Quiz da Prevenção: Jogando e Aprendendo sobre Métodos Contraceptivos

Desenvolvida por: Djéssi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Métodos Contraceptivos e Prevenção de DSTs

A atividade proposta 'Quiz da Prevenção: Jogando e Aprendendo sobre Métodos Contraceptivos' introduz os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao tema da saúde sexual e reprodutiva, de modo lúdico e informativo. Ao longo de duas aulas, os estudantes terão a chance de explorar, através de um quiz interativo, os diversos métodos contraceptivos existentes, compreender sua importância, eficácia, modo de ação e desmistificar preconceitos associados a eles. Antes do jogo, os alunos acessarão um material didático digital que oferecerá uma visão geral sobre os diferentes métodos contraceptivos, sua utilização, vantagens, e desafios. O jogo de quiz será online, permitindo o acesso tanto por smartphones quanto por computadores, o que torna a atividade acessível a todos. Após a aplicação do quiz, será promovida uma Roda de Debate, permitindo aos alunos discutir as dúvidas que surgiram durante o jogo, compartilhar seus pensamentos e refletir sobre a importância da prevenção e do compartilhamento de responsabilidades entre os parceiros. Esta estratégia de aprendizagem baseada em jogos, seguida de uma discussão guiada, tem como objetivo não apenas informar, mas também promover a reflexão crítica entre os jovens.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é educar os alunos sobre os métodos contraceptivos, utilizando uma abordagem ampla que englobe não apenas as características de cada mecanismo, mas também enfatize a importância do compartilhamento de responsabilidades na prevenção de gravidez indesejadas e infecções sexualmente transmissíveis (IST's). Busca-se, através dessa ação educativa, empoderar os estudantes com conhecimento, facilitando o desenvolvimento de habilidades necessárias para tomar decisões responsáveis acerca de sua saúde sexual e reprodutiva. Deseja-se também desmistificar os mitos relacionados aos métodos contraceptivos, promovendo um ambiente de aprendizado aberto em que os alunos possam expor livremente suas dúvidas e preocupações.

  • Identificar e descrever os diversos métodos contraceptivos, incluindo sua eficácia e modo de ação.
  • Compreender a importância da prevenção de IST's e gravidez indesejadas.
  • Reconhecer a importância do compartilhamento de responsabilidades entre parceiros no contexto da saúde sexual e reprodutiva.
  • Desenvolver habilidades críticas para avaliar mitos e verdades sobre os métodos contraceptivos.
  • Promover uma reflexão sobre as implicações sociais e pessoais da saúde sexual e reprodutiva.

Conteúdo Programático

Este plano de aula focará nos conceitos fundamentais de saúde sexual e reprodutiva, com ênfase especial nos métodos contraceptivos. O conteúdo será abordado partindo do princípio da Sala de Aula Invertida, onde os alunos receberão materiais educativos digitalmente para estudo prévio. Durante as aulas, será aplicado um quiz interativo como estratégia de Aprendizagem Baseada em Jogos, seguido de uma Roda de Debate para discutir as respostas e dúvidas. O objetivo é fornecer uma compreensão abrangente do tema, além de fomentar o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões informadas sobre saúde sexual e reprodutiva.

  • Introdução aos métodos contraceptivos: tipos, eficácia e modo de ação.
  • A importância da prevenção de IST's e gravidez indesejadas.
  • Responsabilidades compartilhadas na seleção e uso de métodos contraceptivos.
  • Mitos e verdades sobre os métodos contraceptivos.
  • Discussão sobre saúde sexual e reprodutiva na adolescência.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula combinará diversas abordagens didáticas para maximizar o envolvimento dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Inicialmente, mediante a estratégia da Sala de Aula Invertida, os alunos estudarão o tema pré-definido através de materiais digitais. Em seguida, no ambiente de sala de aula, o tema será explorado mais profundamente através de um quiz online interativo, que servirá como peça central da Aprendizagem Baseada em Jogos. Após a atividade, uma Roda de Debate será organizada para discutir as respostas do quiz, permitindo aos alunos esclarecer dúvidas e refletir coletivamente sobre o tema.

  • Utilização de materiais digitais para estudo prévio dos alunos (Sala de Aula Invertida).
  • Aplicação de um quiz interativo sobre métodos contraceptivos (Aprendizagem Baseada em Jogos).
  • Roda de Debate para discussão das dúvidas surgidas durante o quiz e desmistificação dos mitos (Aprendizagem Baseada em Projetos e Roda de Debate).

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Quiz da Prevenção: Jogando e Aprendendo sobre Métodos Contraceptivos' será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dada introdução ao tema e orientações sobre o material de estudo digital. A segunda aula será destinada ao quiz interativo e à realização da Roda de Debate. Esta sequência é planejada para promover um ciclo completo de aprendizado: desde a absorção de conhecimento, passando pela avaliação desse conhecimento, até a discussão reflexiva e crítica sobre o tema.

  • Aula 1: Introdução ao tema e orientações sobre o material de estudo prévio.
  • Aula 2: Realização do quiz interativo seguido pela Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada mediante a observação da participação ativa dos alunos durante o quiz e na Roda de Debate. Serão considerados critérios como interesse demonstrado, capacidade de argumentação, respeito pelas opiniões alheias e participação no debate. Além disso, uma avaliação formativa poderá ser feita através da análise das respostas do quiz, identificando o nível de compreensão e assimilação do conteúdo pelos alunos. O objetivo será avaliar não apenas o conhecimento adquirido, mas também as habilidades desenvolvidas ao longo da atividade, como pensamento crítico e capacidade de argumentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos digitais como computadores ou smartphones com acesso à internet para acessar o material didático e participar do quiz online. Além disso, um ambiente online de criação de quizzes, como plataformas educacionais especializadas, será utilizado para a montagem do jogo. Materiais de apoio como artigos, vídeos e infográficos sobre métodos contraceptivos e saúde sexual serão disponibilizados digitalmente. O espaço físico para a Roda de Debate deverá permitir que os alunos se organizem de forma circular, promovendo um ambiente propício à conversa e troca de ideias.

  • Computadores ou smartphones com acesso à internet.
  • Plataforma online de criação de quizzes.
  • Materiais digitais de apoio (artigos, vídeos, infográficos).
  • Espaço físico adequado para a realização da Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo