A atividade 'Viagem Fantástica pelo Sistema Digestório' propõe uma imersão no funcionamento e importância do sistema digestório humano. Os alunos, organizados em grupos, irão pesquisar e debater sobre os diferentes órgãos que compõem o sistema digestório, seus papéis, e as consequências de possíveis disfunções. Cada grupo será responsável por um órgão, e deverá explorar detalhadamente sua função, significado para a saúde geral, e implicações de quando este não opera adequadamente. Através de uma Roda de Debate, essa atividade não só visa transmitir conhecimento teórico sobre a biologia humana mas também desenvolver habilidades sociais valiosas como trabalho em equipe, comunicação efetiva e argumentação. Esta metodologia ativa promove um aprendizado mais profundo e participativo sobre o complexo e fascinante processo da digestão.
Esta atividade pedagógica tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o sistema digestório humano, enfatizando a interdependência e importância funcional de cada órgão dentro deste sistema. Além disso, procura-se desenvolver habilidades essenciais de fala em público, capacidade de argumentação, pesquisa independente e trabalho em equipe. Por meio do debate, os estudantes terão a oportunidade de exercitar a escuta ativa, apresentar argumentos persuasivos e responder a questionamentos de forma construtiva, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e engajador.
Neste módulo, os alunos mergulharão no estudo das estruturas e funções do sistema digestório, explorando cada órgão, desde a boca até o intestino grosso, incluindo o papel das enzimas digestivas. Complementarmente, será discutida a importância da nutrição para a saúde digestória e as diversas consequências de disfunções neste sistema. Esta exploração não se limitará ao mero conhecimento teórico, mas se estenderá à aplicação deste, através de pesquisas e debates, enfatizando a relevância prática do aprendizado.
A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos. Na primeira parte, haverá a formação dos grupos e introdução ao tema. Logo após, os alunos terão um período para pesquisa e preparação. O debate ocupará a última parte da aula, permitindo a todos os grupos tempo suficiente para apresentar suas descobertas e participar ativamente do processo de aprendizado colaborativo.
A avaliação será baseada tanto na contribuição individual quanto do grupo no debate. Será levado em conta a profundidade e precisão da pesquisa realizada sobre o órgão designado, a qualidade da apresentação durante o debate, e a participação ativa no processo de discussão. Habilidades de fala em público, capacidade de elaborar e defender argumentos, bem como a habilidade de trabalhar em equipe, serão critérios essenciais. Observações diretas e feedback construtivo serão fornecidos, visando não apenas avaliar, mas também promover o crescimento individual e coletivo dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo materiais didáticos sobre o sistema digestório, acesso à internet para pesquisa, e um espaço adequado para a realização do debate. Recursos visuais, como diagramas e infográficos, poderão auxiliar na compreensão do conteúdo e enriquecer as apresentações dos grupos. Além disso, ferramentas para criação de slides e vídeos serão incentivadas para tornar a troca de informações mais dinâmica e engajadora.
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