Esta atividade objetiva capacitar os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental a analisar e comparar indicadores de saúde de diferentes regiões, empregando ferramentas visuais como gráficos e mapas. Os alunos serão encorajados a investigar possíveis causas para as disparidades observadas nos indicadores de saúde e, posteriormente, elaborar uma cartilha temática que destaque estas diferenças e discuta o impacto das políticas públicas sobre as condições de saúde nas áreas analisadas. A cartilha final ainda deverá conter propostas de medidas governamentais que possam melhorar ou impactar positivamente a saúde nessas regiões. Este projeto propõe uma imersão profunda no entendimento da interligação entre saúde pública e políticas governamentais, incentivando uma reflexão crítica e propositiva sobre o tema.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar dados de saúde pública e de compreender a importância das políticas públicas no contexto da saúde. À medida que conduzirem suas pesquisas e análises, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades críticas de pensamento, aprendam a trabalhar de forma colaborativa, e se tornem mais conscientes sobre as desigualdades em saúde entre diferentes regiões. Esta experiência prática também visa incentivar nos alunos a capacidade de advocacia e participação cívica mediante a proposta de soluções para melhorar a saúde pública.
Ao longo desta atividade, os alunos irão explorar uma variedade de indicadores de saúde, como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças. Através da análise destes dados, os estudantes aprenderão a construir gráficos e mapas para visualizar as disparidades de saúde. Além de fomentar a habilidade analítica dos estudantes, a atividade se propõe a desenvolver a capacidade deles de argumentar e sugerir políticas públicas informadas por sua análise.
A atividade será executada seguindo a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos, em grupos, conduzirão uma investigação sobre os indicadores de saúde, farão comparações visuais e elaborarão uma cartilha temática. Esta metodologia facilita a aprendizagem prática, colaborativa e reflexiva, conforme os alunos se envolvem diretamente na resolução de questões reais relacionadas à saúde pública e políticas públicas.
A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos pesquisarão dados e começarão a construir seus gráficos. Na segunda sessão, eles completarão seus mapas visuais e trabalharão na elaboração da cartilha temática.
A avaliação será baseada na contribuição individual dos alunos para o projeto de grupo, a profundidade da análise apresentada nos gráficos e mapas, a qualidade e criatividade da cartilha temática produzida, além de uma apresentação oral do projeto. Serão avaliados especialmente a capacidade de interpretação dos dados, o uso eficaz de ferramentas visuais, a coerência e fundamentação das propostas de políticas públicas sugeridas, e a habilidade de trabalhar em equipe.
Para a execução dessa atividade, será necessário acesso à internet para a pesquisa de dados, computadores ou tablets com software de planilhas para a elaboração de gráficos e mapas, materiais de escritório para a criação da cartilha temática, e acesso a bibliotecas ou bancos de dados públicos de saúde.
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