Esta atividade propõe explorar com os alunos a importância da preservação da biodiversidade através de um debate estruturado. Inicialmente, será feita uma apresentação sobre os impactos ambientais causados pela ação humana e as formas de mitigação e minimização. Em seguida, a classe será dividida em dois grupos para debater os benefícios e desafios á conservação e preservação dos seres vivos, os impacto das populações locais e as limitações ao desenvolvimento econômico garantindo a Sustentabilidade. Cada grupo deverá fundamentar seus argumentos a partir de pesquisas e estudos de caso, fomentando assim uma compreensão aprofundada e crítica sobre o tema. O objetivo é promover a capacidade analítica dos alunos, incentivando-os a reconhecer a complexidade e a importância da preservação e sustentabilidade das espécies, bem como desenvolver argumentação baseada em evidências e exemplos concretos.
A atividade visa desenvolver nos alunos uma compreensão crítica sobre a relevância das preservação da biodiversidade e conhecer as ações que podem realizar para auxiliar a diminuir esses impactos. Pretende-se capacitar os estudantes a argumentar de forma coerente e fundamentada sobre os benefícios e desafios apresentados para realização disso, considerando tanto perspectivas ambientais quanto socioeconômicas. Além disso, busca-se incentivar a pesquisa e o uso de exemplos reais para embasar argumentos, aprimorando habilidades de análise, síntese e apresentação oral.
A discussão sobre Biodiversidade se insere no currículo de Ciências da Natureza, proporcionando uma oportunidade para explorar a ecologia e impactos humanos no ambiente. O debate abordará a definição, importância da Biodiversidade e suas relações, além de discutir os desafios para manutenção e metodologias para mitigação e minimização dos impactos no meio ambiente. Este tema permite interligar conhecimentos de ecologia com questões sociais e econômicas, fomentando uma visão integrada da conservação ambiental.
A metodologia empregada será a Roda de Debate sobre o Tema Desenvolvimento Sustentável, favorecendo a participação ativa dos alunos. Após uma exposição inicial pelo professor sobre o tema, os alunos serão divididos em dois grupos com posições opostas para prepararem seus argumentos com base em pesquisa e dados concretos. Em sequência, será realizado o debate com regras claras de tempo e ordem de fala, incentivando o respeito mútuo e a escuta ativa. Essa abordagem promove o pensamento crítico, a argumentação embasada em evidências e a capacidade de síntese e exposição.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação do tema e a divisão dos grupos para começarem a pesquisa e preparação dos argumentos. Na segunda aula, será realizado o debate entre os grupos, seguindo-se de uma análise e reflexão sobre os pontos discutidos.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, considerando a qualidade e a relevância dos argumentos apresentados, bem como a capacidade de utilizar evidências e exemplos reais para fundamentar suas posições. Além disso, a avaliação considerará a habilidade de escuta, a capacidade de formularem perguntas pertinentes e a interação respeitosa com os colegas. Os professores podem também solicitar uma síntese escrita sobre o aprendizado adquirido, permitindo aos alunos refletirem sobre a atividade e expressarem suas conclusões pessoais.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, artigos e estudos de caso sobre Biodiversidade, além de materiais para a preparação do debate, como quadro-negro ou lousa digital para anotações e organização das ideias. Recomenda-se o uso de gravador de voz ou vídeo para registrar o debate, possibilitando análises e feedbacks posteriores.
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