Nesta atividade, denominada 'Debate Científico: O Desafio da Biodiversidade', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a explorar e argumentar sobre temas polêmicos relacionados à biodiversidade e à conservação das espécies. Divididos em dois grupos, cada qual defenderá um ponto de vista contraposto sobre temas que podem abranger desde a reintrodução de espécies extintas até os impactos das ações humanas no ambiente. A atividade envolve pesquisa prévia pelos alunos para fundamentar suas argumentações e desenvolver habilidades críticas. O debate buscará, além da capacidade de argumentação, aprofundar o conhecimento sobre a importância vital da biodiversidade e os desafios contemporâneos relacionados à sua conservação. Desse modo, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão mais abrangente e crítica sobre o tema, fundamentada em evidências científicas e no exercício do pensamento crítico.
O objetivo desta atividade é estimular o pensamento crítico, melhoria da capacidade de argumentação e o aprofundamento dos conhecimentos sobre biodiversidade e conservação de espécies entre alunos do 9º ano. Pretende-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de compreender a complexidade e a importância de preservar a biodiversidade, além de analisar criticamente as diferentes perspectivas sobre a conservação das espécies e o impacto das ações humanas no meio ambiente.
O conteúdo programático para esta atividade cobrirá aspectos fundamentais da biodiversidade, incluindo sua importância ecológica e para a vida humana, os principais desafios para sua conservação e as diferentes perspectivas e abordagens para a proteção das espécies. Este enfoque permitirá que os estudantes obtenham uma perspectiva abrangente e aprofundada sobre o tema, servindo de base para o desenvolvimento das habilidades de argumentação e síntese.
A metodologia ativa será o pilar desta atividade, promovendo um ambiente em que os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Antes do debate, será realizada uma fase de pesquisa, onde os alunos buscarão informações sobre o tema designado. Posteriormente, a sala será dividida em grupos, cada um defendendo um ponto de vista oposto sobre o tema em discussão. O debate será estruturado com regras claras para garantir uma discussão respeitosa e produtiva, permitindo aos alunos a oportunidade de expor, argumentar e defender suas posições, com base nas informações pesquisadas.
A atividade será dividida em 24 aulas de 50 minutos, distribuídas ao longo de várias semanas. A primeira fase será dedicada à introdução dos conceitos chave e organização dos grupos. Na segunda fase, haverá um período para pesquisa individual e em grupo. As fases subsequentes incluirão preparação para o debate, execução do debate em si com tempo para argumentação e defesa de cada grupo, e por fim, uma sessão de reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada pelos alunos, sua participação ativa no debate, a solidez e coerência de seus argumentos, bem como a capacidade de ouvir e considerar os pontos de vista opostos. Serão considerados também o trabalho em equipe, o respeito pelas regras do debate e a capacidade de reflexão crítica demonstrada na fase de feedback. Exemplos de critérios incluirão clareza na apresentação dos argumentos, uso eficiente de evidências para apoiar pontos de vista, e a capacidade de engajar respeitosamente com argumentos contrários.
Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, material para anotações, possivelmente projetor para as apresentações dos grupos e materiais de apoio como artigos científicos, documentários e livros sobre biodiversidade. Estes recursos ajudarão a enriquecer a pesquisa dos alunos e fornecerão uma base sólida para seus argumentos durante o debate.
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