Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se aprofundar nos diversos aspectos do sistema respiratório, explorando temas como a troca gasosa, a anatomia dos pulmões e os impactos ambientais na saúde respiratória. Essa exploração se dará por meio de uma metodologia ativa, a Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão incentivados a realizar pesquisas em casa sobre um tema especificamente designado a eles. Posteriormente, esses alunos compartilharão suas descobertas na sala de aula, em um debate estruturado que visa fomentar a discussão crítica e construtiva sobre a importância de manter um sistema respiratório saudável e os efeitos da poluição e outros fatores ambientais prejudiciais. Este formato de atividade visa não apenas o aumento do conhecimento factual sobre o sistema respiratório, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas de pensamento, pesquisa e argumentação, valorizando a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e detalhada sobre o sistema respiratório, incluindo sua anatomia, funcionamento e a importância da qualidade do ar para a saúde respiratória. Ao se engajarem em uma pesquisa autônoma seguida de um debate em classe, os alunos desenvolverão habilidades vitais de pensamento crítico, argumentação fundamentada e capacidade de pesquisa. Este processo incentivará a autonomia do estudante, permitindo-lhe explorar, questionar e compartilhar conhecimentos de forma significativa. Espera-se que, através desta abordagem, os alunos possam refletir sobre a importância dos cuidados com a saúde respiratória e o impacto de fatores externos, como a poluição, destacando a interdependência entre o ser humano e o meio ambiente.
O conteúdo programático focará no sistema respiratório humano, abordando sua anatomia, as funções de cada componente, o processo de troca gasosa e a relevância da qualidade do ar para a função respiratória. Além disso, aprofundaremos na influência de fatores ambientais, como a poluição do ar, na saúde dos pulmões e no aumento de doenças respiratórias. Este programa visa equipar os alunos com o conhecimento necessário para debater e refletir criticamente sobre questões relacionadas à saúde respiratória e ao impacto ambiental.
Utilizaremos a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos, antes de virem à aula, realizarão pesquisas individuais sobre temas designados relacionados ao sistema respiratório. Em sala, organizar-se-á um debate estruturado, onde cada aluno terá a chance de apresentar suas descobertas e pontos de vista. Este método promove a autonomia do aprendizado, instiga o pensamento crítico e facilita a troca de conhecimentos entre os alunos, além de oferecer uma oportunidade de prática de fala em público e argumentação.
A atividade será dividida em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas pesquisas e iniciará o debate. Na segunda aula (parcial), concluiremos o debate e realizaremos uma reflexão coletiva sobre o aprendizado.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelo aluno, na clareza e fundamentação de seus argumentos durante o debate e na sua participação ativa na discussão. Será utilizado um rubrica de avaliação, que pontuará aspectos como preparação, compreensão do conteúdo, habilidade argumentativa, respeito pelos colegas durante o debate e contribuições para o aprendizado coletivo. Exemplos específicos de desempenho esperado em cada categoria serão fornecidos para orientar tanto a preparação do aluno quanto a avaliação do professor.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets (opcionalmente), projetor para apresentações durante o debate, além de materiais de apoio como artigos, vídeos e infográficos sobre o sistema respiratório. Esses recursos serão fundamentais para permitir uma pesquisa aprofundada e uma apresentação eficaz das informações pelos alunos.
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