Biomas em Jogo

Desenvolvida por: Rosile… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Biomas Brasileiros

Este plano de aula é desenhado para explorar a vasta diversidade dos biomas brasileiros através de uma abordagem lúdica e interativa, promovendo a Aprendizagem Baseada em Jogos. Utilizando a metodologia ativa, especialmente a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros de forma dinâmica e divertida. Antes da atividade em sala, os estudantes deverão estudar em casa sobre o bioma que sua equipe representará, cobrindo aspectos como clima, flora, fauna, preservação e impactos ambientais. No dia da competição, serão apresentados quizes e charadas que desafiarão os alunos a aplicarem e expandirem seus conhecimentos. Esta atividade fomenta não só o aprendizado sobre a biodiversidade brasileira e sua importância global, mas também estimula habilidades importantes como trabalho em equipe, pesquisa e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos diferentes biomas brasileiros, incentivando a pesquisa individual e coletiva, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e sob pressão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar as características únicas de cada bioma, incluindo clima, fauna e flora, e compreendam a importância da preservação desses ambientes. Além disso, a atividade busca desenvolver a capacidade de síntese e apresentação de informações, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos pelos temas de conservação ambiental e biodiversidade.

  • Compreender as características principais dos biomas brasileiros.
  • Identificar as espécies de flora e fauna típicas de cada bioma.
  • Entender os principais desafios para a preservação dos biomas e suas consequências ambientais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação.
  • Estimular a consciência e responsabilidade ambiental nos alunos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está dividido de forma a abranger os diversos aspectos dos biomas brasileiros. Inicialmente, os alunos irão estudar sobre os principais biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, focando em suas características climáticas, geográficas, flora e fauna. Além disso, o plano aborda os desafios atuais para a preservação destes biomas, incluindo os impactos das atividades humanas e as estratégias de conservação. Este enfoque interdisciplinar visa proporcionar uma compreensão holística dos biomas, encorajando os alunos a refletirem sobre suas ações e o impacto no meio ambiente.

  • Características dos biomas brasileiros.
  • Fauna e flora típica de cada bioma.
  • Impactos ambientais e ações antrópicas nos biomas.
  • Estratégias de preservação dos biomas brasileiros.

Metodologia

Esta atividade será executada através de metodologias ativas, promovendo a participação ativa dos alunos. Inicialmente, na Sala de Aula Invertida, os alunos estudarão em casa sobre o bioma que irão representar. Durante a atividade, a metodologia Atividade Mão-na-massa será aplicada através dos desafios e quizes. A Roda de Debate será utilizada para discutir os resultados, estratégias encontradas pelas equipes, e reflexões sobre as ações de preservação dos biomas. A Aprendizagem Baseada em Jogos, por sua vez, permitirá a aplicação dos conhecimentos de forma dinâmica e engajadora, reforçando o aprendizado de maneira significativa.

  • Sala de Aula Invertida
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução e revisão do que foi estudado em casa, inicia-se a competição com quizes e desafios relacionados aos biomas. Na segunda aula, continuam-se os desafios e conclui-se com uma Roda de Debate para discussão dos resultados e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução, revisão do estudo prévio e início da competição.
  • Aula 2: Continuação da competição e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, baseada na participação, engajamento e contribuição dos alunos para o sucesso de sua equipe. Serão avaliados o entendimento dos conceitos estudados, a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de aplicar o conhecimento de forma criativa durante a competição. Além disso, a capacidade de reflexão crítica será avaliada durante a Roda de Debate, onde os argumentos apresentados, a compreensão dos desafios ambientais enfrentados pelos biomas e as soluções propostas serão considerados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa prévia, projeção de slides para apresentação dos quizes e desafios, além de materiais para escrita e desenho, permitindo aos alunos expressarem suas respostas e ideias de maneira criativa. Materiais recicláveis também podem ser utilizados para a criação de maquetes ou outros recursos visuais que representem cada bioma.

  • Acesso à internet para pesquisa prévia.
  • Projetor e tela para apresentação dos quizes.
  • Materiais de escrita e desenho.
  • Materiais recicláveis para atividades práticas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo