A Jornada da Evolução

Desenvolvida por: Lídia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Seleção Natural e Genética

Nesta atividade, de nome A Jornada da Evolução, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental serão imersos em um experimento interpretativo, cujo objetivo é simular o processo de seleção natural por meio da criação de criaturas originais com diferentes 'variantes' genéticas. Estas variantes serão concebidas a partir de cartas que descrevem características físicas, comportamentais, bem como possíveis vantagens ou desvantagens que essas possam ter em diversos cenários ambientais. A atividade será dividida em três partes principais: a criação das criaturas, a simulação de cenários ambientais, e por fim, um debate orientado, onde os alunos discussão qual criatura possui maior probabilidade de sobreviver e reproduzir, levando em conta os constructos da seleção natural. Este exercício prático ilustra de maneira lúdica, porém fundamentada na ciência, como características genéticas influenciam na sobrevivência e na eventual evolução das espécies. Desta maneira, através de uma metodologia ativa de aprendizado, os alunos poderão experienciar de forma concreta os princípios da hereditariedade e da evolução.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática sobre os mecanismos de seleção natural e hereditariedade, aspectos fundamentais para o entendimento da evolução das espécies. Espera-se que, ao final desta jornada, os estudantes consigam associar conceitos genéticos à transmissão das características hereditárias, discutir as ideias de Mendel sobre a hereditariedade, bem como compreender a importância da seleção natural na diversidade e evolução das espécies. Esta abordagem prática visa estimular o pensamento crítico, o raciocínio científico e a capacidade de argumentação dos alunos, além de promover uma aprendizagem significativa por meio da experimentação e do debate.

  • Compreender a seleção natural e a hereditariedade como mecanismos fundamentais na evolução das espécies.
  • Identificar e discutir as características genéticas que podem influenciar na sobrevivência e reprodução em diversos cenários ambientais.
  • Estimular o pensamento crítico, o raciocínio científico e capacidade de argumentação ao debater sobre a sobrevivência das criaturas criadas.
  • Promover a aprendizagem sobre genética, seleção natural e evolução de forma lúdica e interativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI08: Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • EF09CI09: Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
  • EF09CI11: Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba a introdução ao conceito de seleção natural, fornecendo aos alunos um entendimento fundamental sobre como as variantes genéticas afetam a sobrevivência e reprodução das espécies em diferentes ambientes. Também serão abordadas as ideias de hereditariedade propostas por Mendel, incluindo conceitos como fatores hereditários e segregação. Através da atividade prática, os alunos poderão visualizar a aplicação destes princípios e conceitos em cenários que simulam condições ambientais variadas, promovendo uma reflexão sobre a importância da genética na evolução das espécies.

  • Conceitos básicos de genética e hereditariedade
  • Princípios da seleção natural
  • A teoria de evolução das espécies
  • As ideias de Mendel sobre hereditariedade
  • Simulação de diferentes cenários ambientais e sua influência na sobrevivência e evolução

Metodologia

A metodologia ativa será empregada para estimular a participação ativa dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma explicação detalhada sobre o processo da atividade, inclusive sobre a forma como as 'variantes' genéticas funcionarão dentro da dinâmica. Em seguida, cada grupo criará suas criaturas, usando as cartas de características. A simulação dos cenários ambientais será discutida e encenada, fazendo com que os alunos reflictam e debatam sobre o impacto de cada variante genética na sobrevivência das criaturas. Essa interação e discussão são fundamentais, pois permitem que os estudantes apliquem e questionem os conceitos estudados.

  • Divisão da classe em grupos menores para estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Utilização de cartas para simular variações genéticas e cenários ambientais.
  • Debate orientado sobre os resultados dos experimentos, promovendo o uso de argumentação e pensamento crítico.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula será feita a introdução ao tema e a explicação detalhada da dinâmica da atividade. Na segunda aula, os alunos criarão suas criaturas e iniciarão as simulações dos cenários ambientais. A terceira aula será destinada à conclusão das simulações, seguida por um debate sobre os resultados obtidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e explicação da atividade.
  • Aula 2: Criação das criaturas e início das simulações.
  • Aula 3: Conclusão das simulações e debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação dos alunos, na criatividade empregada na criação das criaturas, na aplicação correta dos conceitos de genética e seleção natural, bem como na qualidade dos argumentos utilizados durante o debate. Será considerada também a capacidade de trabalhar em equipe e de se envolver em discussões produtivas. Para quantificar o desempenho, será adotado um sistema de pontuação que levará em conta todos esses aspectos, com feedback individualizado proporcionado a cada aluno, visando não apenas avaliar, mas também contribuir para o aprimoramento contínuo do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário a utilização de cartas que descrevam as diferentes 'variantes' genéticas, concebidas com o propósito de simular variações de características hereditárias e possíveis adaptações ao ambiente. Além disso, materiais simples como papel colorido, canetas e marcadores serão utilizados na criação das criaturas. Artigos e vídeos complementares sobre seleção natural, hereditariedade e evolução das espécies serão proporcionados aos alunos, com o intuito de ampliar o conhecimento na temática abordada.

  • Cartas de 'variantes' genéticas
  • Papel colorido, canetas e marcadores
  • Artigos e vídeos sobre seleção natural, hereditariedade e evolução

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