Circuitando em Ação

Desenvolvida por: Giseli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Eletricidade

A atividade 'Circuitando em Ação' é projetada para introduzir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental aos conceitos básicos de circuitos elétricos, através de uma metodologia ativa e participativa. Os alunos serão organizados em pequenos grupos e receberão o desafio de construir circuitos elétricos simples utilizando materiais como pilhas, fios, lâmpadas e interruptores. Este exercício prático visa não apenas ensinar os princípios básicos da eletricidade, mas também incentivar a colaboração, o pensamento crítico e a aplicação de conceitos teóricos em situações práticas. Durante a atividade, os estudantes terão a oportunidade de testar e modificar seus circuitos, promovendo um entendimento mais aprofundado sobre como diferentes componentes influenciam o funcionamento dos circuitos. Além disso, uma roda de debate será organizada para que os alunos possam compartilhar suas observações e resultados, comparando-os com os circuitos elétricos residenciais e discutindo sobre o consumo energético e a segurança em instalações elétricas. Esta atividade busca assim correlacionar os conceitos teóricos vistos em sala com aplicações práticas e cotidianas, preparando os alunos para uma compreensão integral do tema.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 8º ano uma compreensão prática e teórica sobre circuitos elétricos, familiarizando-os com os componentes básicos e suas funções dentro de um circuito. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de construir e explicar o funcionamento de um circuito elétrico simples, além de identificar suas semelhanças e diferenças com circuitos elétricos residenciais. Através do método de aprendizagem baseada em projetos, queremos também desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidade de relacionar teoria e prática. Este envolvimento ativo visa fortalecer a autonomia do aluno na construção do conhecimento, bem como consolidar conceitos importantes da eletricidade que serão fundamentais para seu desenvolvimento acadêmico e compreensão do mundo.

  • Construir circuitos elétricos simples e funcionais.
  • Identificar e explicar o papel dos componentes de um circuito elétrico.
  • Comparar circuitos elétricos simples com circuitos residenciais.
  • Discutir sobre a segurança e eficiência energética em instalações elétricas.
  • Aplicar conceitos teóricos de eletricidade em contextos práticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08CI02: Construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais.
  • EF08CI03: Classificar equipamentos elétricos residenciais (chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira etc.) de acordo com o tipo de transformação de energia (da energia elétrica para a térmica, luminosa, sonora e mecânica, por exemplo).
  • EF08CI04: Calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal.

Conteúdo Programático

A atividade 'Circuitando em Ação' se insere no conteúdo programático de eletricidade do 8º ano do Ensino Fundamental, explorando a construção de circuitos elétricos simples, a identificação de seus componentes e a compreensão de suas funções, além da análise do consumo energético de aparelhos elétricos residenciais. Esta abordagem prática e dialogada permite aos alunos visualizar e aplicar os conceitos teóricos de eletricidade, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Ao relacionar a teoria com práticas experimentais, prepara-se o aluno para uma compreensão mais apurada sobre o consumo consciente de energia e a importância da segurança em instalações elétricas dentro e fora de casa.

  • Componentes de circuitos elétricos: pilhas, fios, lâmpadas e interruptores.
  • Construção e teste de circuitos elétricos simples.
  • Análise do funcionamento e do propósito de circuitos elétricos.
  • Segurança elétrica e medidas preventivas em instalações elétricas.
  • Consumo energético de aparelhos elétricos residenciais e impacto ambiental.

Metodologia

A metodologia adotada para a atividade 'Circuitando em Ação' integra uma abordagem mão-na-massa, incentivando os alunos a aprenderem fazendo. Em um ambiente colaborativo, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para construir e testar circuitos elétricos, promovendo a experimentação direta e a solução de problemas em equipe. A metodologia da roda de debate será empregada após a fase prática, permitindo que os alunos discutam e compartilhem suas descobertas, relacionando-as com os conteúdos teóricos e a vida cotidiana. A sala de aula invertida será utilizada inicialmente, com materiais de apoio e vídeos disponibilizados pré-aula para que os estudantes venham preparados para a prática. Esta combinação de técnicas pedagógicas favorece uma aprendizagem ativa, onde o aluno é o centro do processo educativo.

  • Atividade Mão-na-massa para construção de circuitos.
  • Roda de debate para discussão de observações e resultados.
  • Sala de Aula Invertida preparando os alunos para o experimento.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá um total de 10 horas, divididas em 6 aulas de 100 minutos cada, oferecendo tempo suficiente para abranger tanto a parte teórica quanto a prática. Esta distribuição permite que os alunos absorvam os conteúdos, preparem-se adequadamente para as atividades práticas e revisem os conceitos discutidos.

  • Aula 1: Introdução à eletricidade e segurança dos circuitos.
  • Aula 2: Exploração dos materiais e planejamento dos circuitos.
  • Aula 3: Construção e teste dos circuitos em grupos.
  • Aula 4: Continuação dos testes e início das modificações dos circuitos.
  • Aula 5: Roda de debate - apresentações dos grupos e comparações.
  • Aula 6: Revisão dos conceitos e discussão sobre consumo energético.

Avaliação

A avaliação será baseada em uma combinação de participação ativa, contribuição para o trabalho em equipe, sucesso na construção dos circuitos conforme os requisitos propostos, e a capacidade de relacionar a prática realizada com a teoria. Os alunos serão também avaliados pela participação na roda de debate, demonstrando compreensão sobre o impacto dos dispositivos elétricos no consumo energético residencial e importância das medidas de segurança. Este método de avaliação permite não apenas verificar o entendimento dos conceitos científicos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade 'Circuitando em Ação' incluem um conjunto de materiais para a montagem dos circuitos elétricos, tais como pilhas (ou baterias), fios condutores, lâmpadas, interruptores e protoboards. Além disso, ferramentas de medição como multímetros serão disponibilizadas para testar os circuitos. Materiais de apoio didático, vídeos explicativos e fichas de segurança também serão providenciados para complementar a aprendizagem e garantir o uso seguro dos equipamentos elétricos.

  • Pilhas/baterias, fios condutores, interruptores, lâmpadas, protoboards.
  • Multímetros e equipamentos para teste de circuitos.
  • Vídeos tutoriais e materiais de apoio didático.
  • Fichas de instrução e segurança.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo