Esta atividade visa promover um debate crítico e construtivo entre os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre a inclusão de novas modalidades nos Jogos Olímpicos e o impacto das tecnologias avançadas no esporte. Utilizando uma abordagem de sala de aula invertida, os alunos serão incentivados a pesquisar previamente sobre tecnologias no esporte, ética em sua aplicação, e os critérios para adicionar novas modalidades aos Jogos Olímpicos. Equipados com informações, eles terão a oportunidade de debater esses temas complexos em grupos, promovendo o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, argumentação, oratória e pensamento crítico. A atividade será estruturada em fases, desde a pesquisa inicial até o debate em si, com um momento de reflexão coletiva ao final, para consolidar os aprendizados.
O objetivo desta atividade é engajar os estudantes na aplicação prática do pensamento crítico, pesquisa e oratória através da análise dos avanços tecnológicos no esporte e discussão sobre a inclusão de novas modalidades olímpicas. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de compreender a complexidade desses temas, formular argumentos bem fundamentados, reconhecer diferentes perspectivas e expressar suas opiniões de forma coesa e respeitosa.
O conteúdo programático cobrirá os avanços tecnológicos no esporte, incluindo exemplos como tecnologias de cronometragem, equipamentos de alta performance e análises biomecânicas. Além disso, serão discutidos os critérios para a inclusão de novas modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos e os aspectos éticos relacionados ao uso de tecnologias avançadas no esporte.
Adotaremos uma abordagem de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão divididos em grupos e encorajados a pesquisar sobre o tema antes da sessão de debate. Essa pesquisa incluirá a busca por artigos, vídeos e outros recursos digitais. Cada grupo receberá um subtema específico para investigar. Durante a aula, realizaremos uma Roda de Debate onde os grupos apresentarão seus argumentos, seguidos por uma sessão de perguntas e contra-argumentos dos outros grupos. Isso promove uma aprendizagem ativa, direcionando os alunos a 'aprender fazendo' através do debate e da troca de perspectivas.
A atividade será desenvolvida em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e às metodologias de pesquisa. A segunda aula será dedicada ao debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas e argumentos, seguido de uma discussão aberta e reflexão coletiva.
A avaliação será contínua e processual, considerando a participação individual e em grupo, a qualidade da pesquisa realizada, a capacidade de argumentação e a participação ativa durante o debate. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de formular argumentos baseados em evidências, respeitar diferentes pontos de vista e contribuir para a discussão de maneira construtiva. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem: clareza da apresentação, profundidade da pesquisa, engajamento durante o debate e habilidade de responder a contra-argumentos.
Serão utilizados recursos digitais como artigos, vídeos e portais educacionais para a pesquisa dos alunos. Ferramentas como computadores, tablets ou smartphones serão necessários para acessar estas informações. Além disso, materiais como quadro branco e marcadores serão usados para anotações e organização de ideias durante o debate.
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