Nutrição e Tecnologia: O Impacto nos Hábitos Alimentares

Desenvolvida por: Andrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Tecnologia e Qualidade de Vida

A atividade 'Nutrição e Tecnologia: O Impacto nos Hábitos Alimentares' foi desenvolvida para investigar como as tecnologias digitais influenciam os hábitos alimentares dos indivíduos. Utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão convidados a entrar no mundo digital para explorar diferentes fontes de informação, como aplicativos de dieta, blogs de nutrição, vídeos educativos sobre alimentação saudável, entre outros recursos. Divididos em grupos, realizarão pesquisas guiadas para descobrir novas tendências nutricionais impulsionadas pela tecnologia. Após a fase de pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas por meio de um relatório detalhado, enfocando como essas tecnologias podem impactar positiva ou negativamente a nutrição e a qualidade de vida. A culminância do projeto se dará em uma Roda de Debate, espaço onde os alunos poderão discutir suas descobertas, confrontar visões e refletir criticamente sobre o papel da tecnologia na alimentação contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, objetiva-se proporcionar aos alunos uma maior compreensão sobre como as tecnologias digitais podem transformar os hábitos alimentares, para melhor ou para pior. Pretende-se cultivar no aluno a habilidade de realizar pesquisas autônomas utilizando diversas fontes digitais, bem como desenvolver sua capacidade de análise crítica e argumentação. Além disso, a atividade visa fomentar o trabalho em equipe, incentivando a troca de conhecimentos e perspectivas diversas entre os participantes. Ao final, espera-se que os alunos consigam identificar formas responsáveis e conscientes de utilizar a tecnologia para promover uma alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida.

  • Explorar o impacto das tecnologias digitais nos hábitos alimentares
  • Desenvolver habilidades de pesquisa em fontes digitais diversas
  • Fomentar a capacidade de síntese e apresentação de informações coletadas
  • Promover o diálogo e a reflexão crítica sobre nutrição e tecnologia
  • Estimular o trabalho em equipe e a troca de ideias

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI11: Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a tecnologia na nutrição e qualidade de vida, partindo dos conceitos básicos sobre alimentação saudável até a introdução de tendências nutricionais tecnológicas. Será oferecido um panorama sobre o desenvolvimento tecnológico e sua influência na alimentação, com ênfase em ferramentas digitais, como apps de dieta e blogs de nutrição. Esta jornada pelo conhecimento nutricional será direcionada pela curiosidade e pelo interesse investigativo dos alunos, criando uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa.

  • Introdução às tecnologias digitais na alimentação
  • Aplicativos de dieta e nutrição: características e impactos
  • Blogs e websites sobre alimentação saudável
  • Vídeos educativos sobre nutrição
  • Análise crítica das influências tecnológicas na alimentação

Metodologia

A metodologia adotada para a realização desta atividade pedagógica será a Aprendizagem Baseada em Projetos, integrada à técnica da Roda de Debate. Esta abordagem coloca os alunos como protagonistas de sua aprendizagem, incentivando a pesquisa ativa e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar e debater, promovendo um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos. A fase de pesquisa digital será seguida pela elaboração de relatórios e culminará em debates, onde os alunos poderão apresentar e argumentar suas descobertas.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Pesquisa em Fontes Digitais
  • Elaboração de Relatórios
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas fases principais, distribuídas em um total de 2 horas, sendo cada aula de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e organizarão as pesquisas em grupos. Na segunda aula, ocorrerá a Roda de Debate, momento para compartilhar as descobertas e discutir os impactos da tecnologia na alimentação.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e organização das pesquisas em grupos
  • Aula 2: Apresentação dos relatórios e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, levando em conta a participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto. A qualidade e a profundidade da pesquisa realizada, a elaboração do relatório de descobertas e a contribuição para a Roda de Debate serão critérios fundamentais. Além disso, será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, a argumentação e o respeito pelas ideias dos colegas durante o debate. Exemplos de avaliação poderão incluir checklists de participação, rubricas para análise dos relatórios e observação do desempenho individual e coletivo durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário o acesso a recursos digitais, como computadores ou tablets com conexão à internet, que permitirão aos alunos realizar pesquisas em variadas fontes digitais. Materiais de apoio didático, como artigos, infográficos e vídeos sobre tecnologia e nutrição, também serão utilizados. Adicionalmente, será preparado um ambiente adequado para a Roda de Debate, com cadeiras dispostas em círculo para facilitar a interação e a comunicação entre os participantes.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Artigos e infográficos sobre tecnologia e nutrição
  • Vídeos educativos sobre hábitos alimentares saudáveis
  • Espaço preparado para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo