Construindo uma Mini Horta Espação

Desenvolvida por: Luzima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Astronomia e Botânica

Nesta atividade prática, intitulada 'Construindo uma Mini Horta Espacial', os alunos terão a oportunidade de explorar as condições necessárias para a vida fora da Terra, com um foco específico no cultivo de alimentos em outros planetas. Utilizando materiais recicláveis como garrafas PET e caixas de leite, os alunos criarão mini hortas, simulando condições extraterrestres. A atividade irá promover a compreensão de importantes conceitos astronômicos, além de incentivar a conscientização ambiental através do reuso de materiais. Os alunos pesquisarão diferentes fatores necessários para a vida - solo, luz, água e gravidade - e como esses fatores podem ser adaptados ou replicados em ambientes extraterrestres para permitir o cultivo de plantas. Eles escolherão diversas plantas para testar suas hipóteses de cultivo, aplicando conhecimentos de botânica e ecologia. Essa investigação prática irá desafiar os alunos a pensar criativamente sobre as soluções para o cultivo de alimentos fora da Terra, refletindo sobre os desafios da colonização de outros planetas e a importância da sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático sobre as condições necessárias para a vida e o cultivo de alimentos em ambientes extraterrestres. Os alunos irão aplicar princípios de ciências da Terra, biologia e astronomia para pesquisar, projetar e criar uma mini horta que simule as condições de outro planeta. Isso envolve o desenvolvimento de conhecimentos sobre os componentes necessários para o crescimento das plantas, a adaptação desses componentes em um ambiente extraterrestre simulado e a aplicação de conceitos de reciclagem e sustentabilidade. Os alunos também trabalharão competências transversais, como raciocínio crítico, trabalho em equipe e inovação, enquanto exploram as possibilidades de vida fora da Terra.

  • Entender as necessidades básicas para o crescimento das plantas.
  • Identificar e simular condições extraterrestres para a criação de uma horta.
  • Aplicar conhecimentos de sustentabilidade e reciclagem na construção de mini hortas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, raciocínio crítico e trabalho em equipe.
  • Explorar o conceito de colonização de outros planetas através da botânica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI14: Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
  • EF09CI15: Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).
  • EF09CI16: Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange fundamentos de astronomia para compreender o sistema solar e seu ambiente, princípios de ecologia e botânica para explorar as necessidades das plantas e condições essenciais para o crescimento, e conceitos de sustentabilidade e reciclagem. Os alunos irão pesquisar e discutir sobre diferentes planetas e suas características, investigar o que as plantas precisam para crescer, e aplicar essa compreensão na criação de mini hortas que simulem essas condições extraterrestres.

  • Composição e estrutura do Sistema Solar
  • Condições necessárias à vida e sobrevivência humana fora da Terra
  • Necessidades básicas para o crescimento das plantas
  • Reciclagem e construção de mini hortas com materiais recicláveis
  • Simulação de ambientes extraterrestres para cultivo

Metodologia

A atividade seguirá uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos serão desafiados a construir seu próprio entendimento e soluções através da prática. Após uma breve introdução teórica, grupos de alunos pesquisarão sobre ambiente extraterrestre selecionado e as condições necessárias para o cultivo de plantas. Seguindo, cada grupo utilizará materiais recicláveis para criar uma mini horta que simule essas condições. Durante o processo, serão encorajados a discutir suas estratégias, avaliar os resultados e compartilhar suas descobertas com a turma.

  • Introdução teórica sobre as condições necessárias à vida fora da Terra.
  • Pesquisa em grupo sobre plantas e condições de cultivo em ambiente extraterreste simulado.
  • Construção de mini hortas utilizando materiais recicláveis.
  • Observação e registro do crescimento das plantas.
  • Apresentação dos resultados e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, sendo dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução teórica e a pesquisa sobre condições extraterrestres para o cultivo. Na segunda aula, os alunos irão construir suas mini hortas e realizar a apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Introdução teórica e pesquisa sobre as condições extraterrestres.
  • Aula 2: Construção das mini hortas e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todo o processo. Avaliar-se-á a qualidade e criatividade das mini hortas criadas, bem como a capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos teóricos na prática. A apresentação dos resultados em grupo também será avaliada, observando a habilidade de comunicação, articulação das ideias e o raciocínio crítico utilizado para solucionar as dificuldades encontradas. Exemplos específicos de aplicação do conhecimento e inovação nas soluções de cultivo serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem garrafas PET, caixas de leite, terra, sementes de plantas apropriadas para o experimento, tesouras, e fita adesiva. Também será necessário acesso à internet para a pesquisa e eventual suporte de dados visuais como slides ou vídeos para complementar a introdução e explanação dos conceitos teóricos.

  • Garrafas PET e caixas de leite recicladas
  • Terra e sementes de plantas variadas
  • Tesouras e fita adesiva
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de apoio didático (slides, vídeos)

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