa, cada grupo utilizará materiais recicláveis para construir um modelo tridimensional do ecossistema estudado, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa das características únicas de cada habitat. A atividade culminará com apresentações em grupo, onde cada um compartilhará suas descobertas, enfatizando a importância da conservação dos ecossistemas brasileiros. Este projeto visa não apenas aprofundar o conhecimento científico dos estudantes, mas também fomentar a conscientização ambiental e a importância da sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo deste projeto é capacitar os alunos a compreenderem as características fundamentais dos ecossistemas brasileiros, identificando os complexos inter-relacionamentos entre clima, solo, água, flora e fauna. Visa-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação, enquanto os estudantes se engajam ativamente na construção de conhecimento científico através de métodos práticos e criativos. Além disso, procuramos promover uma conscientização ambiental, destacando a importância da conservação de ecossistemas e da biodiversidade, fundamentais para a sustentabilidade do planeta.

  • Identificar e compreender as principais características dos ecossistemas brasileiros.
  • Correlacionar as condições ambientais com a diversidade de flora e fauna de cada ecossistema.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na construção de modelos tridimensionais.
  • Promover a consciência sobre a importância da conservação dos ecossistemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI07: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
  • EF07CI08: Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Conteúdo Programático

A atividade 'Exploradores dos Ecossistemas' aborda um amplo espectro de conteúdos programáticos vinculados ao currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Através da pesquisa e construção de modelos, os alunos explorarão aspectos da biodiversidade, interações ecológicas, importância do clima, solo, recursos hídricos e luz solar na sustentação dos ecossistemas. Adicionalmente, haverá um enfoque especial na análise dos desafios contemporâneos relacionados à conservação dos habitats naturais e suas implicações para a vida na Terra.

  • Características dos ecossistemas brasileiros.
  • Biodiversidade: flora e fauna.
  • Fatores abióticos: solo, água, luz solar e temperatura.
  • Impactos ambientais e conservação dos habitats.
  • Construção de modelos tridimensionais como forma de representação do conhecimento.

Metodologia

A abordagem metodológica da atividade 'Exploradores dos Ecossistemas' é fundamentada na aprendizagem ativa e no método mão-na-massa. Os alunos serão incentivados a realizar pesquisas em grupo sobre seu ecossistema designado, favorecendo uma investigação aprofundada e colaborativa. A construção dos modelos tridimensionais permitirá uma representação tangível dos ecossistemas, reforçando o entendimento teórico através da prática. Finalmente, as apresentações servirão como um espaço de compartilhamento de conhecimento e de reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

  • Pesquisa em grupos sobre ecossistemas brasileiros.
  • Construção de modelos tridimensionais com materiais recicláveis.
  • Apresentações em grupo para compartilhar descobertas.
  • Debate e reflexão sobre conservação e sustentabilidade.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a divisão dos grupos, a explicação da atividade e o início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à construção dos modelos tridimensionais e às apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa (60 minutos).
  • Aula 2: Construção dos modelos e apresentações (60 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será multidimensional, contemplando tanto o processo de pesquisa e construção dos modelos quanto a qualidade e clareza das apresentações. Será dada especial atenção à criatividade, precisão científica e habilidade de relacionar características do ecossistema com sua flora e fauna. Os grupos também serão avaliados pela colaboração e trabalho em equipe. Para uma avaliação mais completa, pode-se incluir uma autoavaliação dos alunos sobre seu desempenho e contribuição para o projeto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Exploradores dos Ecossistemas' incluem acesso a livros didáticos, artigos, websites confiáveis para pesquisa, materiais recicláveis diversos (papelão, plásticos, tecidos, etc.) para a construção dos modelos tridimensionais, além de ferramentas básicas como tesouras, colas e tintas. Computadores ou tablets também podem ser úteis para a fase de pesquisa.

  • Livros e artigos sobre ecossistemas brasileiros.
  • Materiais recicláveis para construção dos modelos.
  • Ferramentas para construção (cola, tesoura, tinta).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo