Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma empolgante jornada pelo mundo das reações químicas na atividade prática 'Balada das Balanças: A Dança dos Reagentes'. Utilizando um kit de reagentes químicos seguros, como vinagre e bicarbonato de sódio, além de balanças de precisão e materiais de proteção, eles terão o desafio de criar reações químicas, medir os reagentes antes e os produtos depois da reação. O foco desta atividade é permitir que os estudantes observem diretamente a conservação da massa, discutam a proporção entre reagentes e produtos e a relação desses fenômenos com os conceitos químicos. Além disso, a 'Balada das Balanças' promove o desenvolvimento do pensamento crítico, habilidades de trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento científico, componentes fundamentais para o pleno aprendizado em ciências.
Esta atividade visa fornecer aos alunos uma compreensão prática das leis que regem as reações químicas, especificamente a lei da conservação da massa, e introduzir o conceito de proporções estequiométricas. Além disso, buscamos fomentar habilidades de observação, análise crítica e trabalho colaborativo por meio de experimentação direta. A prática laboratorial incentiva os estudantes a aplicarem o conhecimento teórico em situações reais, facilitando a assimilação de conceitos complexos da química e estimulando o interesse pela ciência.
A abordagem programática incluirá os conceitos de reações químicas, conservação de massa e proporções estequiométricas. Além disso, será explorada a estrutura atômica fundamental para entender as bases das transformações químicas. Esta seleção de tópicos é crucial para compreender as leis que regem a química e sua aplicação prática, fornecendo aos alunos uma base sólida sobre a qual construir conhecimentos mais avançados.
A atividade será desenvolvida utilizando uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de sua aprendizagem por meio de experiências práticas em laboratório. Em grupos, eles conduzirão experimentos, realizarão medições e discussões, estimulando o pensamento crítico e a colaboração. Essa abordagem promove uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa, permitindo que os conceitos teóricos se tornem tangíveis.
A atividade será distribuída em quatro sessões de 40 minutos, totalizando 3 horas. Inicialmente, haverá uma introdução teórica, seguida pela realização dos experimentos em grupos, análises de dados e discussões em sala. A última sessão será dedicada à apresentação dos resultados pelos grupos e reflexão coletiva sobre os aprendizados.
A avaliação se dará de forma contínua e processual, considerando a participação individual e em grupo, a execução dos experimentos, a precisão das medições, a análise crítica dos resultados e a capacidade de relacionar a prática com os conceitos teóricos estudados. Além disso, será valorizada a iniciativa, o envolvimento com a atividade e a colaboração entre os membros do grupo. O professor poderá utilizar rubricas que detalham os aspectos a serem observados em cada etapa do processo avaliativo.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem kits de reagentes químicos seguros, balanças de precisão, materiais de proteção individual, como luvas e óculos de proteção, e materiais para registro de dados, como cadernos e canetas. A escolha desses materiais visa assegurar um ambiente de aprendizagem seguro e eficaz, permitindo que os alunos conduzam seus experimentos com precisão e segurança.
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